book_icon

Transformação cultural também diz respeito à tecnologia

A concepção de um mindset voltado à inovação é condição necessária para empresas manterem-se competitivas no mercado.

O universo corporativo passou por diversas transformações nos últimos anos. O desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à execução automatizada de processos, segurança e proteção de dados trouxe mais eficiência e competitividade para as empresas. Por outro lado, esse desenvolvimento exigiu das companhias uma atuação mais ativa, bem como investimentos constantes em tecnologia para seguirem relevantes em seus segmentos de atuação. Neste sentido, o processo de Transformação Digital tornou-se uma ação necessária a ser implementada no âmbito corporativo.

Com o digital em evidência, outro tema que ascendeu ao centro das discussões sobre as melhores formas de se aproveitar as vantagens tecnológicas foi a transformação cultural. Voltado para questões relacionadas a aspectos culturais das organizações, esse conceito auxilia as lideranças na preparação dos colaboradores para atuarem com recursos digitais. Dessa maneira, as equipes conseguem migrar de uma atuação essencialmente manual para outra em que os processos podem ser realizados digitalmente.

A transformação cultural promove, portanto, mudanças importantes no mindset das equipes com o objetivo de facilitar a adaptação ao ambiente tecnológico e explorar da melhor forma os recursos disponíveis. Assim, realizar uma atualização na cultura empresarial é imprescindível para que as organizações consigam implementar um projeto de Transformação Digital de forma eficiente, elevando, sobremaneira, a qualidade das entregas e proporcionando aos clientes experiências de valor.

Transformação Digital e cultural estão ligadas
As mudanças no âmbito corporativo impactam de várias formas o trabalho das equipes. Por isso, precisam ser planejadas para se alcançar os objetivos propostos. Em suma, é preciso trabalhar as partes cultural e digital em conjunto para que a transformação seja completa e a organização, de fato, consiga aproveitar as vantagens proporcionadas pela tecnologia.

Neste sentido, a iniciativa cultural atua, essencialmente, no fortalecimento do papel humano na execução dos processos, diminuindo resistências à adoção de soluções tecnológicas e conscientizando as equipes a respeito da importância de se utilizá-las como ferramentas de facilitação das tarefas de rotina. A tecnologia, por outro lado, transforma a realidade operacional das empresas, transpondo obstáculos de produtividade e otimizando processos por meio de recursos como automação e Inteligência Artificial.

Todavia, é preciso ter uma estratégia bem definida e que compreenda a importância da parte tecnológica e humana neste processo. É necessário bem mais que a implementação de recursos tecnológicos para que a Transformação Digital aconteça. O capital humano é um dos principais ativos das empresas e, portanto, deve estar no foco prioritário dessa estratégia que agregará valor e propósito ao negócio da companhia, se bem executada.

Mudança de mindset produz resultados duradouros
Constantemente, as equipes se deparam com inúmeros desafios nas dinâmicas de trabalho. Diante desses obstáculos e levando em conta o cenário mercadológico, conhecido pela enorme concorrência e instabilidade constante, a principal questão que se coloca é saber como resolver tais desafios com agilidade e eficiência, sem espaço para falhas ou aumento de custos.

Esse ambiente de adversidades explicita bem a necessidade de se promover uma transformação cultural e digital. Evidentemente, companhias que já passaram por tais processos têm mais chances de resolverem esses problemas de forma rápida, uma vez que uma mentalidade corporativa voltada à inovação estimula as equipes a utilizarem todo o seu potencial criativo juntamente com os recursos disponíveis para superar tais desafios de forma eficiente, respondendo com mais agilidade as necessidades do mercado e clientes.

Além de disso, há ainda outras vantagens importantes como melhoria de execução de processos, automação de tarefas operacionais e qualidade nas entregas. Não obstante, a partir de uma cultura pautada na tecnologia, é possível reduzir a complexidade no ambiente de trabalho, simplificar determinadas atividades e reduzir custos operacionais. Todos esses benefícios são imprescindíveis para as empresas conseguirem se posicionar como referência no mercado atual.

Por fim, vale destacar que a transformação cultural é uma medida necessária e que está intrinsicamente relacionada à digital. Com a tecnologia assumindo o pilar central de transformação no mundo corporativo, é indispensável contar com equipes que tenham uma mentalidade voltada à inovação para superar os desafios do mundo moderno com eficiência.

Por Renan Torres, diretor Nacional de Vendas da Arklok.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.