book_icon

Nice define diretrizes éticas para desenvolvimento de robôs

Compreendendo um conjunto de cinco princípios orientadores, a diretriz fundamenta todas as interações com robôs de processo

Nice define diretrizes éticas para desenvolvimento de robôs

A Nice, provedora de soluções de software corporativo, revelou nesta quarta-feira (30/6) que definiu uma Estrutura Ética para Robôs, que promove responsabilidade e transparência no projeto, criação e implementação de robôs movidos a Inteligência Artificial (IA). As diretrizes éticas definem o padrão para projetar, construir e implementar robôs e formam a base para uma colaboração humana e robótica sólida e eticamente correta. Compreendendo um conjunto de cinco princípios orientadores, a diretriz fundamenta todas as interações com robôs de processo – do planejamento à implementação – e impulsiona parcerias homem-robô eticamente sólidas no local de trabalho. O anúncio desta estrutura reitera a dedicação da empresa a esses padrões e convida à adoção em todo o setor.

Embora a determinação final do que é benéfico para a humanidade seja subjetiva e contextualmente enraizada, a iniciativa visa manter a importância de garantir um impacto positivo no RPA como prioridade do setor

.Segundo a empresa, a rápida aceleração da IA ​​impulsionou a proliferação de robôs em várias funções, tanto em ambientes de trabalho domésticos quanto de negócios. Com sua integração, os robôs estão recebendo mais acesso aos dados de negócios e clientes. Ainda assim, os padrões éticos que fornecem orientação sobre o desenvolvimento e a aplicação de robôs e IA têm falhado. Tem havido muito discurso sobre o assunto na indústria de robótica, mas medidas para formalizar as diretrizes em um nível de indústria ainda precisam ser tomadas.

Ao apresentar o primeiro conjunto de padrões da indústria para autogovernar a criação de robótica orientada a IA responsável, a Nice se compromete a garantir um design, desenvolvimento e implementação transparentes de automações de processo, como já é inerente à sua plataforma RPA. Profundamente enraizado nas capacidades de seus produtos, a estrutura ética da Nice é compartilhada com cada cliente junto com sua licença robótica. Embora a determinação final do que é benéfico para a humanidade seja subjetiva e contextualmente enraizada, a iniciativa visa manter a importância de garantir um impacto positivo no RPA como prioridade do setor.

  • Os robôs devem ser projetados para um impacto positivo: os robôs devem ser construídos para contribuir com o crescimento e o bem-estar da força de trabalho humana. Considerando os impactos sociais, econômicos e ambientais, todo projeto que envolva robôs deve ter pelo menos uma justificativa positiva claramente definida.
  • Robótica livre de preconceitos: atributos pessoais como cor, religião, sexo, gênero, idade e outros status protegidos são eliminados ao criar robôs, de forma que seu comportamento seja agnóstico para o funcionário. Os algoritmos de treinamento são avaliados e testados periodicamente para garantir que estejam livres de preconceitos.
  • Os robôs devem proteger os indivíduos: uma consideração cuidadosa é dada para decidir se e como delegar decisões aos robôs. Os algoritmos, processos e decisões embutidos nos robôs devem ser transparentes, com a capacidade de explicar as conclusões com uma lógica inequívoca. Consequentemente, os humanos devem ser capazes de auditar os processos e decisões de um robô e ter a capacidade de intervir e corrigir o sistema para evitar possíveis ofensas.
  • Os robôs devem ser acionados por fontes de dados confiáveis: os robôs devem ser projetados para agir com base em dados verificados de fontes confiáveis. As fontes de dados usadas para algoritmos de treinamento devem ser mantidas com a capacidade de referenciar a fonte original.
  • Os robôs devem ser projetados com governança e controle holísticos: os seres humanos devem ter informações completas sobre as capacidades e limitações de um sistema. As plataformas de robótica devem ser projetadas para proteger contra abuso de energia e acesso ilegal, limitando, monitorando proativamente e autenticando qualquer acesso à plataforma e todo tipo de ação de edição no sistema.

Serviço
www.nice.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.