book_icon

Eletronet inaugura rota entre Brasília e o litoral da Bahia

Rota de alta capacidade que atravessa o Brasil, interligando a região Centro-Oeste ao Nordeste, já está em funcionamento

Eletronet inaugura rota entre Brasília e o litoral da Bahia

A Eletronet, fornecedora de serviços de Telecom de alta capacidade e conectividade IP por rede de fibra óptica, anuncia a inauguração da rota expressa de alta capacidade e baixa latência que liga as cidades de Camaçari, no litoral da Bahia, à Serra da Mesa, em Goiás. O trecho permite atingir até 33,6 TB de capacidade e possui nove Pontos de Presença (POPs) distribuídos pelas estações localizadas em Camaçari/BA, Sapeaçu/BA, Nova Itarana/BA, Ibicoara/BA, Igaporã/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Correntina/BA, Teresina de Goiás/GO e Serra da Mesa/GO.

A tecnologia utilizada na nova rede permite que provedores de internet e operadoras tenham acesso a serviços de conectividade como transporte de dados e trânsito IP de alta qualidade para atender a nova demanda do mercado potencializada durante a pandemia  

A nova rota tem uma extensão de 1.308 km e estabelece um novo padrão de conectividade com a utilização da tecnologia óptica coerente DWDM FlexGrid, que permite a implementação de serviços com diferentes capacidades e distâncias, e equipamentos de última geração da fabricante Ciena, com a utilização de transponders programáveis de 200Gbps até 800Gbps por canal, podendo atingir uma capacidade final de mais de 30Tbps nessa rota.

“É a conectividade em seu estado da arte. A rota expressa, sem pontos de regeneração, entre Brasília e Bahia permite uma conectividade com a menor latência possível. Estamos entregando o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos de transmissão de dados de altíssima capacidade no Brasil e no mundo em uma rede de fibra óptica OPGW de alta confiabilidade”, comenta o diretor de Engenharia e Operações da Eletronet, Anderson Jacopetti.

A tecnologia utilizada na nova rede permite que provedores de internet e operadoras tenham acesso a serviços de conectividade como transporte de dados e trânsito IP de alta qualidade para atender a nova demanda do mercado potencializada durante a pandemia.

“Os clientes de provedores e operadoras passaram a utilizar mais recursos como videochamadas, vídeos em alta definição, TV em streaming, aplicações em Nuvem, aplicações em tempo real, games, aulas online, atividades que demandam dois requisitos de rede: maior capacidade (banda Mbps) e melhor qualidade (baixa latência, altíssima disponibilidade de rede), um conjunto que a nova rede entrega com perfeição”, reforça Jacopetti.

Além desses benefícios, o novo trecho da rede Eletronet entre Bahia e Goiás, possui como grande diferencial a possibilidade de ter uma rota direta, de grande extensão, sem regenerações, entre Salvador e Brasília. A segurança é outro ponto de destaque na ativação do novo trecho. A rota Camaçari-Serra da Mesa divide o anel 7 da rede Eletronet, o que significa beneficiar principalmente as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, que passam a ser favorecidas com serviços protegidos com redundância de rotas e atendimento com uma menor latência.

Modernização da rede
Mas não é só a nova rota que conta com a rede moderna de alta capacidade. A Eletronet está trabalhando em um projeto de modernização de toda a infraestrutura da sua rede, que hoje conta com mais de 17 mil km de fibra óptica OPGW, 164 POPs que passam por 18 estados do Brasil.

“Mais da metade da nossa rede já foi modernizada com a nova tecnologia DWDM FlexGrid e transponders de última geração. Nossa meta é oferecer o que há de melhor em tecnologia de conectividade aqui no Brasil, por isso estamos empenhados no projeto de modernização de nossa infraestrutura para entregar conectividade de altíssimo padrão para os nossos clientes”, conclui o CEO da Eletronet, Vicente Correia.

Serviço
www.eletronet.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.