book_icon

Americanflex otimiza planejamento e reduz custos com ERP da Sankhya

Solução ERP proporcionará análises rápidas de maturidade para, entre outras vantagens, potencializar a gestão de fluxo de trabalho da empresa

Americanflex otimiza planejamento e reduz custos com ERP da Sankhya

A indústria de colchões paulista Grupo AMX, dono das marcas Americanflex e Minaspuma, organização com mais de 60 anos de mercado e operação em todo o Brasil e na América do Sul, está implementando o ERP da Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito Enterprise Intelligence Platform,EIP. A empresa que tem matriz em São José do Rio Preto, SP, espera obter com o projeto, a redução de custos e a automatização de processos de negócios.

De acordo com Paulo Berti, líder de TI do Grupo AMX, inicialmente, a diminuição de gastos será com relação à implementação do novo ERP, uma vez que o antigo sistema de gestão, por muitos anos, ficou estagnado no que se refere à evolução tecnológica, e começou a impactar nas integrações com outros ambientes do grupo, e principalmente na geração de informações para a alta gestão. “Já a maior automação pretendida é na obtenção de resultados para a alta gestão e em fluxos de trabalho automatizados”, conta Berti.

Nossa capacidade para gerir o negócio será melhorada significativamente em termos de qualidade e, principalmente, de agilidade

Com a adoção do sistema de gestão, o executivo menciona que é esperado um resultado positivo, principalmente nas áreas financeira e de planejamento. “Como em toda mudança de ERP, há um grande impacto que será sentido na organização como um todo, mas são esperadas grandes melhorias no nosso planejamento de produção, no planejamento e controle orçamentário, e nas informações rápidas para a alta gestão”, explica. Com o projeto, o sistema da Sankhya irá abranger as áreas comercial, financeira, controladoria, produção, qualidade e gestão estratégica, além de portais de vendas e de compras, e aplicativos para dispositivos móveis do Grupo.

Para identificar oportunidades ainda não exploradas pelo Grupo ou processos que estão gerando gargalos, o Grupo AMX utilizou o Maha Gestão, ferramenta online da Sankhya que proporciona análises rápidas de maturidade e compara o negócio com as melhores práticas de mercado: “Sabíamos onde tínhamos vários pontos a melhorar, mas o Maha Gestão nos ajudou a quantificar esse nível de maturidade em relação ao mercado”, aponta.

Por isso, a empresa buscou uma tecnologia que reduzisse custos e automatizasse os resultados. “A tecnologia Sankhya foi o grande diferencial na escolha do ERP. É bastante significativa a evolução tecnológica em relação aos concorrentes. A proposta de valor também influenciou, até porque está muito ligada à tecnologia”, conta Berti, que completa, dando destaque aos conceitos de administração da Sankhya: “O Grupo AMX, em suas empresas Americanflex e Minaspuma, já se utiliza amplamente de conceitos de gestão e encontrou respaldo a esses conceitos no ERP Sankhya. Um exemplo bastante marcante é o Gerenciamento por Diretrizes – GPD, ferramenta presente no sistema”.

Assim, o executivo afirma que a parceria com a Sankhya aproximará o Grupo AMX dos avanços tecnológicos voltados à gestão da empresa. “Temos certeza de que a nossa capacidade para gerir o negócio será melhorada significativamente em termos de qualidade e, principalmente, de agilidade”, finaliza.

Provedora de soluções
Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa – ERP, do Brasil. Atualmente, a empresa possui 45 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 1,7 mil funcionários e 12 mil clientes nos 26 estados. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial, para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.

A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de Enterprise Intelligence Platform, que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão.

Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do País, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.