book_icon

Telefónica automatiza processos com Wipro para avançar rumo à Nuvem telco

Com o 5G sendo nativamente em Cloud, baseado em contêineres e microsserviços, os provedores endossaram uma abordagem de CI/CD/CT em seu processo de industrialização aumentando drasticamente o número de lançamentos de produtos e o volume de testes.

Telefónica automatiza processos com Wipro para avançar rumo à Nuvem telco

A Wipro Limited, empresa global em tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, e a Telefónica, anunciam um acordo para iniciar a jornada transformadora para as Operações de Rede, introduzindo Integração Contínua, Implantação Contínua e Testes Contínuos (CI/CD/CT) no mercado alemão e brasileiro,  com a perspectiva de expansão para Espanha e Reino Unido.

Com o 5G sendo nativamente em Cloud, baseado em contêineres e microsserviços, os provedores endossaram uma abordagem de CI/CD/CT em seu processo de industrialização aumentando drasticamente o número de lançamentos de produtos e o volume de testes. Os operadores precisam ser radicalmente ágeis para enfrentar este novo momento sem comprometer o alto nível de qualidade, desempenho, escalabilidade e time to market.

A Telefónica Brasil considera a iniciativa fundamental em sua estratégia de “cloudificação” e transformação de rede  

A Telefónica planeja potencializar seus esforços por meio de uma estrutura comum de CI/CD/CT para todos os mercados que possam ser implementados localmente e atendendo às necessidades específicas de integração contando com o apoio da Wipro. Isso facilitará a colaboração entre as OpCos da Telefónica permitindo compartilhar design, parametrização/configuração, planos de teste e resultados.

A solução, desenvolvida pela Wipro será construída sobre ferramentas de opensource e aberta à evolução, permitindo rápida adaptação às futuras mudanças tecnológicas. Também serão utilizadas ferramentas comuns de teste de repositório, com possibilidade de futura integração com o pipeline CI/CD/CT. A Wipro trabalhará com a Telefónica para automatizar as operações de rede associadas e assim acelerar a transição para Telco Cloud e adoção das funções de rede virtualizadas.

Essa estrutura permitirá a industrialização de processos que farão frente ao aumento de volume e da complexidade das funções de rede, ao mesmo tempo em que adota uma metodologia ágil de trabalho paralelamente.

A Telefónica Alemanha considera a CI/CD/CT uma ferramenta importante na implementação da estratégia de automação. “Métodos de trabalho ágeis e mecanismos de entrega desempenharão um papel importante no futuro para ser um player de sucesso no mercado. Com a Wipro, escolhemos um prestador de serviços que possa construir soluções convergentes para atendermos de forma otimizada a todos os segmentos de tecnologia. A automação rápida, confiável e padronizada de todas as tarefas, desde a construção até a produção, melhorará nosso time to market, bem como a qualidade do serviço”, disse Thomas Braun, gerente de Ambiente de Testes & Integração da Telefónica Alemanha.

A Telefónica Brasil considera a iniciativa fundamental em sua estratégia de “cloudificação” e transformação de rede. “A automação de testes e entrega contínua será um dos pilares para abordar o novo modelo de construção de redes 5G e até mesmo para redes tradicionais fixas e móveis”, afirma Elmo Rocha, diretor de Planejamento e Tecnologia da VIVO. Embora o alvo inicial seja a Rede Core 5G, a estratégia é expandir a solução para outras áreas como Transporte, Acesso e Infraestrutura.

Além disso, a Telefónica e a Wipro colaborarão na implementação e incorporação da estrutura CI/CD/CT no Laboratório de Tecnologia & Automação da Telefónica (com sede em Madri). A Wipro apoiará a Telefónica na implementação de diferentes casos de uso em ambientes telco cloud e construirá um ambiente automatizado e programável baseado em Inteligência Artificial / Aprendizado de Máquina onde ambos os parceiros trabalharão em conjunto com o objetivo de realizar testes e implantação de rede Zero touch sem janela de manutenção.

“CI / CD / CT é  imprescindível em nossa estratégia 5G, trazendo a robustez e confiabilidade de nossa rede, garantindo adaptabilidade e acelerando nosso time to market. Esta é uma das etapas fundamentais no caminho da automação de nossas redes. Vemos a Wipro como o melhor parceiro para esta jornada dado o know-how e a experiência que temos em alguns outros projetos de automação como a implementação de SDN ”, disse Cayetano Carbajo, Diretor de Núcleo, Plataformas de Serviços e Transporte, Telefónica CTIO.

Thomas Mueller, CTO – Serviços de Engenharia e P&D da Wipro Limited, disse: “Desagregação de rede, O-RAN e automação estão no centro de nossos investimentos para criar as redes escaláveis e econômicas do futuro. Nossa parceria de uma década com a Telefónica continua a prosperar por meio deste acordo. A Wipro agora irá alavancar nossos investimentos em automação de rede baseada em código aberto e apoiar a Telefonica em futuras transformações das rede”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.