book_icon

Estudo da Frost & Sullivam lista oportunidades em TI

As empresas precisam de auxílio especializado para sua jornada de Transformação Digital
Estudo da Frost & Sullivam lista oportunidades em TI

transformação digitalDe acordo com a consultoria Frost & Sullivan, 43% das organizações em todo o mundo usam hoje infraestrutura como serviço (IaaS) em Nuvem pública, com outros 34% prevendo aderir nos próximos dois anos. Além disso, 64% das organizações contrataram provedores de serviços profissionais ou gerenciados terceirizados para ajudá-los em suas jornadas na Nuvem, com outros 27% considerando isso. Essas informações constam do estudo Top 5 Growth Opportunities the Cloud Industries for 2021.
A primeira grande oportunidade identificada pelo estudo é o Multicloud híbrido. As empresas costumavam pensar a Nuvem como um lugar, um data center remoto e multilocatário, gerenciado por um provedor de serviços. Segundo estimativas, 43% das organizações em todo o mundo usam uma configuração de várias Nuvens públicas, 42% usam Nuvens híbridas (pública, data center privado e instalações de Edge ou Colocation). As organizações dependentes de dados precisam de recursos de computação e armazenamento que integrem perfeitamente a Nuvem, o Data Center e os pontos de presença. Aplicativos cada vez mais complexos, incluindo microsserviços, integrações de aplicativos de terceiros e dados hospedados em várias fontes, exigem um ambiente híbrido. Dessa forma os provedores de serviços e plataformas em Nuvem devem investir em tecnologias de código aberto e APIs que permitam aos usuários migrar e integrar facilmente aplicativos em suas infraestruturas.

Na pandemia, apesar de ter algumas cargas de trabalho na Nuvem, muitas empresas estavam mal preparadas para meses de paralisações  

Outro ponto abordado pelo estudo se refere à quantidade crescente de dados gerados pelas empresas. Assim, 48% das corporações têm uma iniciativa para se tornar centrada em dados e aproveitá-los para análises com uso de Inteligência Artificial para tomar decisões e melhorar as operações. Outros 42% planejam iniciar esse programa dentro de dois anos. As empresas têm dificuldade em mover dados para um ambiente de Nuvem seguro, que permita fácil acesso a análises avançadas. Tanto que 59% das empresas disseram que encontraram obstáculos, como tempo ou custo significativo ao projeto de migração de dados.
Os provedores continuam a trazer software, serviços e dispositivos de hardware de migração de dados para o mercado em um esforço para facilitar a migração para a Nuvem. No entanto, o grande volume de dados, a urgência de atender às regulamentações de conformidade e a necessidade de garantir a integridade (sem perda de bits) deixam espaço no mercado para soluções inovadoras. Os provedores de plataforma e serviço devem ter uma visão holística do desafio da migração de dados corporativos, expandindo a funcionalidade de suas soluções.
Serviços gerenciados
As empresas percebem que é fácil implementar uma instância de Nuvem, mas extremamente difícil implementar uma estratégia eficaz, diz o estudo da Frost & Sullivan. Assim, 64% das organizações em todo o mundo disseram que contrataram provedores de serviços profissionais ou gerenciados terceirizados para auxiliar em suas jornadas na Nuvem, com outros 27% considerando isso. Já 39% dos entrevistados disseram que os principais serviços incluem a implementação de procedimentos de backup e recuperação, seguido pelo gerenciamento de mudanças organizacionais e culturais (37%); e desenvolver uma estratégia e um roteiro de Nuvem (36%). A recomendação é que os participantes do ecossistema, particularmente provedores de serviços gerenciados, devem aliviar as empresas dessa carga de complexidade, permitindo que elas se concentrem em seus aplicativos e operações de negócios, em vez de integrações de carga de trabalho.
A Frost & Sullivan afirma no estudo que a modalidade de Colocation vai estar em alta novamente, graças à Nuvem híbrida e o Edge Computing. Em um momento em que os provedores de serviços de TI e telecomunicações estão correndo para se desfazer de suas instalações de data center, pode parecer que este mercado secou. Mas tanto o Colocation no varejo quanto no atacado estão crescendo. Estima-se que 47% das organizações usam este serviço hoje, com outros 37% planejando adotar nos próximos dois anos. O que está impulsionando este mercado é o Edge Computing. As empresas estão movendo as cargas de trabalho para mais perto de onde os dados são coletados e/ou usados, para minimizar os problemas de desempenho induzidos pela latência. Nuvens híbridas, que conectam recursos privados com Nuvens públicas, podem ser alocadas em uma instalação de Colocation com conexões diretas.
Por fim, complentando o Top 5 da empresa de consultoria, o estudo diz que os provedores de serviços de tecnologia devem ajudar as empresas a compreender não apenas os benefícios de adotar uma estratégia abrangente de nuvem híbrida, mas também os riscos de não realizar nenhuma ação. Na pesquisa, apenas 16% das empresas atendem aos mais altos padrões do modelo de maturidade em Nuvem da Frost & Sullivan, que avalia fatores como adoção híbrida e multicloud, rede flexível, centralização de dados e desenvolvimento de aplicativos modernos. Na pandemia, apesar de ter algumas cargas de trabalho na Nuvem, muitas empresas estavam mal preparadas para meses de paralisações, suporte para trabalho remoto e o desafio de tornar os dados seguros, disponíveis e compatíveis fora do data center da empresa.
Serviço
ww2.frost.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.