book_icon

Sete áreas que estão sendo transformadas pela inteligência artificial

Confira os segmentos apontados pelo levantamento da BSA “Artificial Intelligence in Every Sector”
Sete áreas que estão sendo transformadas pela inteligência artificial

inteligência artificial neuralA inteligência artificial é uma ferramenta e, apesar da maioria das pessoas estarem familiarizadas com o termo, elas ainda não se dão conta de como a tecnologia está afetando indústrias do mundo inteiro e transformando vidas. Desde ajudar produtores a proteger suas lavouras, até apoiar o desenvolvimento de cidades mais seguras e viabilizar importantes descobertas médicas, a inteligência artificial está contribuindo para um mundo melhor.

“A IA permite uma análise de dados que não seria possível para nenhum de nós, encontrando conexões que melhoram a qualidade e a exatidão da tomada de decisões”, Antonio Eduardo Mendes da Silva

“A IA permite uma análise de dados que não seria possível para nenhum de nós, encontrando conexões que melhoram a qualidade e a exatidão da tomada de decisões”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. A BSA é a principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional.

O levantamento da BSA “Artificial Intelligence in Every Sector” (“Inteligência Artificial em Todos os Setores”, em português), aponta algumas das diversas áreas que estão sendo revolucionadas pela tecnologia. Veja abaixo:

  1. Saúde e qualidade de vida

Softwares poderosos possibilitam que pesquisadores encontrem tratamentos para doenças raras. Agora é possível analisar centenas de amostras, levando em conta drogas já existentes e compostos para possíveis novos tratamentos. A inteligência artificial também possibilita que médicos tomem decisões melhores ao lhes garantir acesso ao histórico médico completo de seus pacientes, assim como a relatórios detalhados, sugestões de diagnósticos e tratamentos formulados com base tanto nas informações do paciente quanto em estatísticas públicas.

  1. Segurança

A inteligência artificial ajuda as empresas a estar sempre um passo à frente das ameaças cibernéticas ao prever possíveis riscos, ao mitigar ataques em tempo real, ao gerenciar o acesso a recursos e ao criptografar dados estratégicos. Isso tudo só é possível graças à análise de imensas quantidades de dados.

  1. Infraestrutura

Criar uma infraestrutura desenhada para o século 21 passa obrigatoriamente pela inteligência artificial. Ela viabiliza a construção de cidades mais inteligentes e seguras por meio de sensores que monitoram a segurança e a fluidez do tráfego, identificam falhas em construções automaticamente e monitoram e controlam redes elétricas, facilitando a localização e o conserto de interrupções na distribuição.

  1. Educação

Ferramentas de inteligência artificial estão tornando possíveis tutorias digitais, currículos personalizados e programas de aprendizagem que se adaptam aos alunos. Planos de aula e atividades com níveis de dificuldade variáveis também podem estar à disposição dos professores, fazendo com que eles economizem tempo ao longo do ano letivo.

  1. Varejo e negócios

Negócios com uma grande base de clientes, como bancos, cadeias de restaurantes e grandes varejistas conseguem analisar a imensa quantidade de dados coletados todos os dias graças à inteligência artificial. Assim, eles conseguem ter insights sobre as preferências dos consumidores e sua própria performance. Isso melhora a experiência final do cliente e aumenta a eficiência do negócio. Softwares também ajudam a otimizar o design de produtos, usando dados para prever diversos cenários.

  1. Agricultura

Usando imagens captadas por drones, aviões e satélites e algoritmos, a inteligência artificial pode ajudar produtores ao redor do mundo a ganhar maior controle sobre suas safras, identificando o melhor momento para o plantio, monitorando lavouras e até prevendo o preço do seu produto.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital