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Grupo GetCard amplia negócio com soluções de infraestrutura da Lenovo

GetTI Services, empresa do grupo, tem crescimento de 80% ao ano e satisfação do cliente alcança 90%

Grupo GetCard amplia negócio com soluções de infraestrutura da Lenovo

A GetCard é uma empresa criada em 2010 que surgiu para atender à demanda de gateway de pagamento. O serviço atua como um intermediador, realizando a conexão virtual entre estabelecimentos dos mais variados setores da indústria em pagamentos realizados em máquinas de cartão, e instituições que devam receber as transações, como operadoras e bancos. Para suportar essa demanda e oferecer segurança, inteligência, eficiência na gestão de dados e cuidado nas informações, foi necessário projetar uma infraestrutura própria de Data Center, que fica localizado na sede da empresa, em Maringá/PR, e conta com algumas certificações, como PCI-DSS, que é voltada à segurança de meios de pagamento, e possibilitou que a GetCard fosse o primeiro gateway de pagamento do Brasil a ter uma conexão ponto a ponto com o Itaú.

Após o desenvolvimento do Data Center, a GetCard criou duas empresas que compõe o grupo: a GetTI Services, que gerencia toda a parte de tecnologia do grupo e ainda comercializa serviços relacionados à Cloud, infraestrutura de TI, segurança e software, e a SonicHost, que atua na hospedagem de sites  

Após o desenvolvimento do Data Center, a GetCard criou duas empresas que compõe o grupo: a GetTI Services, que gerencia toda a parte de tecnologia do grupo e ainda comercializa serviços relacionados à Cloud, infraestrutura de TI, segurança e software, e a SonicHost, que atua na hospedagem de sites. Além das 12 bilhões de transações por ano da GetCard, a infraestrutura da GetTI Services suporta os mais de seus 8 mil clientes próprios de indústrias como frigoríficos, laticínios, telecomunicações, empresas de software, entre outras, e cerca de 5 mil clientes da SonicHost.

A excelência dos serviços da GetTI Services aliada a uma infraestrutura robusta para superar a operação resultou em uma taxa de crescimento anual de 80%, com nível de satisfação dos clientes acima de 90%. Com uma operação crítica, além da alta disponibilidade e resiliência, a GetCard trabalha com uma latência abaixo dos 5ms, devido ao rastreamento via satélite de milhares de transações registradas por segundo.

Demanda por desempenho e expansão do negócio
Para manter taxas elevadas de satisfação do cliente e crescimento da empresa que são obtidas por meio de sistemas livres de falhas operando na máxima capacidade, a área de tecnologia realiza aquisições pontuais, mirando a expansão do negócio, e a cada três anos para atualizar o parque tecnológico. Na metade de 2020 a equipe de projetos viu a necessidade de aumentar o armazenamento e a performance, já que contava com um storage Lenovo ThinkSystem DS6200 próximo do limite. Após contato com a distribuidora Mazer, que atua na região, e avaliar diversas opções, a GetTI Services constatou, por meio de estudos internos, que o Lenovo ThinkSystem DE6000 seria a melhor alternativa.

De acordo com Franciello Aguilieri, diretor de projetos da GetCard, o parque tecnológico da companhia já era formado por equipamentos da Lenovo, e a parceria de longo prazo fez diferença na definição sobre qual solução seguir. “A oferta da Lenovo foi o melhor custo-benefício, mas a excelência no suporte e a alta resiliência da solução frente aos concorrentes fizeram a diferença na escolha. Esses fatores fazem com que a nossa equipe possa se concentrar nas demais atividades do negócio, o que eleva a satisfação do cliente e, consequentemente, atrai novos contatos por meio de indicações”, relata Aguilieri.

Marcelo Schunck, presidente da Lenovo ISG, comenta que sistemas responsivos e suporte proativo são determinantes para viabilizar o crescimento das empresas. “A Lenovo é líder mundial em resiliência dos servidores. A alta disponibilidade de nossos sistemas, quando comparados com outras plataformas, gera mais economia para os clientes e elimina problemas que as paradas não-planejadas podem causar”, explica. “O suporte da Lenovo trabalha proativamente para identificar falhas no sistema e atua rapidamente para corrigi-las. Dessa forma, nossos clientes têm mais liberdade para suas equipes de tecnologia focarem em seus projetos e contribuírem para o crescimento da empresa”, completa.

Implementação da solução e ganhos no desempenho
Após ter escolhido o Lenovo ThinkSystem DE6000 como solução de storage, a implementação ocorreu de maneira rápida e sem problemas. A compra foi realizada em março de 2021 e no final de maio de 2021 o sistema já estava rodando.

Entre os ganhos, a GetTI Services saiu de 16GB de cash para 128GB, de 16GB nas portas para 32GB, aumento na capacidade de throughput nas portas para suportar a alta quantidade de transações por segundo, diminuição da latência de 13ms para abaixo de 5ms, aumento na quantidade de IOPS e ganho de performance. Além disso, a atualização da tecnologia reduz as chances de problemas no ambiente, o que reflete na entrega ao cliente final, seja a própria GetCard ou clientes externos.

“A atualização nas soluções deixou a nossa equipe com mais foco no negócio, o que influencia na entrega de serviços de qualidade. Com isso, o cliente também fica tranquilo e também foca em seu negócio, não se preocupando com a infraestrutura onde seus serviços estão alocados. Isso faz com que aumente seu faturamento e reduza custos que uma indisponibilidade possa trazer”, comenta Aguilieri.

Hoje, a GetTI Services possui em seu parque tecnológico 70 servidores, 2 storages e 13 switches, além de cerca de 2000 máquinas virtuais Linux e Windows.

Novos projetos
De acordo com o diretor de projetos da GetTI Services, ainda em 2021, a empresa deve realizar novas aquisições para ampliar a solução de disaster recovery e ampliação da solução de firewall.

Projetando atrair novos clientes, lançar produtos (como novos serviços de Cloud) e aumentar a atuação no mercado nacional com os mesmos índices de crescimento e satisfação dos clientes que tem hoje, a GetTI Services está projetando um segundo Data Center, que deve contar com certificações Tier 3 e ISO27000 — focadas em segurança da informação — e tem entrega prevista para a metade de 2022. Além disso, a empresa busca aumentar a capacidade de redundância, mantendo os dois data centers ativos, montando réplica de alguns serviços.

Aguilieri diz que para o novo projeto a intenção é seguir com a Lenovo como fornecedora. “Temos a obrigação e o compromisso com nossos clientes de manter os nossos sistemas rodando e a Lenovo proporciona a resiliência e disponibilidade que precisamos”, conclui.

Serviço
www.lenovo.com
https://getti.net.br/.

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