book_icon

SoftwareOne otimiza Automação de Análise de Crédito e Riscos na Neurotech

SoftwareOne otimiza Automação de Análise de Crédito e Riscos na Neurotech

A Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Big Data, acaba de finalizar a primeira fase da modernização de sua principal plataforma, o Riskpack, solução de análise de riscos para empresas. O projeto foi totalmente conduzido pela SoftwareOne, fornecedora de soluções de softwares e tecnologia de Nuvem e serviços, que tinha como objetivo preparar a arquitetura legada para as necessidades relacionadas ao crescimento da empresa e reduzir os custos da infraestrutura.

De acordo com Cleyton Leal, líder de Desenvolvimento de Negócios da SoftwareOne, por tratar-se do primeiro produto desenvolvido pela Neurotech, o Riskpack necessitava de adaptações para se tornar ainda mais flexível e contemplar inovações com maior agilidade. “O Riskpack possuía uma arquitetura legada e, consequentemente, algumas características mais onerosas, como consumo, estrutura, tecnologia, máquina e administração, e este era o nosso principal desafio a ser solucionado”, explica.

Com a otimização conduzida pela SoftwareOne, o custo de consumo da plataforma reduziu 30%, para os módulos modernizados

Além disso, segundo Leal, a plataforma que atualmente realiza mais de 30 milhões de transações por mês e cresce 30% ao ano, era uma aplicação monolítica, com uma parametrização e infraestrutura específica para cada cliente. “Por conta dessas características, sendo hospedados em máquinas virtuais por clientes e com processos manuais, seu custo de consumo estava superando em 17%. Ou seja, apenas a despesa de plataforma estava consumindo 17% do total de custos destinados a todo o Riskpack”, afirma.

Por outro lado, Marcelo Bronzatti, gerente de Infraestrutura da Neurotech, comenta que a companhia já vinha de um movimento de transformação digital, no qual havia saído de um ambiente de data center on premise e migrado suas aplicações para a Nuvem AWS, e por este motivo, também visava a modernizar sua solução principal. “O trabalho de modernização com a SoftwareOne foi exatamente para tornar nossa plataforma mais ágil e mais escalável, a fim de contribuir com o movimento digital atual da empresa”.

O processo de modernização e seus benefícios
Com este cenário em mente, a SoftwareOne elaborou um projeto de modernização para o Riskpack, dividido em duas etapas e com o mínimo de impacto possível, tanto para a empresa, quanto para seus clientes. “Desenhamos um passo a passo de como ajudaríamos a Neurotech, dividido em duas fases, o assessment, e a implementação. Mostramos que seria possível realizar a modernização sem sair da AWS, provedora de cloud com a qual eles já contavam e, consequentemente, ter menos dores, uma vez que assim o impacto seria menor para o time de especialistas em termos de treinamentos, bem como para os mais de 100 clientes que já utilizavam a solução”, destaca Leal.

De acordo com o executivo, além da redução de custos das despesas da plataforma, foram identificados outros pontos que demandariam otimizações, como operação, monitoramento e performance. Bronzatti esclarece que para iniciar o projeto diversos módulos precisavam ser desacoplados em micro serviços e passar por uma estratégia de DevSecOps, além de uma modernização do banco de dados para um banco gerenciado, usando AWS Aurora.

“Tudo o que desenvolvemos passou por testes automáticos e já foi encaminhado para a produção, permitindo que a Neurotech, apenas nesta primeira onda, que teve duração de nove meses, reduzisse 20% do custo para os módulos modernizados do Riskpack, além de ter mais DevOps, monitoramento e, consequentemente, uma redução de erros na aplicação”, conta Bronzatti.

O gerente de Infraestrutura, indica que os principais benefícios obtidos com a modernização do Riskpack, além da redução de custos que era um dos principais objetivos a serem atingidos, foram a confiabilidade e a eficiência operacional. “Com a modernização, nossa plataforma tem acesso às tecnologias e atualizações mais recentes do mercado, garantindo maior robustez, agilidade na subida de novas versões de aplicação, mais segurança e menos erros, além de um aumento na governança e um trabalho realizado com maior sinergia pela equipe de especialistas”, comenta.

Na primeira onda a Neurotech reduziu 20% do custo para os módulos modernizados do Riskpack, além de ter mais DevOps, monitoramento e redução de erros na aplicação

Leal destaca ainda outras vantagens, tais como: o Retorno sobre o Investimento – ROI, ou payback dentro do mesmo ano, melhoria de performance e Custo Total de Propriedade – TCO, além de aproximadamente 40% menos tempo para desenvolver e implementar a plataforma.

Outro ponto destacado por Bronzatti, da Neurotech, que ocorreu no início do projeto, mas foi essencial tanto para o desenvolvimento de toda a modernização, quanto para os resultados finais, foi o assessment. “Esse processo foi primordial para o sucesso do projeto, pois sem esta visão fica praticamente impossível determinar qual o melhor caminho a ser trilhado. Por isso, acredito que foi o passo principal, não apenas do ponto de vista de como ele tem o resultado, mas de como ele está disposto dentro da arquitetura atual”, afirma.

Projetos futuros
De acordo com Leal, a SoftwareOne preza por auxiliar seus clientes na potencialização e modernização das suas aplicações, visando a evolução digital dos seus negócios e garantindo que eles otimizem diversos aspectos de gerenciamento de sua infraestrutura, como controle, efetividade, qualidade e segurança.

E com esse objetivo, a Neurotech contou com o auxílio do time de especialistas da SoftwareOne neste projeto de modernização do Riskpack. Bronzatti destaca ainda que a credibilidade e a flexibilidade garantidas pela SoftwareOne foram dois pontos que trouxeram grande confiança na condução da proposta. “Alterar nossa principal aplicação, em que praticamente todos os nossos clientes usam, é algo muito importante e que não pode dar errado. Por isso, nesse momento, era necessário um planejamento muito estratégico e flexível a quatro mãos, uma segurança imensa e uma credibilidade de mercado consolidada. Tudo isso a SoftwareOne vem nos proporcionando, fazendo jus a tudo o que nos foi prometido anteriormente”, relembra.

Já existem outros projetos em andamento. “Temos novos projetos idealizados que estão sendo discutidos a nível de direção. Então, acredito que, trocando possibilidades, logo teremos novos desdobramentos futuros referentes a esta parceria”, finaliza o executivo.

Serviço
//www.neurotech.com.br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.