book_icon

Mirror openSuse recebe apoio de infraestrutura da Binario Cloud

Com essa Infraestrutura, os usuários do sistema operacional terão baixa latência durante atualizações e consequente melhoria na experiência de uso

Mirror openSuse recebe apoio de infraestrutura da Binario Cloud

A comunidade brasileira do openSuse e a Binario Cloud, provedor brasileiro de Cloud Computing nascida com base em OpenStack, firmaram parceria para hospedagem de um mirror do openSuse no Brasil. Um mirror disponibiliza repositórios de pacotes e images do openSuse, portanto, os usuários do sistema terão baixa latência durante atualizações e consequente melhoria na experiência de uso.

Além de melhorar a experiência dos usuários brasileiros durante o download de patches e atualizações, os repositórios do openSuse no mirror brasileiro também contam com alto nível de redundância, evitando que seus dados sejam perdidos em caso de desastre

“Durante os primeiros meses de operação, a disponibilidade dos repositórios melhorou sensivelmente a experiência dos usuários de openSuse localizados no Brasil, tirando boa parte da carga dos mirrors existentes e oferecendo mais velocidade no download das atualizações”, afirma Erico Mendonça, engenheiro de Suporte da Suse Brasil e membro da comunidade openSuse Brasil.

Considerado pelo mercado um dos sistemas operacionais mais ambiciosos do momento, o openSuse Leap 15.3 é a versão mais recente desta distribuição. Seu principal destaque é a disponibilização de uma ampla gama de ferramentas avançadas em um sistema leve, estável e de alta eficiência, que pode ser usado por qualquer pessoa ou corporação gratuitamente.

Disponibilidade

Hoje, um dos principais desafios das fornecedoras de software é garantir baixa latência para suas aplicações. Conforme o mercado de Cloud Computing cresce, a tendência é que as instituições consumam recursos computacionais e armazenem seus dados com provedores em diferentes localizações – incluindo aquelas que disponibilizam aplicações e outros serviços para o mercado. Assim, é natural que a velocidade de acesso às aplicações que fazem parte do dia a dia da operação seja colocada em xeque.

Dito desta forma, os impactos podem parecer abstratos, porém são muito sólidos para o usuário final: atraso nos fluxos de trabalho, baixo desempenho e uma experiência prejudicada com a aplicação ao final do dia. Para os especialistas, em uma sociedade que vivencia a transformação digital todos os dias, latência é a nova indisponibilidade.

Atenta a esse movimento e aos desafios específicos que os usuários de um país de dimensões continentais, como o Brasil, podem enfrentar, a comunidade openSuse Brasil buscou por um parceiro no mercado de Cloud Computing alinhado aos valores da comunidade para disponibilizar um mirror site (cópia exata de um conjunto de dados) em Nuvem, garantindo baixa latência e a melhor experiência aos usuários brasileiros.

“O openSuse tem total sinergia com o nosso trabalho na Binario Cloud. Como provedor de serviços construídos com base em código aberto, adaptados para as necessidades das organizações brasileiras, queremos apoiar as comunidades de software livre por comprovarmos, diariamente, os impactos e o valor do open source no avanço tecnológico global”, afirma Luiz Fernando de Souza, CBO da Binario Cloud.

Infraestrutura certificada 

Mirrors são sites espelho que entregam uma mesma informação a múltiplas fontes com alto nível de confiabilidade e integridade. Por isso, criar um espelho é uma prática recomendada quando há necessidade de disponibilizar a clientes em uma localização geográfica específica mais rapidez nos downloads.

Não por acaso, é comum que mirrors sejam criados em Nuvem. No caso da Binario Cloud, o Data Center que suporta sua operação está localizado no Brasil, tem acesso direto aos principais fornecedores de fibra óptica e é certificado pelos principais órgãos reguladores internacionais em performance, disponibilidade e segurança física e lógica.

Com isso, além de melhorar a experiência dos usuários brasileiros durante o download de patches e atualizações, os repositórios do openSuse no mirror brasileiro também contam com alto nível de redundância, evitando que seus dados sejam perdidos em caso de desastre e mantém a disponibilidade da aplicação através do espelhamento de requisições.

Visando ampliar a utilização desse potente sistema operacional, também foi disponibilizada a imagem openSuse Leap 15.3 sem custo adicional no serviço Binario Cloud Compute. Na prática, isso significa que os clientes Binario Cloud poderão subir máquinas virtuais de forma automatizada para o ambiente em nuvem com essa distribuição Linux.

Serviço
https://binario.cloud

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.