book_icon

ChatGPT e gestão de conhecimento: a dupla imbatível do Customer Experience

Temos ouvido falar muito sobre o ChatGPT e seus avanços significativos no desenvolvimento da Inteligência Artificial. Realmente, a IA desenvolvida pela OpenAI tem grande capacidade de absorver conhecimento e é treinada facilmente. Além disso, possui invejável eficiência conversacional, com linguagem natural e capacidade de criar textos fluidos e inteligíveis.

Vamos observar a evolução deste tipo de recurso quando falamos de Customer Experience. Estamos trabalhando há algum tempo com bots conversacionais e alcançamos bons resultados. Porém, para que a interação do consumidor com estes bots siga um padrão realmente fluido e natural, é necessário treinamento constante e inteligência para se alcançar a capacidade de uma conversação profunda que leve à solução de problemas. É aqui que entra o ChatGPT.

Esta aplicação usa redes neurais para simular a lógica do entendimento do cérebro humano como outras IAs, porém está sendo muito bem-sucedida e alcançou melhores resultados com amostras menores. Este é um aspecto muito importante a ser destacado, porque está entre os desafios da utilização deste tipo de IA o tempo de aprendizado, o tamanho da amostra e o que precisa ser construído para que o treinamento seja efetivo. No ChatGPT, tudo isso acontece em menos tempo e de forma mais fluida e natural.

É por isso que o modelo desenvolvido pela Open AI tem grandes chances de ser uma tendência para bots conversacionais num futuro próximo.

Para cada área de aplicação é possível ligar modelos GPT a outras tecnologias, criando uma solução ainda mais eficiente e inteligente. No caso do CX, podemos relacioná-lo com aplicações de gestão de conhecimento. Esse tipo de recurso projeta os melhores conteúdos para clientes e colaboradores, o que garante uma fonte segura de informação e conteúdos para treinamento de bots que utilizam a tecnologia conversacional da OpenAI.

As soluções de gestão de conhecimento permitem a oferta de informação relevante para resolver problemas e conduzir aos melhores resultados. Já os modelos GPT têm uma capacidade de absorver e aplicar conhecimento com facilidade. Ao integrá-los, criamos um mecanismo de treinamento que se utiliza de informações corretas e pertinentes e garantimos a aplicabilidade dos mecanismos GPT. Dessa forma, reduzimos o risco de falta de compreensão ou de fornecimento de respostas incorretas.

A ideia é que o conhecimento utilizado para alimentar os chats conversacionais garantam que estes se tornem boas ferramentas de CX para empresas e consumidores.

Uma integração estreita entre um modelo de IA conversacional como o GPT e uma solução de gestão de conhecimento fornece vários benefícios, como: maior precisão; consistência e aderência a uma marca específica ou tom de voz da empresa; redução dos tempos de resposta e melhora da experiência do cliente e escalabilidade, já que temos como resultado a liberação dos agentes humanos para lidar com interações mais complexas e de alto valor.

A demanda por chatbots mais inteligentes é enorme, contanto que eles sejam capazes de levar uma conversa natural mais fluida, que sejam seguros do ponto de vista do conteúdo fornecido e que tratem as necessidades atuais e dinâmicas dos clientes, respondendo com informações também atualizadas sobre produtos e serviços. Só assim é possível conquistar a confiança dos clientes e evitar que eles busquem a todo custo o atendimento de um agente por não se sentirem entendidos ou não entenderem as respostas dos bots.

Acredito que a utilização de recursos que ofereçam automações inteligentes para processos de diálogo e de construção de textos é extremamente positiva. Tais avanços permitirão que a qualidade do atendimento e a personalização possam atingir muito mais clientes a um custo menor. Mais empresas poderão contar com a otimização de processos viabilizada pela tecnologia e seus produtos e serviços estarão ao alcance de um mercado ampliado. Um excelente negócio para todos.

Por Ingrid Imanishi, diretora de Soluções Avançadas da Nice.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.