book_icon

Rio Preto aposta em rede sem fio como caminho para o futuro

A agilidade proporcionada pelo Wi-Fi com soluções Aruba foi fundamental para que órgãos da cidade paulista superassem desafios impostos pela pandemia

Rio Preto aposta em rede sem fio como caminho para o futuro

São José do Rio Preto, município do interior paulista que já é um dos mais conectados do País, deverá ganhar algumas posições no ranking nos próximos anos. Isso porque os órgãos municipais vêm investindo em uma rede sem fio que garante muito mais inteligência, automação, agilidade e segurança no tráfego de dados.

A atualização da rede é um projeto de longo prazo liderado pela Empro Tecnologia e Informação. Rio Preto já conta com uma rede de anel óptico com extensão de aproximadamente 400 quilômetros, interligando os prédios da administração pública municipal. Porém, essa rede cresceu de forma heterogênea ao longo dos anos, com equipamentos de fornecedores diferentes que não estavam integrados entre si. Cada atualização tinha de ser feita individualmente, algo impraticável quando se tem dezenas de unidades espalhadas pela cidade.

Para ampliar a segurança, a equipe de TI criou quatro níveis de usuário, com diferentes permissões de acesso. A rede corporativa tem cerca de 5.000 usuários  

Para resolver o problema e criar a base para uma cidade inteligente, a Empro começou a propor aos órgãos públicos a substituição da rede cabeada pelo Wi-Fi. Desde 2019, a Secretaria da Fazenda e outros órgãos já foram modernizados com soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, em parceria com a Ziva Tecnologia e Soluções.

Além da conectividade móvel de alta performance e simplicidade de configuração, as soluções incluem acesso remoto seguro à VPN, segmentação dinâmica de usuários e visibilidade dos dispositivos que acessam a rede, com autenticação via ClearPass. Para ampliar a segurança, a equipe de TI criou quatro níveis de usuário, com diferentes permissões de acesso. A rede corporativa tem cerca de 5.000 usuários.

Os benefícios de uma rede sem fio e de equipamentos inteligentes ficaram nítidos durante a pandemia de Covid-19. A Empro foi capaz de fornecer conectividade a unidades de atendimento Covid-19 em poucas horas, e também de proporcionar aos Centros de Referência da Assistência Social conectividade sem fio para atualizar com rapidez o cadastro de beneficiários do auxílio emergencial. “A TI ganhou agilidade com a adoção da rede sem fio. Além disso, reduzimos o trabalho rotineiro de ‘apagar incêndios’ e podemos focar em inovação”, destaca Felipe Garcia, Assessor de Projetos da Empro. Os bons resultados nos órgãos municipais já refletem nos negócios da Empro: a demanda para instalação de novos Pontos de Acesso já cresceu 220% no ano de 2021 em relação a 2020.

Segundo Antenor Nogara, Country Manager da Aruba, Rio Preto é um exemplo de visão estratégica na administração pública. “Um projeto de cidade inteligente precisa estar apoiado em uma infraestrutura robusta, integrada e de fácil gerenciamento. A segurança também é um fator crucial devido à sensibilidade dos dados que trafegam nos diferentes órgão”, avalia.

Garcia avalia ainda que redes sem fio são o futuro e resultam em diversos benefícios, entre eles a redução de custos e preservação de investimentos. “São rapidamente instaladas, com baixo custo de manutenção e em caso de mudança, os equipamentos são facilmente remanejados”, diz.

“A rede automatizada dispensa intervenção. Mesmo uma pessoa sem conhecimento técnico pode instalar equipamentos da Aruba apenas colocando na tomada, porque a configuração é automática”, explica Alexandre Biehl de Sá, Analista de Projetos da Ziva. A rede Wi-Fi de Rio Preto é um dos projetos mais completos executados pela Ziva, e um exemplo de segmentação na borda inteligente, segundo Biehl de Sá.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.