A SmartAcqua passa a disponibilizar ao mercado brasileiro a Prestação de Serviços de Diagnóstico e Prognóstico das perdas de água, que incluem a Solução SmartAcqua e Consultoria Especializada, voltados para as empresas públicas e privadas de saneamento básico e inclusive para suas prestadoras de serviços. O objetivo pretendido é auxiliar essas empresas a definir processos e metodologias de trabalho para que realmente consigam mapear quais são e onde se encontram as perdas de água nas cidades, além de construir pontualmente justificativa técnica, econômica e financeira para viabilizar a execução de um projeto sustentável.
Hélio Samora, CEO da SmartAcqua, salienta que, especificamente na área de saneamento básico, apenas a implementação de uma tecnologia pode não garantir o sucesso esperado, pois visa somente a disponibilização da solução para o cliente, utilizando os dados adquiridos em condições operacionais. “Por meio da nossa consultoria especializada, essas companhias terão como definir processos e métodos para utilizar a solução SmartAcqua no dia a dia. Isso porque não adianta o sistema gerar os relatórios e ações de campo se o cliente não possui infraestrutura de pessoas e processos para executar as ordens propostas pelo sistema. Sem uma orientação adequada, nada vai acontecer e as perdas vão se perpetuar. É o que acontece na realidade”, explica o empresário.
Na avaliação de Enéas Ripoli, CTO da SmartAcqua, atualmente boa parte das empresas desse setor ainda não possui os recursos necessários para localizar e reduzir as perdas de água de forma eficiente. “A maioria delas sabe de cor e salteado que deve combater as perdas de água, mas não sabe por onde começar ou começa por caminhos equivocados que não levam a obter e maximizar os resultados esperados”. Com isso, segundo Ripoli, elas acabam por desistir ou manter o “status quo” e conviver drasticamente com a escassez de água, em consequência das ineficiências operacionais e comerciais que causam agravantes sociais (doenças) e ambientais. Prova disso são os indicadores do SNIS 2019 mostrando que as perdas totais de água no Brasil são da ordem de 39,2% (água produzida x água faturada – inclusão de políticas tarifárias) e 51,0% (água produzida e efetivamente consumida – exclusão de políticas tarifárias).
A contratação desses serviços pelas empresas privadas será feita de forma direta, e pelas públicas, através da lei de licitações. A SmartAcqua se encarrega de elaborar um orçamento técnico e comercial com base em cada cidade, a partir de dados comerciais, operacionais, de produção e de censo existentes, assim como pesquisas de campo. O prazo mínimo estabelecido de contratação é de seis meses para que o cliente tenha especificadamente toda a condição de executar ou terceirizar os serviços de combate a perdas de água de forma sistemática.
“Além de oferecer uma solução baseada em Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina, e em constante atualização, o objetivo da SmartAcqua é diversificar a venda e o uso da sua ferramenta, oferecendo valores agregados de Consultoria Especializada para as empresas desse segmento. Esse é o nosso principal diferencial”, finaliza Ripoli.
A SmartAcqua é uma startup criada em agosto de 2019 para oferecer ao mercado a solução SmartAcqua que utiliza Inteligência Artificial, informações de campo, de sensores, algoritmos e estatísticas avançadas para detectar e priorizar as perdas de água nas redes de abastecimento e nos pontos de consumo. A solução foi construída por profissionais com mais de 35 anos de experiência em Gestão de Recursos Hídricos e Implementação de Sistemas de Tecnologia da Informação. Com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa possui experiência comprovada na Gestão de Perdas de Água e tem como foco a busca da eficiência econômica, auxiliando os clientes a combater as perdas de água, maximizando a receita e otimizando os custos operacionais.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo