book_icon

Prefeituras da Grande Belo Horizonte investem na Transformação Digital das cidades

Experiências tecnológicas foram compartilhadas durante o Webinar das Cidades Digitais da região que reuniu gestores de 60 Prefeituras

Prefeituras da Grande Belo Horizonte investem na Transformação Digital das cidades

As Prefeituras da Grande Belo Horizonte estão investindo na Transformação Digital e no conceito de cidade inteligente, que busca melhorar a qualidade de vida da população através das Tecnologias da Informação e Comunicação. É o que destacaram prefeitos e gestores durante encontro virtual, nesta terça-feira (08), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).

Representantes de 60 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da região, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, que mostrou como as Prefeituras de Belo Horizonte, Pará de Minas e Sete Lagoas têm adotado medidas para controle da gestão municipal e atendimento ao cidadão.

Tão importante quanto Transformação Digital, cidades inteligentes e sistemas relacionados é manter as pessoas conectadas porque com esse movimento quem fica de fora do mundo digital está fora de tudo 

“São informações e conhecimentos importantíssimos neste momento para essa região que tem uma taxa de renovação nas administrações municipais de 55%. A Rede Cidade Digital fez um levantamento mostrando que de 49 municípios que compõem a Grande Belo Horizonte, temos 27 novos prefeitos eleitos e que enfrentam um momento emblemático de nossa história. Além das situações naturais de um começo de gestão, em meio a uma pandemia. Portanto, é essencial o uso da tecnologia que influencie positivamente na vida das pessoas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, destacou que cerca de 80% dos serviços ao contribuinte podem ser acessados online. “Isso nos deu uma redução de aproximadamente 70% da presença da população. Além das filas, a morosidade do processo que desgastava muito a administração pública e atrapalhava e arrecadação”, argumentou o prefeito.

Duílio de Castro também comentou sobre futuros projetos como de modernização da iluminação pública da cidade de 241 mil habitantes. “Esse processo que fizemos de informatização nos trouxe a capacidade de arrecadar mais economizando. Lógico que a pandemia acelerou muito esse processo e é importante que as cidades e as Prefeituras entendam que o investimento em tecnologia é um processo irreversível”, opinou o prefeito de Sete Lagoas.

Planejamento
Um dos passos importantes para a Transformação Digital das cidades, segundo o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (PR), é a elaboração do Plano Diretor da Tecnologia da Informação (PDTI).

O especialista convidado para o encontro com Prefeituras mineiras, ressalta que o PDTI é importante para os municípios que priorizam uma melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação dos serviços ao cidadão. “O PDTI serve para diagnosticar e planejar a gestão dos recursos e processos de TI para que a gente vise atender às necessidades que os administradores públicos vão pretender em determinado período e que isso seja feito de maneira eficiente, que efetivamente traga benefícios para a sociedade como um todo”, explica.

Inclusão Social
Outro ponto importante na implantação de uma cidade inteligente é a inclusão social e digital da população, em especial da parcela menos favorecida. Em Belo Horizonte, a Prefeitura começa a implantar um projeto pioneiro que levará o sinal wifi para os moradores de vilas e favelas da capital.

O diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, lembra que com a migração de diversos serviços para o meio digital durante a pandemia também surge a necessidade de se prover conectividade. “Tão importante quanto Transformação Digital, cidades inteligentes e sistemas relacionados é manter as pessoas conectadas porque com esse movimento quem fica de fora do mundo digital está fora de tudo”, ressalta.

Pará de Minas é outro município que investe para tornar os serviços públicos mais conectados e eficientes. O prefeito Elias Diniz destacou o investimento em tecnologia e adoção de serviços como o de telemedicina. “Foi feito esse trabalho estratégico onde trabalhamos a tecnologia, inclusive trabalhando diretamente o sistema de digitalização dos nossos aparelhos e isso envolve muito recurso. Além de recurso, mão de obra qualificada”, analisa o prefeito.

O Webinar das Cidades Digitais da Grande Belo Horizonte teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, ClipEscola, AX4B, Egov e Digix.

 

AX4B

cidade inteligente

ClipEscola

Digix

Egov

Prefeituras da Grande Belo Horizonte

Rede Cidade Digital (RCD)

S. Clara Comunicação

Sonner

Transformação Digital das cidades

Valdireni Alves

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento