Com um crescimento de 50% ao longo dos últimos 12 meses em sua carteira de clientes da indústria, o Anymarket, uma plataforma de vendas em marketplaces que promove operações simples, ágeis e centralizadas, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo e-commerce, encomendou uma pesquisa online sobre a Indústria 4.0 para o E-commerce Brasil.
Além dos números do ANY, no atual cenário do e-commerce as plataformas de marketplaces vêm quebrando muitas barreiras e trazendo oportunidades para que as indústrias tradicionais se relacionem diretamente com os consumidores. Além disso, cresce a percepção que a indústria precisaria incrementar o seu modelo de negócios para se adaptar ao movimento de Transformação Digital, iniciado pelo varejo e que agora chega com força, também, aos setores de manufatura e serviços.
Neste sentido, o termo Indústria 4.0 vem sendo usado para descrever um conceito que combina automação e tecnologia da informação, além de todos os principais fatores que englobam inovação tecnológica nesses campos aplicados aos processos de manufatura.
As descobertas dessa pesquisa realizada com a base do ECBR renderam vários insights importantes sobre as oportunidades dos marketplaces como solução para indústria, incluindo:
De acordo com as respostas, 43,8% indicam que a análise de dados para a tomada de decisões é a área em que a indústria pretende investir mais recursos.
As maiores vantagens que a indústria avalia ao migrar sua operação para marketplaces é a maior visibilidade para sua marca e consequentemente gerar mais vendas, opção indicada por 68,8% dos pesquisados.
Para 68,8% dos entrevistados, as funcionalidades consideradas vitais para a indústria melhorar sua operação atual são a integração entre canais de e-commerce, ERP e hub de marketplaces.
Entre os obstáculos da para a digitalização da indústria estão os custos da operação com 41,7%, seguido pela dificuldade de Interação com as plataformas de venda do produto com 35,4% das respostas.
35,4% dos respondentes indicam que o e-commerce próprio e a venda via marketplaces são os canais mais utilizados na operação de e-commerce.
Por fim, os principais desafios enfrentados pela indústria no e-commerce são a construção da marca com 58,3% e o processo logístico com 46,8%.
A verdade é que a busca por soluções de marketplace gera múltiplos benefícios para as empresas de manufatura, entre eles, maior proximidade com o cliente final, o que permite acesso ao seu perfil e demandas em tempo real. O Anymarket possui diversas funcionalidades que podem ajudar as indústrias a aumentarem suas vendas nos marketplaces.
E uma das funcionalidades de mais valor que o Anymarket oferece atualmente à indústria é o controle de fluxo das notas fiscais (venda, retorno e remessa) do fulfillment. De acordo com Desirée de Megre, Product Owner, essa nova função que o hub oferece atenderá a todas as integrações do XML do Mercado Livre, por exemplo, o que agrega bastante valor. “Acredito que com essa feature seremos mais competitivos com o segmento de indústria, agregando valor na entrega de soluções que efetivamente melhoram o dia a dia da operação.”
Além desta funcionalidade, o Anymarket também oferece o diferencial em todo o atendimento de onboarding, que é realizado com acompanhamento de um gerente de projetos do Anymarket, durante o uso da plataforma com o objetivo de proporcionar a proximidade necessária para a resolução de problemas, além de múltiplos Centros de Distribuição (CDs).
De acordo com Jorge Nascimento, analista de marketplace da Electrolux, o atendimento é o que proporciona à indústria melhores condições para as operações em e-commerce. “Não adianta ter um sistema bom se você não tem um bom atendimento. Cada vez mais deixamos de olhar a parte operacional, que era o problema lá atrás, para podermos focar na parte estratégica comercial. Todas as preocupações, questionamentos que tínhamos, tudo foi conversado e sanado.”
Ainda de acordo com Desirée, o Anymarket abraçou o desafio de continuar a busca por novas funcionalidades e ampliar ainda mais a atuação no segmento da Indústria. “Nosso grande desafio é nos manter em constante atualização, atendendo às necessidades do dia a dia da operação. Para isso, colocamos sempre o atendimento de prontidão para a escuta sobre as dores que surgem no segmento. Foi assim que proporcionamos a melhoria com o fluxo completa das notas fiscais para o fulfillment, e é desta forma também que estamos trabalhando em outras melhorias e integrações já elencadas por alguns de nossos 120 clientes no segmento”, complementa.
Para mais informações sobre como a indústria pode dar os primeiros passos rumo ao comércio digital, acesse https://bit.ly/3yJt3gW.
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