book_icon

Empoderamento, processos e engajamento: os três pilares da Transformação Digital nas empresas

Em uma conversa com profissionais do nosso mercado, me questionaram: Quais seriam os pilares que sustentam um grande projeto de Transformação Digital?
A Transformação Digital é um processo tecnológico e cultural. Não é apenas transformar tudo que é monolítico em escalável, por meio de sistemas computacionais. É importante lembrar que temos que mudar o mindset para sempre pensar em negócios escaláveis.
Na jornada de Transformação Digital, me “agarro” a três grandes pilares – Primeiro: envolvimento do cliente e relacionamento com o cliente, ou seja, aquele que é impactado com a mudança; Segundo: uma equipe engajada e empoderada, transforma as ideias em resultados e, por último, processos bem definidos.
Sobre cada um deles, mais detalhadamente:
Envolvimento do cliente final e Relacionamento com o Cliente
Aqui uma das chaves do sucesso e da disrupção de toda Transformação Digital, afinal, se está digitalizando a empresa, espera-se obter mais produtividade, bem estar, redução de custos, aumento nas receitas, melhora na experiência do usuário, etc. Então, o envolvimento dos clientes (entenda cliente por quem usa um produto ou serviço), é fundamental, pois, na maioria das vezes, o que o cliente espera, não é aquilo que realmente pensamos em oferecer. Esse processo é delicado – extrair do cliente as informações necessárias – Ele é complexo e exige uma metodologia bem definida, profissionais engajados e treinados. E é neste momento entra que o segundo pilar.
Equipe engajada: Empoderamento de colaboradores
Uma equipe com um bom direcionamento e objetivo claro já é mais produtiva. A medida que se “tempera” com empoderamento, ou seja, as pessoas tomam e são responsáveis pelas suas decisões. Não é necessário passar por toda uma cadeia de aprovação burocrática, além de agilidade, ganha-se em engajamento.
Processos bem definidos: otimização da operação
Antes de qualquer coisa: processos bem definidos não significam processos “engessados”, que não estejam sujeitos a mudanças, mas sim, que podem adaptar-se rapidamente. O processo de compreensão do problema até a implantação da solução, deve ser gerenciado, medido e melhorado, afinal, no mundo atual, os negócios mudam de forma muito rápida, sendo necessária a adaptação e a manutenção de um roadmap de melhoras. Assim, sempre se está à frente do mercado, entendendo cada dia mais o cliente.
Atualmente, existem milhares de modelos que se pode seguir para ter um processo eficaz. Não há um modelo melhor que o outro. O melhor processo é aquele que entrega resultado para o cliente, o cliente do cliente e as pessoas que participam do processo.
Processos também devem possuir indicadores para que seja possível entender se está ou não indo na direção certa. Não se limitem a usar um único modelo para a definição de processos. A maioria das empresas tem a sua metodologia própria – um conjunto de processos adotado para melhorar a performance do negócio.
Toda empresa deve se preparar para transformar seus negócios. Afinal, é isso que irá reger o dia a dia, seja você, em momento consumidor, seja você, em momento fornecedor.
O futuro bate à porta.

Por Rodrigo Bizarro, diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT

Empoderamento

engajamento

processos

três pilares da Transformação Digital

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento