book_icon

Vertiv inaugura Centro de Treinamento para gestores de Data Centers

A criação de um espaço que reproduz instalações de missão crítica e onde se simula a realidade das operações, responde à atual escassez de recursos humanos e antecipa crescimento de Centros de Dados na AL 

Vertiv inaugura Centro de Treinamento para gestores de Data Centers

Fornecedora de sistemas de energia, refrigeração e outros elementos da infraestrutura de Centros de Dados de missão crítica, a Vertiv acaba de anunciar a abertura da Vertiv Academy Latim América, em Barueri, SP. A instalação emula os ambientes de produção de bancos, provedores de Nuvem e outras operações sem tolerância à interrupção. Também conta com recursos como simuladores e aplicações de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, que proporcionam uma experiência imersiva de interação com os equipamentos.

Rafael Garrido, vice-presidente para a América Latina da Vertiv, explica que a operação e o crescimento dos Data Centers enfrentam duas barreiras: energia e mão de obra. “A digitalização e a Inteligência Artificial colocam a América Latina em destaque, pela matriz energética. Temos que tratar o gap de conhecimento técnico para que o Brasil seja competitivo no mercado de instalações de missão crítica”, afirma.

Os treinamentos na Vertiv Academy são acessíveis a clientes, parceiros e aos próprios Engenheiros e técnicos da fabricante; há programas a partir de quatro dias e treinamentos mais longos

A instalação em Barueri é uma das seis unidades da Vetiv Academy no mundo. “A região se tornou um polo, com mais de 200 mW (a métrica de dimensionamento desses ambientes) em operação. Nessa área se concentram os maiores Data Centers corporativos e de provedores”, lembra Leonardo Barroso, gerente regional de Treinamento e Suporte Técnico para a Vertiv América Latina.

Além dos equipamentos da Vertiv e de outros fabricantes, o centro de treinamento conta com ferramentas de simulação, Realidade Aumentada e Realidade Virtual e, ainda, com mais de dez appliances que simulam os incidentes. A Realidade Aumentada é utilizada quando as instruções aparecem sobrepostas ao equipamento sob avaliação, configuração ou reparos. Podem-se usar óculos especiais para essa aplicação, o que permite uma experiência mais rica, ou executar em um aplicativo de celular com câmera.

Outro recurso é o de Realidade Virtual, em que tanto os detalhes dos equipamentos quanto todo o ambiente do Centro de Dados são visualizados de forma interativa.

Lugar certo para testar até acertar
Os Centros de Dados de High Performance Computing – HPC, ou Computação de Alto Desempenho, com foco em aplicações de Inteligência Artificial estão chegando no Brasil e demandam uma nova geração de profissionais com novas competências. Novas tecnologias, como as ofertas de refrigeração líquida para infraestrutura crítica, possibilitam aos operadores desses Centros, economizar energia e refrigerar adequadamente seus racks de Dados de alta densidade.

No espaço de 150 metros quadrados, os gestores de Centros de Dados podem realizar uma infinidade de testes em um ambiente seguro e controlado. Francisco Sales, diretor de Serviços para a América Latina, informa que os treinamentos na Vertiv Academy são acessíveis a clientes, parceiros e aos próprios Engenheiros e técnicos da fabricante. Ele menciona que há programas a partir de quatro dias e treinamentos mais longos para Engenheiros especializados. Sales também esclarece que treinamentos providos aos clientes após a instalação permanecem. “É importante, mas não abrangem a resolução de problemas de forma tão ampla quanto a Vertiv Academy”, pondera.

Por sua vez, Barroso destaca que 80% dos problemas nos Centros de Dados são causados por erro humano. “Data Center é como avião. Nunca cai por uma única falha”, resume. Segundo o diretor, entre os objetivos está incluir nos programas de Canais, a formação de profissionais habilitados para parceiros de serviços.

De acordo com a companhia, as vendas indiretas representam 30% do negócio da Vertiv nesta Região.

Serviço
www.vertiv.com/pt-latam

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.