book_icon

Gartner declara que vendas globais de smartphones caíram no terceiro trimestre de 2021

Análises indicam que mercado de smartphones é um dos mais afetados pela interrupção da cadeia de fornecimento gerada com a escassez de componentes

Gartner declara que vendas globais de smartphones caíram no terceiro trimestre de 2021

De acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, as vendas globais de smartphones para usuários finais caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período em 2020. A escassez de componentes interrompeu os cronogramas de produção, levando a estoques mais baixos e atrasos na disponibilidade de produtos, o que acabou impactando vendas para usuários finais.

“Apesar da forte demanda do consumidor, as vendas de smartphones diminuíram devido ao atraso no lançamento de produtos, cronograma de entrega mais longo e estoque insuficiente no canal”, diz Anshul Gupta, diretor sênior de Pesquisa do Gartner. “As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium.”

A atual escassez de componentes, como chips de radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia, atrasou a produção de smartphones em todo o mundo 

A atual escassez de componentes, como chips de radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia, atrasou a produção de smartphones em todo o mundo. Isso interrompeu o equilíbrio entre oferta e demanda e os usuários finais acabaram tendo que lidar com escolhas limitadas nas lojas. As vendas de smartphones premium continuaram a crescer, embora as vendas gerais de smartphones tenham diminuído no trimestre.

A Apple recuperou a segunda posição no ranking de vendas para usuários finais e a Xiaomi voltou para a terceira posição no terceiro trimestre de 2021. A Samsung manteve a liderança geral nas vendas de smartphones, embora sua participação de mercado tenha caído 1,9% na comparação ano a ano. Mesmo com o declínio geral, a Samsung experimentou um crescimento de seus smartphones premium, liderado pela forte demanda por smartphones dobráveis. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Vivo e OPPO aumentaram sua participação de mercado em 1%, 2,4% e 1,7%, respectivamente, ano a ano.

Ranking global de vendas de smartphones para usuários finais por fabricantes no segundo trimestre de 2021 (em milhões de unidades)

Fabricante Unidades no 3T21 Participação de Mercado 3T21 (%) Unidades no 3T20 Participação de Mercado 3T20 (%)
Samsung 69,0 20,2 80,8 22,1
Apple 48,4 14,2 40,5 11,1
Xiaomi 44,4 13,0 44,4 12,1
Vivo 36,0 10,5 29,7 8,1
OPPO 33,6 9,8 29,8 8,1
Outros 110,7 32,3 140,8 38,4
Total 342,3 100 366,2 100

Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados.

Fonte: Gartner (Novembro de 2021)

A Apple continuou a experimentar uma forte demanda por iPhones, gerada principalmente em função da atualização de recursos. Neste cenário, o novo sensor biônico A15, o aprimoramento da vida útil da bateria e a otimização do sensor da câmera para fotografia aprimorada são os principais recursos que impulsionaram as atualizações e a procura pelo iPhone. A Apple continua a renovar seu canal online e posicionar programas de troca para acelerar a demanda por seus iPhones 5G.

A forte estratégia liderada por canais de vendas digitais da Xiaomi, para a expansão de mercado na Europa e no Oriente Médio, e a parceria com fornecedores de serviços de comunicação (CSPs) nessas regiões ajudaram a empresa a aumentar sua participação no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2021.

A Vivo registrou o maior crescimento ano a ano (20,9%) entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones no terceiro trimestre de 2021. A empresa lançou 13 novos smartphones no trimestre para tentar ganhar vantagem ao entrar em novos mercados, incluindo Europa e o Oriente Médio, junto com a adição de novos varejistas off-line e lojas de experiência à sua estratégia.

Serviço
www.gartner.com.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.