book_icon

unico investe em P&D e firma parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná

unico investe em P&D e firma parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná

A unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, anuncia uma parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná, UFPR, com um contrato de médio prazo na frente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é iniciar um trabalho de campo com pesquisadores e estudantes da instituição atuando no desenvolvimento de tecnologias proprietárias mais robustas para o cenário brasileiro e mundial de identificação digital.

O trabalho, que será feito com o grupo de pesquisadores liderados pelo Prof. David Menotti, associado do Departamento de Informática, DInf, da UFPR, será focado na pesquisa e desenvolvimento de um novo modelo de identificação, a biometria periocular. Diferente do reconhecimento facial, que analisa diversos pontos da face, a tecnologia periocular irá autenticar a identidade de uma pessoa analisando apenas a região ocular. Além disso, o grupo também irá aperfeiçoar tecnologias já existentes, como o Reconhecimento Óptico de Caracteres, OCR, que faz o reconhecimento de texto em documentos e modelos para prova de vida, ou liveness.

Diferente do reconhecimento facial, que analisa diversos pontos da face, a tecnologia periocular irá autenticar a identidade de uma pessoa analisando apenas a região ocular

“Inicialmente, contamos com seis estudantes de doutorado, mestrado e graduação, integrando o time em codesenvolvimento com a equipe de Engenharia da unico. Para a universidade, é a primeira vez que uma instituição privada investe em um projeto de pesquisa de médio e longo prazos, o que demonstra o grande potencial de colaborações desse caráter. Esse tipo de parceria já vem ganhando destaque no Brasil, com profissionais e jovens altamente capacitados para esse tipo de trabalho e desafios”, afirma Menotti.

De acordo com Ariovaldo Carmona, diretor de Engenharia da unico, a IDtech aumentará sua capacidade de inovação, liderando o desenvolvimento de tecnologias assertivas, com menos vieses e não invasivas para autenticação de identidade. “A unico quer desenvolver tecnologias que podem transformar o dia a dia das pessoas e acredita muito na parceria entre academia e mercado para isso. Com o projeto, vamos proporcionar uma estrutura para que especialistas com um olhar técnico e inovador de fora da empresa possam focar exclusivamente em P&D”, exalta o diretor de Engenharia.

O escopo da parceria conta ainda com a formação de um time qualificado para desenvolver e preparar alunos da UFPR para o mercado de trabalho de tecnologia. Uma maneira de desenvolver e reter no Brasil talentos da área. “Vimos, nos últimos 20 anos, um movimento de profissionais de tecnologia deixando o País para oportunidades no exterior, principalmente na área de engenharia de software. Agora, a unico quer reverter esse cenário e transformar o Brasil em um polo tecnológico, desenvolvendo jovens e inspirando empresas e talentos mais seniores para o retorno ao país de origem”, revela Carmona.

“A inovação está nos olhos de quem a vê e quem a acessa. É com esse olhar que vamos fomentar pesquisas e trazer mais investimentos para essa área, atuando para o benefício das pessoas. Desenvolver tecnologias seguras e garantir a confiabilidade e inovação em sistemas e produtos direcionado às empresas e aos consumidores é a maneira da unico de promover a integração e inclusão social a um novo futuro que já faz parte do presente de todos”, complementa Diego Martins, fundador e CEO da unico. É dessa maneira, que o unicórnio caminha a passos sólidos para reposicionar o Brasil no ranking mundial de inovação.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.