book_icon

Logicalis fortalece parceria com Microsoft para acelerar evolução das operadoras na AL

Empresa incorpora nova solução ao seu portfólio para apoiar empresas de telecomunicações da região em seus desafios futuros

Logicalis fortalece parceria com Microsoft para acelerar evolução das operadoras na AL

Certamente, a evolução da indústria de telecomunicações tem sido rápida. Se antes da pandemia havia a necessidade de reconfigurar os modelos de serviços e operações, hoje ela se tornou mandatória. Os consumidores estão superlotando ecossistemas digitais, exigindo plataformas e serviços de conectividade mais robustos.

Nesse sentido, e com a iminente chegada do 5G, surge a necessidade de continuar adicionando tecnologias que permitam uma operação eficiente e a monetização de investimentos, gerando valor aos clientes com uma nova gama de serviços e produtos.

Diante desse cenário, a Logicalis busca responder às necessidades do setor de telecomunicações, ampliando sua posição de parceira global da Microsoft, incorporando a solução Azure for Operators em seu portfólio.

A metodologia desta plataforma funda-se na disponibilidade baseada no crescimento e na geração de negócios, permitindo investimentos inteligentes, sem custos iniciais elevados  

“É de grande urgência agilizar a renovação e a modernização dos processos. As plataformas do futuro devem reduzir custos para permitir criar novos modelos de negócios com agilidade e simplificar fluxos de ingresso de novos clientes e serviços. Para isso, a Logicalis está impulsionando o Microsoft Azure for Operators, uma plataforma orgânica que condensa eficiência e continuidade operacional com foco no consumo gradual”, diz Christian Hisas, diretor de Tecnologia e Portfólio da Logicalis para a América Latina.

A metodologia desta plataforma funda-se na disponibilidade baseada no crescimento e na geração de negócios, permitindo investimentos inteligentes, sem custos iniciais elevados.

“O Azure for Operators é uma infraestrutura híbrida e de superescala que disponibilizará às operadoras a agilidade necessária para inovar rapidamente e entregar novos serviços 5G em uma rede programável e confiável. A nova plataforma engloba tecnologias de arquitetura baseadas em serviços, redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV). As operadoras poderão construir soluções e serviços para atender as demandas das empresas onde quer que elas estejam, seja na ‘borda’ das companhias, em sistemas de rede ou na nuvem”, diz Danni Mnitentag, Vice-Presidente de Parceiros na Microsoft.

Uma aliança que fortalece a indústria
Com mais de três anos de parceria, a relação entre a Logicalis e a Microsoft já lançou diferentes projetos juntos. Ambas as empresas desenvolveram na América Latina um laboratório que permite testar o Azure para as mais diversas tecnologias das operadoras e implementá-las, em um ambiente de conteúdo, para co-criar novas plataformas e melhores soluções para os clientes.

Este centro é o espaço ideal para gerar e testar casos de uso que ajudam a revolucionar e gerar mudanças substanciais em setores como bancos, varejo, saúde, entre outros.

“A partir de um serviço consultivo e baseado na assessoria, ajudamos as empresas a evoluir em suas formas de operar. Temos ampla experiência no mercado de telecomunicações, mas também conhecemos em profundidade os negócios desses outros setores, como indústria, petróleo e varejo, que verão o benefício de tecnologias como o 5G. Isso, juntamente com nossas capacidades regionais, nos permite ser um aliado estratégico da Microsoft em nosso papel de integrador”, explica Hisas.

Após a digitalização e transformação, as operadoras passarão a ter uma infraestrutura baseada em software, permitindo que eles atualizem seus processos de negócios em tempo real com base nas necessidades de seus clientes. O Azure for Operators complementa essa nova necessidade com uma plataforma flexível, ágil e integrativa.

Implementação bem-sucedida do 5G em um caminho de muitos desafios
O novo paradigma nas comunicações promete uma revolução nos serviços e soluções que as operadoras entregarão. E para a América Latina, sugere o desafio de orquestrar múltiplos fatores para oferecer um bom atendimento ao cliente.

“Com um DNA de programadores, queremos fazer parte da construção e implementação da estratégia 5G para a América Latina. O desafio de implantar e sustentar novos modelos operacionais é motivador. Na verdade, já iniciamos a prova de conceito baseada em novas tecnologias com diversas operadoras da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru”, explica Hisas.

Os processos de negócios da indústria de telecomunicações estão sendo transformados por novas tecnologias e novas necessidades dos consumidores. Para isso, a Logicalis atua como parceira da Microsoft para construir plataformas estáveis, resilientes, flexíveis e seguras, com eficiência e produtividade, de qualquer lugar.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.