book_icon

Dell Technologies amplia soluções em Computação de Alto Desempenho

Entre as novidades, o software Omnia de código aberto foi projetado para automatizar o provisionamento e o gerenciamento de cargas de trabalho de HPC, IA e análise de dados

Dell Technologies amplia soluções em Computação de Alto Desempenho

A Dell Technologies está apresentando novas soluções para ajudar os clientes a gerenciar melhor a convergência de HPC (High Performance Computing, computação de alto desempenho), Inteligência Artificial (IA) e análise de dados. Para ajudar as organizações a lidar com cargas de trabalho com uso intenso de dados, por exemplo, de sequenciamento de genoma a simulações de desenvolvimento de produtos, a Dell também está expandindo os serviços de HPC sob demanda e o suporte a acelerador para servidores Dell EMC PowerEdge.

“Como a IA com HPC e análise de dados convergem, as configurações de rede e armazenamento permaneceram em silos, dificultando para as equipes de TI fornecerem recursos necessários para demandas em constante mudança”, afirma Peter Manca, vice-presidente sênior de Soluções Integradas da Dell Technologies. “Com o software de código aberto Omnia da Dell, as equipes podem simplificar significativamente o gerenciamento de cargas de trabalho de computação avançada, ajudando-as a acelerar a pesquisa e inovação”, comentou.

Com as GPUs Nvidia A10, os clientes podem trabalhar com cargas de trabalho mistas de placa gráfica e de IA em uma infraestrutura comum, ideais para design assistido por computador e inferência de aprendizagem profunda

O software Omnia foi desenvolvido no Laboratório de Inovação em IA e HPC da Dell Technologies, com a colaboração da Intel e o apoio da comunidade de HPC. O software de código aberto foi projetado para automatizar o provisionamento e o gerenciamento de cargas de trabalho de HPC, IA e análise de dados para criar um pool único de recursos flexíveis para atender a diversas demandas crescentes.

A camada de software do Omnia é um conjunto de código aberto de playbooks Ansible, que aceleram a implantação de cargas de trabalho convergentes com Kubernetes e Slurm, juntamente com frameworks de bibliotecas, serviços e aplicativos. O Omnia imprime automaticamente uma solução de software em cada servidor com base no caso de uso, por exemplo, simulações por HPC, redes neurais para IA ou processamento de placas gráficas na memória para análise de dados, de modo a reduzir o tempo de implantação de semanas para minutos.

A contribuição e o envolvimento da comunidade são importantes para o avanço do Omnia. A Computação para Pesquisa da Universidade do Estado do Arizona trabalhou em conjunto com o Laboratório de Inovação em IA e HPC da Dell Technologies no desenvolvimento do Omnia para melhor apoiar cargas de trabalho mistas, incluindo simulação, computação de alta taxa de transferência e Machine Learning (ML).

“Os engenheiros da ASU e da Dell Technologies trabalharam juntos na criação do Omnia”, conta Douglas Jennewein, diretor sênior de Computação para Pesquisa, Universidade do Estado do Arizona. “Tem sido gratificante poder trabalhar em um código que simplificará a implementação e o gerenciamento dessas cargas de trabalho mistas complexas na ASU e para todo o setor de computação avançada”, completou.

Nuvem híbrida

A Dell Technologies está expandindo sua oferta sob demanda de HPC para agora apoiar ambientes da VMware. Com a HPC sob demanda e a R Systems, os clientes podem usar infraestrutura avançada para atender a suas necessidades máximas de computação quando precisarem. Com a inclusão do VMware Cloud Foundation, vCloud Director e vRealize Operations, os clientes podem usar um modelo operacional de Nuvem híbrida para cargas de trabalho com uso intenso de recursos e acessar rapidamente recursos de HPC, pagando pelo que precisarem, quando precisarem.

Por exemplo, a Mercury Marine, fabricante de sistemas de propulsão naval, usa simulações hidrodinâmicas assistidas por computador para novos projetos que normalmente exigem energia de HPC que excede seus recursos internos. Com acesso à infraestrutura de alto desempenho da Dell, os engenheiros da Mercury Marine podem reduzir o tempo de simulação de 48 horas internamente para somente 2 horas com a HPC sob demanda.

“Temos um nível básico de disponibilidade computacional disponível e, agora com a HPC sob demanda, podemos executar simulações e cargas de trabalho que antes não seriam possíveis com nossa infraestrutura existente”, conta Arden Anderson, engenheiro especialista em simulação da Mercury Maritime. “Com a Dell Technologies e a R Systems, podemos lidar com cargas de trabalho e simulações mais complexas em muito menos tempo”, afirmou.

Computação avançada

A Dell Technologies agora oferece GPUs Nvidia A30 e A10 Tensor Core como novas opções de acelerador para os servidores Dell EMC PowerEdge R750, R750xa e R7525. As GPUs Nvidia A30 fornecem suporte a uma ampla variedade de cargas de trabalho mainstream de computação empresarial e inferência por IA, como IA conversacional e visão computacional. Com as GPUs Nvidia A10, os clientes podem trabalhar com cargas de trabalho mistas de placa gráfica e de IA em uma infraestrutura comum, ideais para design assistido por computador e inferência de aprendizagem profunda. O software da GPU virtual Nvidia, desktops virtuais usados por designers, engenheiros, artistas e cientistas, é executado automaticamente com um desempenho máximo.

Serviço
www.delltechnologies.com

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.