O dr.consulta, rede de centros médicos que oferece consultas médicas, exames e serviços de saúde, utiliza as tecnologias mais avançadas em gestão de saúde para entregar medicina de qualidade a preços acessíveis à população. A healthtech está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com 35 centros médicos e atendimento em mais de 60 especialidades e disponibilizando mais de 3 mil tipos de exames, vacinas, odontologia, fisioterapia, acupuntura e cirurgias de baixa complexidade, tudo em uma só rede integrada.
A pandemia do coronavírus trouxe o desafio de continuar fornecendo um serviço de qualidade com toda a segurança para que os pacientes pudessem seguir cuidando da sua saúde. A empresa implementou o serviço de consultas online, em apenas nove dias, atendendo em mais de 27 especialidades, além de ter iniciado a coleta domiciliar em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Existem outros serviços da Oracle que já utilizávamos, mas precisávamos especificamente fazer a comunicação de um serviço que é 100% digital (antes executado de maneira presencial). Se eu não tivesse uma plataforma totalmente robusta e completa, eu não conseguiria fazer essas readaptações, seja no atendimento via telemedicina ou nos canais corretos para chegarmos até o nosso público”, conta Manoela Sobral, responsável pela área de marketing e CRM do dr.consulta.
O Oracle Responsys foi a solução ideal para apoiar a equipe em comunicações mais ágeis e eficientes, comunicando os pacientes de todos os passos que deveriam ser feitos durante consultas ou exames, desde o agendamento a resultados médicos. “Saímos de um e-mail de boas-vindas para sete e-mails e três ou quatro touchs de SMS e isso nos trouxe um resultado de 20% em aberturas de comunicações dentro de um ano e meio. Tudo depois de descobrirmos quais pilares precisavam ser comunicados. Até aquele momento, a área de CRM não tinha estratégia nem planejamento, apenas complementava as ações de marketing. A ferramenta ajudou a transformar a experiência do paciente”, complementa.
Em curto período, o dr.consulta passou a realizar com os seus pacientes, de forma mais ativa e por meio dos seus canais, a confirmação de consultas, especialidades, datas de agendamento de exames, incentivo aos pagamentos e utilização de máscaras e álcool em gel caso não realizasse o atendimento via telemedicina e fosse necessário a locomoção até a unidade física. “São informações relevantes para o cliente como funciona o procedimento dentro do dr.consulta. Mapeamos a jornada do paciente e orientamos ele a fazer todos os procedimentos necessários”, finaliza Manoela.
A Pmweb foi a empresa responsável pela implementação que, por ser uma parceira com larga experiência em Oracle Responsys, localizou muitas metodologias para uso no País. Além disso, a empresa une tecnologias da Oracle com tecnologias próprias para garantir que vai atender às necessidades do cliente. “Temos uma metodologia própria, mas ela precisou ser adaptada, porque o abandono de carrinho no dr.consulta não é o mesmo que o abandono de carrinho em um varejista. Além disso, a confidencialidade dos dados é ainda mais restrita. Foi um desafio bem grande entender esse novo segmento e criar estratégias relevantes para ele”, conta Grazielle Sbardelotto, vice-presidente de Marketing Cloud Services na Pmweb.
Para Fernando Jaques, diretor de Oracle Marketing Cloud no Brasil, a comunicação dinâmica em todos os canais digitais, mantém todos os pacientes informados sobre quaisquer procedimentos. “Essa parceria é fundamental para provermos a melhor experiência aos clientes do dr.consulta. Queremos garantir que todas as comunicações sejam enviadas de forma clara, ágil e eficiente. Somos um agente tecnológico em prol da saúde”, afirma o executivo.
O dr.consulta é uma rede de centros médicos que oferece consultas médicas, exames e serviços de saúde utilizando as tecnologias mais avançadas em gestão de saúde para entregar medicina de qualidade a preços acessíveis à população. Com mais de 2 milhões de pacientes atendidos, a rede tem atualmente 35 centros médicos, localizados em regiões de fácil acesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG). Oferece serviços em 60 especialidades clínicas, mais de três mil tipos de exames, vacinas, odontologia, fisioterapia, acupuntura e cirurgias de baixa complexidade, tudo em uma só rede integrada. A empresa conta com um dos prontuários eletrônicos mais avançados do País, e atua também na área de pesquisas clínicas com objetivo de auxiliar empresas farmacêuticas brasileiras e internacionais no desenvolvimento de tratamentos mais modernos e eficientes.
Serviço
oracle.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo