book_icon

Imobiliária Lopes contrata Thoughtworks rumo à Transformação Digital

Com metodologia que utiliza espelhamento de times, consultoria habilita equipe de tecnologia da Lopes a realizar digitalização com foco em resultados

Imobiliária Lopes contrata Thoughtworks rumo à Transformação Digital

Se antes da pandemia a tendência da digitalização no setor imobiliário já era uma realidade, após a chegada da Covid-19 e seus inúmeros desdobramentos, ter soluções tecnológicas consistentes passou a ser um imperativo para empresas do ramo. Este era o cenário encarado pela imobiliária Lopes, há 85 anos no mercado e presente em dez estados do País, e que desde 2019 vinha realizando avanços em sua área de tecnologia, mas que durante a pandemia viu a necessidade de investir no crescimento de seu time.

Nesse contexto, em meados de 2020 a imobiliária contratou como diretor-executivo digital – CDO, Joaquim Torres, ou Joca, profissional da área de Produto Digital, e que ficou responsável pelo planejamento e desenvolvimento de novos negócios e estratégias digitais da empresa. Ele então buscou a consultoria de tecnologia Thoughtworks para colaborar com a rede de profissionais da respectiva área, que internamente é chamada de Lopes Labs, rumo à transformação digital.

Houve aumento de 96% na conversão, além de ter superado a meta de vendas em mais de 50% por meio dos canais digitais

A parceria tinha como objetivo otimizar o trabalho de corretores e franqueados e aumentar sua produtividade. Durante o processo, os times da Thoughtworks foram espelhados nos times da Lopes para habilitá-los a adotar as melhores práticas de desenvolvimento de software e uma cultura ágil e digital. “Antes o time era medido por entrega, agora entendemos que o foco deve ser resultado obtido, leads e franquias. Vimos com a parceria que não precisávamos de tantos aplicativos, mas sim de resultado e valor partindo do simples”, explica Torres.

O projeto impulsionou a criação do Corretor Digital, um novo modelo de negócio que permite interação mais eficiente dos corretores com o sistema da Lopes. Com o Corretor Digital, novos corretores também passaram a interagir com a plataforma. O Lopes Labs tem atingido resultados excelentes, como aumento de 494% dos leads gerados no primeiro trimestre de 2021. A Thoughtworks participou da distribuição e acompanhamento de oportunidades de negócios para os corretores.

Além disso, houve aumento de 96% na conversão, além de ter superado a meta de vendas em mais de 50% por meio dos canais digitais. “Nossa parceria com a Lopes foi bastante rica para o time da Thoughtworks, pois a partir do nosso processo de descoberta, pudemos avaliar os sistemas da Lopes para apontar a melhor abordagem. Avaliamos também como os times estavam distribuídos e trabalhamos em parceria para organizá-los estruturalmente. Também trabalhamos na evolução do produto e da experiência, visando sempre ajudá-los a atingir seus objetivos de negócio”, explica Nathalia Oliveira, líder de Entrega da Thoughtworks.

A parceria entre as empresas também promoveu reflexões mais amplas, como a questão da diversidade. O fato de a Thoughtworks contar com um time bastante diverso, sobretudo na questão de gênero, chamou a atenção da Lopes e a levou a começar a pensar em ações para ser mais diversa. “O trabalho da Thoughtworks não se resume apenas em tecnologia, mas em cultura e novas formas de enxergar o negócio com suas situações internas e externas”, avalia Torres.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.