A Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise, acaba de lançar no Brasil o programa Managed Service Provider (MSP), um modelo Network as a Service de ponta a ponta que traz novas oportunidades de negócios para os parceiros.
No programa MSP, o canal atua como um provedor de serviços gerenciados para o cliente, fornecendo hardware, software, serviços e suporte, se responsabilizando pela gestão da rede. Para o cliente, os benefícios são flexibilidade e liberdade para focar em seu core business, dispensando preocupações com investimentos constantes em TI e em equipamentos, suporte e em manter uma equipe própria; para o canal, é uma oportunidade de entrada em clientes com modelo de negócio que permite recorrência e upselling, além de atuação como um integrador de sistemas.
“O consumo como serviço já faz parte de nossa rotina, tanto como pessoas físicas quanto jurídicas. Todos conhecemos os benefícios de consumir com flexibilidade e com uma boa relação custo-benefício. É um mercado que está crescendo rapidamente, e o canal precisa se antecipar à demanda”, explica Thiago Arantes, Channel Account Manager da Aruba. De acordo com tomadores de decisão em TI ouvidos em uma pesquisa encomendada pela Aruba em 2020, 58% planejavam adotar serviços gerenciados, e 55% iriam explorar modelos as a Service para hardware e/ou software.
Arantes vê um grande potencial na comercialização do portfólio da Aruba neste modelo, uma vez que são soluções de rede completas, do data center à borda, que ainda trazem diferenciais como ferramentas de geolocalização e voltadas para Internet das Coisas (IoT). De acordo com o IDC Market Perspective – Five Key Enterprise Networking Trends to Watch in 2020, mais de 50% das novas implementações de WLAN, SD-WAN e Comunicação Unificada serão gerenciadas a partir de plataformas baseadas em nuvem até 2024.
Empresas de todos os portes podem optar pelo modelo de serviços gerenciados onde se encaixa a oferta MSP, segundo Arantes, sendo que as verticais com adoção mais rápida são saúde, manufatura, escritórios e redes de varejo com várias filiais. Segundo o executivo, entre os requisitos para participar do programa está a necessidade de passar por um treinamento e de contar com um Network Operations Center (NOC). O canal responde pelo suporte de níveis 1 e 2, e o nível 3, de maior complexidade, é compartilhado com a Aruba.
Os parceiros interessados podem obter mais informações e se inscrever na página do HPE Partner Ready for Aruba.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo