book_icon

Certificação ISO 27001 garante maior aderência aos requisitos da LGPD

E, nesse momento em que muitas empresas adotaram o modelo de home office, a auditoria e certificação podem ser conduzidas de forma remota, com a mesma qualidade do método presencial

Certificação ISO 27001 garante maior aderência aos requisitos da LGPD

Após três anos da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor a fase em que as violações a dados pessoais passam a ser sujeitas a sanções e prevê multa de até 2% sobre o faturamento da empresa, limitada a R$ 50 milhões. Porém, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que dobra, na eventual reincidência, a multa aplicada às empresas em caso de desobediência à LGPD.

O processo de certificação ISO 27001 permite obter uma visão 360º de todo o ciclo de vida da informação dentro da empresa, desde o ambiente tecnológico até o organizacional  

E como a liderança de TI poderá garantir a segurança dos dados, mantendo o controle sobre todas as informações da instituição? Com uma eficiente gestão de riscos. Onde está o maior risco: na infraestrutura ou no usuário? De nada vale a mais moderna infraestrutura se não existem políticas de segurança – salvaguardas ou controles – que normatizem o uso e acesso e, também, programas de treinamento que mantenham os hackers longe de suas redes.

O processo de certificação ISO 27001 permite obter uma visão 360º de todo o ciclo de vida da informação dentro da empresa, desde o ambiente tecnológico até o organizacional.

Como implementar a ISO 27001
A norma internacional ISO 27001 é o padrão e referência para a gestão da segurança da informação, e vem sendo sistematicamente atualizada de modo a atender o desenvolvimento de novas tecnologias da informação.

A TÜV Rheinland, empresa global em serviços de testes, inspeção e certificação, e realiza no mercado brasileiro serviços voltados à certificação de Information Security Management Systems (ISMS), em conformidade com as normas internacionais ISO 27001.

Esta ampla experiência garante a qualidade em todas as etapas de auditoria do processo de certificação, até o registro do certificado efetuado na base de dados online Certipedia. Posteriormente, é prevista uma auditoria de acompanhamento anual, e uma renovação da certificação antes de completar três anos, em sequência ao processo de desenvolvimento contínuo.

Mayara Zunckeller, Coordenadora de Operações da TÜV Rheinland, destaca que a certificação ISO 27001, alinhada à LGPD, atualmente é fundamental para manter a credibilidade da marca e sustentabilidade financeira da empresa. “A implementação da ISO 27001 cria um referencial de transparência e confiabilidade para as operações e processos, e muitos clientes e fornecedores exigem essas garantias no momento de fechar negócios”.

E, nesse momento em que muitas empresas adotaram o modelo de home office, a auditoria e certificação podem ser conduzidas de forma remota, com a mesma qualidade do método presencial.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.