book_icon

Especialista do Google Cloud cita previsões para empresas na Nuvem em 2021

Entre elas, que haverá busca por gerenciamento de dados e a rapidez de acesso
Especialista do Google Cloud cita previsões para empresas na Nuvem em 2021

O interesse pela adoção da Nuvem em diversos mercados é realidade no mundo todo e o fenômeno foi ainda mais acelerado em 2020 com a procura por soluções on-line, muito relacionadas ao trabalho e estudo remoto, necessidades da pandemia causada pela Covid-19.
Para este ano, a tendência é que segurança de dados e capacidade de armazenamento sejam prioritárias, aponta Adolfo Abreu,  gerente de Customer Engineer do Google Cloud no Brasil.

Segundo levantamento realizado pela consultoria IDC, 59% das empresas brasileiras já estão fazendo a transição para um modelo de nuvem híbrida em suas estruturas de TI. “A tendência entre as empresas que buscam acelerar seus processos de transformação digital é a preparação para alcançar uma infraestrutura em nuvem, a fim de obter uma operação mais ágil, eficiente e flexível, obtendo assim mais insights relevantes baseados em dados, tornando-as mais competitivas para seus mercados de forma geral”, explica o executivo.

A próxima fase da Computação em Nuvem terá como foco os benefícios dessa transformação e não apenas o custo

Com isso em mente, o especialista listou tendências em tecnologia de Nuvem e as expectativas para o ano de 2021, como o custo-benefício, em que a próxima fase da Computação em Nuvem terá como foco os benefícios dessa transformação e não apenas o custo. Para 2021, os modelos de nuvem começarão a adotar análises de dados e Inteligência Artificial, IA, com sistemas mais complexos e completos, acelerados pelas demandas dos cliente.

Outro ponto destacado é a privacidade em primeiro lugar. De acordo com ele, o modelo de Nuvem moderno deve suportar a discussão em torno da soberania dos dados e questões de acessibilidade, mudando a forma como as empresas fazem negócios. Com o aumento de regulamentações e as preocupações com segurança e privacidade, o Google Cloud construiu plataformas com base nesses requisitos básicos, para que as empresas possam fazer a migração para a nuvem com a garantia de que os dados estarão protegidos.

Estratégia de TI aberta é mais um item apontado como tendência por Abreu. Em 2021, estima-se que 80% ou mais das empresas adotem uma estratégia de TI híbrida ou multi-cloud. O especialista diz que os clientes da Nuvem desejam opções para digitalizar suas cargas de trabalho. As APIs abertas serão os caminhos a seguir, devendo ser adotadas pela maioria das empresas, permitindo que obtenham os benefícios específicos de que precisam de cada nuvem como se fosse uma infraestrutura única. Uma infraestrutura aberta permitirá a escolha do caminho da nuvem que funciona melhor para cada negócio.

Inteligência de dados em tempo real está entre as previsões, já que em breve, os dados residentes na Nuvem devem superar os arquivados em data centers. Isso ocorre porque os dados mundiais crescerão 61% até 2025. O desafio será capturar a utilidade desse montante de informações. Acompanhar dados armazenados anteriormente pode trazer várias informações, mas cada vez mais exigidas informações imediatas, principalmente para reagir a casos inesperados com agilidade com ganho de custos e mitigação de riscos. E, ainda, a diferenciação no mercado: embora a Nuvem possa trazer incontáveis oportunidades para melhores opções de análises e gerenciamento de dados, o fato de tantas empresas estarem mudando para essas soluções significa que as organizações precisarão de uma estratégia digital forte para se manterem competitivas, e isso se estende até o armazenamento de dados. A tendência é diminuir a linha que separa os dois tipos de armazenamento e processamento.

Para as empresas, a mudança está acontecendo rapidamente e são empolgantes. Com a utilização de todas as opções que são oferecidas atualmente, as companhias serão capazes de responder em tempo real aos problemas, ajudar as pessoas e obter insights de negócios cada vez mais inteligentes, de forma mais rápida.

O Google Cloud oferece infraestrutura de ponta, plataformas e soluções da indústria e recursos de Computação em Nuvem corporativa que utilizam a tecnologia avançada do Google para apoiar empresas. Em mais de 150 países, clientes recorrem ao Google Cloud como seu parceiro para solucionar seus maiores desafios de negócio.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.