book_icon

CEOs estão confiantes na retomada da economia e dos investimentos

Pesquisa divulgada pelo Gartner revela que 60% dos dirigentes empresariais esperam um boom econômico já neste ano e também em 2022

CEOs estão confiantes na retomada da economia e dos investimentos

A pesquisa 2021 Gartner CEO Survey: The Year of Rebuilding revela que a maioria dos CEOs está prevendo um boom econômico (60%) ao invés de uma estagnação (40%) em 2021 e 2022, de acordo com uma pesquisa recente de CEOs e executivos sênior do Gartner. Mais de um terço dos entrevistados (35%) dizem que vão retornar ou ultrapassar os níveis de receita de 2019 já neste ano. A pesquisa foi conduzida entre julho de 2020 a dezembro de 2020 com 465 CEOs e outros executivos de negócios seniores na América do Norte, EMEA e APAC em diferentes setores, receitas e tamanhos de empresa.

“As principais prioridades dos CEOs para 2021 mostram confiança”, disse Mark Raskino, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “Mais da metade relata o crescimento como seu foco principal e vê oportunidade do outro lado da crise, seguida por mudança de tecnologia e ação corporativa. Este ano, todos os líderes trabalharão duro para decodificar como é o mundo pós-pandemia e redesenhar a estratégia de negócios de médio a longo prazo. Na maioria dos casos, isso revelará uma rodada de novas mudanças estruturais de capacidade, localização, produtos e modelos de negócios”, completou o executivo.

O maior uso da tecnologia digital e a demanda por flexibilidade do canal digital também estão entre as três principais mudanças previstas no comportamento do cliente. Isso sugere que continuar a melhorar a forma como os clientes são atendidos digitalmente será vital

Mudanças relacionadas à tecnologia foram a segunda maior prioridade para os CEOs. Quando questionados sobre as cinco principais prioridades estratégicas de negócios da organização para os próximos dois anos, os entrevistados responderam com suas próprias palavras. As respostas dos CEOs incluíram cada vez mais a palavra “digital”, citada por um em cada cinco CEOs na pesquisa deste ano.

Quando se trata de tecnologias específicas, os CEOs veem a Inteligência Artificial (IA) como a tecnologia de maior impacto no setor. Mais de 30% dos entrevistados disseram que a computação quântica será altamente relevante para seus planos de negócios de longo prazo, mas ainda não têm certeza de que forma.

Blockchain, 5G , IA e computação quântica estão na vanguarda de uma corrida econômica emergente entre os EUA e a China, com um terço dos CEOs acreditando que as disputas comerciais em evolução entre as duas nações sobre essas tecnologias são uma preocupação significativa para seus negócios.

Dentro da terceira prioridade estratégica de negócios dos CEOs de “ação corporativa”, as fusões e aquisições (M&A) foram o item mais mencionado, aumentando 75% ano a ano. Isso mostra que os CEOs e executivos seniores em busca de vantagens em uma desaceleração cíclica estão buscando crescimento inorgânico estrutural.

Houve uma redução significativa nas menções de “receita de vendas” dentro da categoria de prioridade de crescimento e um aumento significativo nas menções de “novos mercados” em diferentes setores e tamanhos de empresa, sugerindo que os CEOs estão encontrando dificuldades para obter um simples crescimento incremental da receita de vendas usando as estratégias que os serviram bem no passado. “As aquisições de tecnologia podem impulsionar o progresso dos negócios digitais, ao mesmo tempo que fornecem acesso a setores de mercado com potencial de crescimento rápido”, observou Raskino.

Questões sociais

Mais de 80% dos CEOs esperam uma mudança duradoura de comportamento social decorrente da pandemia, como uma mudança permanente para o trabalho híbrido. Mudanças no comportamento do cliente também são esperadas: a maior preocupação entre os CEOs é que a demanda do cliente será restringida, especialmente em setores como o de viagens, e que os consumidores e os diretores financeiros (CFOs) também conterão os gastos relacionados. “O maior uso da tecnologia digital e a demanda por flexibilidade do canal digital também estão entre as três principais mudanças previstas no comportamento do cliente. Isso sugere que continuar a melhorar a forma como os clientes são atendidos digitalmente será vital”, disse Kristin Moyer, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.

À medida que questões essenciais de sustentabilidade e justiça social ganham o primeiro plano da consciência pública em muitos países, 39% dos CEOs disseram que assumir uma postura ativa de justiça social é bom para os negócios e que, em sua maioria, seus funcionários têm a mesma opinião. Isso deixa 61% que estão hesitantes em torno desses assuntos – a maioria ainda não está confiante e confortável em navegar no negócio por meio dessa área de mudança. Além disso, quase metade dos CEOs (45%) disse que a mitigação das mudanças climáticas está tendo um impacto significativo em seus negócios.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital