Para atender bem seus clientes, vender mais e se expandir, qualquer varejista precisa contar com uma infraestrutura eficiente de redes, que garanta a conectividade do negócio 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse era um dos principais desafios da rede Le Biscuit, especializada em utilidades domésticas e artigos de decoração.
Com 141 lojas entre próprias e franqueadas, em 14 estados brasileiros, e um robusto Canal de e-commerce, o antigo modelo de operação da Le Biscuit sofria com instabilidades constantes nos sistemas, o que gerava prejuízo e aumentava a complexidade da gestão de TI da companhia, tomando dos times dessa área um precioso tempo que poderia ser alocado no desenvolvimento de soluções para o crescimento do negócio.
O aumento da disponibilidade de rede e a solução dessa instabilidade chegaram por meio da parceria com a Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems LCC (HUGHES), que, em 2020, passou a fornecer à Le Biscuit a solução Software Defined Wide Area Network (SD-WAN), dentro do portfólio HughesON™ de serviços de redes gerenciadas.
A solução permite formar redes corporativas com alto desempenho usando banda larga de provedores locais como rede de acesso, garantindo conectividade, disponibilidade no serviço prestado e segurança para focar nos desafios da Transformação Digital.
Com uma solução personalizada desenvolvida para a Le Biscuit, o novo sistema permitiu, além de pleno atendimento aos clientes e de um aumento na eficiência da gestão interna, a implementação do modelo Omnichannel de vendas — em que são integradas às operações das lojas físicas e dos Canais digitais. Adicionalmente, a contratação da Hughes deu um novo fôlego ao projeto de expansão da rede de lojas próprias.
“Com a solução SD-WAN da Hughes, hoje temos solução de TI que nos oferece disponibilidade de rede de 99,99% nas lojas em qualquer região do país sem precisarmos nos preocupar com escolha de provedor, acompanhamento de ativação, manutenção e solução de problemas técnicos”, afirma Adriano Silva, gerente de TI da rede Le Biscuit. Segundo ele, outro ponto positivo é a agilidade da Hughes do Brasil para atendimento quando necessário — na maior parte das vezes, de maneira preventiva.
Se do ponto de vista da operação a solução da Hughes já foi muito bem-sucedida, o sistema contribui também para a expansão da rede da empresa do cliente. Conforme relata Silva, foi reduzido pela metade o tempo de espera para ativação da infraestrutura de rede quando uma loja é inaugurada — de 90 para menos de 45 dias.
Para o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães, a solução de SD-WAN da Hughes, tecnologia que já se destaca nos Estados Unidos, vem sendo arquitetada e aprimorada para se tornar o grande aliado operacional de varejistas e empresas brasileiras de outros setores que contem com atendimento ao cliente final em qualquer lugar do Brasil. “Ficamos muito satisfeitos com a implantação da tecnologia SD-WAN como uma de nossas soluções aqui no Brasil e, principalmente, com o crescimento que tivemos durante a pandemia. Foi um período em que ajudamos novos clientes a garantirem uma maior disponibilidade de rede para atender não somente as lojas, mas também o e-commerce. Nosso papel é prestar um serviço que permita ao cliente se dedicar ao seu negócio principal e garantir a segurança de que sua operação não vai parar por falta de conectividade”, ressalta Guimarães.
Sobre a Le biscuit
As Lojas Le biscuit SA são uma sociedade anônima de capital aberto fundada em 1968, na Bahia. A empresa opera no comércio varejista através de lojas físicas, tanto próprias quanto franqueadas, e de forma integrada com seus canais digitais, incluindo plataforma e-commerce. A proposta de negócio é baseada no formato multicategoria, com um portfólio diversificado composto por 14 categorias de produtos, e multicanal, com investimento contínuo na integração dos ambientes físico e digital (omnicanalidade).
Sobre a Hughes Network Systems
A Hughes Network Systems, é uma empresa inovadora em tecnologias e redes de satélites e multi-transporte. Fornece equipamentos e serviços de banda larga, serviços gerenciados com rede inteligente definida por software e operação de rede ponta a ponta para milhões de consumidores, empresas, governos e comunidades em todo o mundo. O principal serviço de Internet da Hughes, HughesNet, conecta milhões de pessoas nas Américas, e o sistema Hughes Jupiter possibilita acesso à Internet para dezenas de milhões de assinantes em todo o mundo.
Serviço
www.hughes.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo