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As principais tendências em infraestrutura e operações, segundo o Garner

Na Conferência de Infraestrutura de TI, Operações e Estratégias de Nuvem realizada esta semana, os analistas revelaram as tendências para o setor nos próximos 12 a 18 meses

As principais tendências em infraestrutura e operações, segundo o Garner

O Gartner destacou as seis tendências para as quais os líderes de infraestrutura e operações (I&O) devem começar a se preparar nos próximos 12 a 18 meses. Os analistas do Gartner apresentaram as descobertas durante a Conferência de Infraestrutura de TI, Operações e Estratégias de Nuvem da Gartner, que aconteceu esta semana de forma virtual.

“Os líderes de I&O precisam impulsionar a mudança, não simplesmente absorvê-la”, disse Jeffrey Hewitt , vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “Espera-se que eles forneçam um serviço mais adaptável e resiliente de qualquer lugar – e para uma força de trabalho cada vez mais distribuída. Isso está pressionando a I&O a tomar medidas que vincularão suas decisões mais estreitamente aos requisitos de negócios, um tema que permeia as tendências deste ano”, completou.

As equipes de I&O estão se movendo lateralmente em uma estrutura baseada em competências que leva em consideração habilidades mais suaves e enfatiza tanto a agilidade de aprendizado quanto a experiência em vários domínios

Aqui estão as principais tendências que impactam a I&O em 2022:

Tendência nº 1: infraestrutura Just-In-Time

A velocidade com que a infraestrutura pode ser implementada está se tornando tão importante quanto colocar a infraestrutura certa no lugar certo – colocation, data center, na borda e muito mais. Essa é a ideia por trás da infraestrutura just-in-time.

Emprestado do termo “fabricação just-in-time”, essa tendência visa reduzir os tempos de implementação de infraestrutura, bem como estimular a capacidade de resposta da empresa às necessidades de negócios e operações em qualquer lugar. O Gartner espera que seja um fator de diferenciação quando as empresas comparam e negociam com os provedores de serviços no futuro.

Tendência nº 2: nativos digitais

Empresas nativas digitais são aquelas que tornaram a Nuvem pública e outros recursos digitais parte de seu modelo de negócios desde o início, como aplicativos de compartilhamento de caronas ou serviços de entrega digital de alimentos. Eles combinam diferentes abordagens de receita para monetizar ativos digitais para ganhar novos clientes e aumentar a participação no mercado e só se tornaram mais comuns desde o início da pandemia.

“Há uma oportunidade para as organizações tradicionais de I&O alavancarem suas contrapartes nativas digitais que prosperaram durante a pandemia para também produzirem ofertas altamente ágeis, inovadoras e competitivas ou se juntarem àquelas que podem”, disse Hewitt. “Os líderes de I&O enfrentam o dilema de ‘participar ou competir’.”

Em 2025, 70% dos líderes de I&O que ignoram a inovação serão marginalizados apenas para o suporte do sistema legado.

Tendência nº 3: Confluência de gerenciamento

Essa tendência reflete a necessidade de que o número crescente de ferramentas de gerenciamento e monitoramento – de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) a operações de inteligência artificial (AIOps) e muito mais – sejam reunidas em uma ferramenta única e abrangente. Tal integração é imprescindível na adoção de tecnologias composíveis, um dos três domínios da composibilidade de negócios , que permite que componentes de sistemas e dados se combinem de forma mais rápida e fácil.

De acordo com a Pesquisa de CIO e Executivo de Tecnologia do Gartner para 2022, 58% das empresas de alta composição desenvolvem recursos de integração para dados, análises e aplicativos. Essas organizações relataram melhor desempenho de negócios em comparação com seus pares ou concorrentes no ano passado.

“Os líderes de I&O podem estender a capacidade de composição em toda a camada de tecnologia ao inventariar o uso de sua ferramenta de gerenciamento atual e identificar aquelas que podem ser combinadas para formar um portfólio mais valioso e abrangente que melhora a agilidade de I&O e impulsiona os melhores resultados de negócios”, disse Hewitt.

Tendência nº 4: Proliferação de dados

Os dados continuarão a se multiplicar em variedade, velocidade e volume. À medida que as empresas continuam a expandir seus esforços de coleta e retenção de dados, a I&O será fundamental para orientar as políticas em torno do processamento, retenção e requisitos legais dos dados da empresa.

“As forças de trabalho de I&O precisam trabalhar em estreita colaboração com seu diretor de dados para expandir a alfabetização em dados e oferecer suporte eficaz ao gerenciamento de dados em toda a empresa”, disse Hewitt.

Tendência nº 5: Habilidade de negócios

Os líderes de I&O estão orientando suas funções por meio de um ambiente de tecnologia distribuído e em rápida mudança, que é ameaçado pela lacuna de talentos de TI e exige novas habilidades. De acordo com uma pesquisa recente do Gartner, 64% dos líderes de I&O apontam a insuficiência de habilidades e recursos como um de seus maiores desafios no ano passado.

“A vida útil das habilidades técnicas está diminuindo”, disse Hewitt. “Como a função de I&O é solicitada a fornecer mais justificativas de negócios para o que fazem, as organizações estão procurando por novos contratados de I&O com experiência em negócios, em vez de diplomas estritamente técnicos”, observou.

O Gartner espera que até 2025, os CIOs preencherão 65% dos cargos de liderança de I&O abertos com pessoas que não têm experiência em I&O.

Tendência nº 6: Escadas de Carreira para Grades de Carreira

Semelhante à tendência de visão de negócios, I&O está se afastando de caminhos de carreira de domínio único impulsionados por cargas de trabalho e habilidades técnicas legadas. Na verdade,29% das habilidades em um anúncio médio de emprego de I&O em 2018 não serão necessárias até 2022, de acordo com dados do Gartner Talent Neuron.

Em vez disso, as equipes de I&O estão se movendo lateralmente em uma estrutura baseada em competências que leva em consideração habilidades mais suaves e enfatiza tanto a agilidade de aprendizado quanto a experiência em vários domínios.

“Embora isso certamente exija um ajuste de mentalidade para alguns dos trabalhadores de I&O mais experientes, haverá muito mais oportunidades dentro das equipes de I&O à medida que se afastam do pensamento territorial e se encaminham para a promoção de um ambiente colaborativo”, disse Hewitt.

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