book_icon

Estudo da Denodo revela que Nuvens híbridas e múltiplas estão em alta

As organizações estão acelerando sua jornada na Nuvem para tirar proveito de sua flexibilidade, controlar custos e simplificar o gerenciamento de dados

Estudo da Denodo revela que Nuvens híbridas e múltiplas estão em alta

A 4ª edição da pesquisa Global Cloud Survey 2021 da Denodo, provedora de virtualização de dados, revelou que as organizações estão acelerando sua jornada na Nuvem para tirar proveito de sua flexibilidade, controlar custos, acelerar o tempo de lançamento no mercado e simplificar o gerenciamento de dados. De acordo com os entrevistados da pesquisa, que incluiu 150 empresas globais e profissionais de TI de vários setores da indústria, a implantação da Nuvem híbrida continua sendo a escolha dominante, já que mais de um terço dessas organizações (35%) usam esse modelo. A nuvem privada responde por quase um quarto de todas as cargas de trabalho (24%), seguida pela Nuvem pública, que permaneceu quase estável em 16%. A Nuvem múltipla continua sendo uma escolha popular para quase uma em cada dez organizações (9%) que optam por adquirir os melhores aplicativos, repositórios de dados e tecnologias de orquestração de infraestrutura entre diferentes provedores de serviços para evitar o bloqueio de um único fornecedor.

À medida que as organizações adotam a Nuvem mais rápido do que nunca, os processos de TI estão se tornando mais automatizados e ágeis por meio da adoção de microsserviços e contêineres

“Embora já saibamos que a Nuvem se tornou uma força inevitável no gerenciamento da infraestrutura de TI, com muitos desafios na migração, as organizações muitas vezes não têm um caminho claro para a adoção da Nuvem”, disse Ravi Shankar, vice-presidente sênior e diretor de Marketing da Denodo. “Nos últimos quatro anos, nosso público vem compartilhando como vê o caminho para uma modernização de infraestrutura de sucesso se desenrolar. Assim como a maioria do nosso público, eu pessoalmente acredito que um Data Fabric lógico bem organizado, criado com virtualização de dados, pode ser a chave para ajudar as organizações a adotarem uma estratégia híbrida ou de várias Nuvens que seja fácil de implantar, gerenciar e manter”, completou.

Mesmo que o número de organizações com algum nível de adoção da Nuvem tenha permanecido estável ano após ano, a porcentagem de organizações que estão movendo cargas de trabalho avançadas para a Nuvem aumentou 25% (19,59% em 2021 contra 15,48% em 2020). Embora a segurança e as habilidades ainda sejam as principais preocupações das organizações, as estatísticas indicam claramente que as empresas estão ficando mais confiantes em mover suas cargas de trabalho importantes para a Nuvem e adotá-la mais do que nunca.

Em termos de provedores de Nuvem, a AWS e o Microsoft Azure ainda detêm a maior parte do mercado de Nuvem (65% combinados), enquanto outros, como o Google Cloud Platform (GCP), estão lentamente se recuperando.

Como uma porcentagem considerável de organizações está dando o primeiro passo para a Nuvem com cautela, os Marketplaces estão se tornando muito populares, já que quase metade (45%) está aproveitando os vários incentivos, incluindo baixos investimentos iniciais e riscos.

Outros dados

Sobre a motivação, o preço do serviço público/pré-pago foi a mais citada com 35%, seguido por sua capacidade/capacidade de autoatendimento para minimizar a dependência de TI (25%) e aquisição simplificada (14%). Evitar um compromisso de longo prazo também foi um motivador com 6%.

Segundo o estudo, as empresas estão usando a Nuvem para vários casos de uso, sendo os dois mais populares o uso de análise e infraestrutura e Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Os casos de uso de IA/ML e de processamento de fluxo estão mostrando sua importância em como as empresas estão usando essas tecnologias para suas operações diárias, já que o crescimento ano a ano para cada uma variou entre 50% e 100%. Quase 50% dos participantes aproveitam várias soluções para integração de dados na Nuvem, sendo as mais populares Data Lakes, pipeline de ETL, Data Warehouse em Nuvem e armazenamento.

À medida que as organizações adotam a Nuvem mais rápido do que nunca, os processos de TI estão se tornando mais automatizados e ágeis por meio da adoção de microsserviços e contêineres – 50% dos entrevistados indicaram que estão usando o Docker para automação e portabilidade. A adoção do Kubernetes também está aumentando em um ritmo constante, porque para muitas organizações, centenas e às vezes milhares de microsserviços abrangem ambientes de TI locais e várias Nuvens.

Serviço
www.denodo.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.