book_icon

Nova plataforma da VMware virtualiza redes RAN

O VMware Telco Cloud Platform RAN dá aos provedores de serviços de comunicação a flexibilidade para evoluir sua tecnologia
Nova plataforma da VMware virtualiza redes RAN

A VMware anunciou o VMware Telco Cloud Platform RAN, uma plataforma que permite que os provedores de serviços de comunicação (CSPs) virtualizem as funções da rede de acesso de rádio (RAN) e implementem uma arquitetura RAN aberta. A nova plataforma permite implantar rapidamente e executar com eficiência funções de rede virtualizada (VNFs) e funções de rede em contêineres (CNFs). E permite que eles façam isso com agilidade e escalabilidade em redes 5G. A solução ajuda a virtualizar funções RAN em uma plataforma especificamente otimizada para RAN e com suporte para arquitetura de software Intel FlexRAN.

O Telco Cloud Platform RAN ajuda os clientes a obter a automação em Nuvem provisionando funções de rede de maneira programática em sites de vRAN distribuídos, independentemente das cargas de trabalho que hospedam  

“Um RAN moderno, aberto e desagregado oferece aos CSPs a melhor oportunidade de monetizar rapidamente os serviços 5G”, disse Sanjay Uppal, vice-presidente sênior e gerente geral de Provedor de Serviços e Edge da VMware. “Os novos serviços 5G contam com CSPs para poder hospedar aplicativos na borda, perto dos clientes finais. Um RAN virtualizado e aberto permite que os CSPs forneçam esses novos serviços de borda aos clientes diretamente dos sites RAN. Com o Telco Cloud Platform RAN, aceleramos a desagregação do RAN proprietário e permitimos que os CSPs modernizem seu RAN para que possam monetizar os serviços 5G que oferecem em sua rede”, comentou.

Segundo a empresa, esta mesma plataforma também pode ser usada para Open RAN (O-RAN). Ele dá aos CSPs a flexibilidade para evoluir para o futuro – de RAN tradicional para RAN virtualizado (vRAN) e O-RAN – sem ter que interromper suas operações ou revisar seu design de rede.

“A transformação da RAN mudará significativamente a forma como as operadoras compram, constroem e mantêm suas redes móveis. Ele apresenta uma oportunidade econômica significativa e permitirá a introdução de novos recursos e expandir o conjunto de provedores de soluções. Prevemos que a convergência de abertura e virtualização gerará cerca de US$ 3,4 bilhões em receitas anuais até 2025, o que representa cerca de 9,5% do mercado total de RAN 4G e 5G 1”, disse Daryl Schoolar, líder de Prática, Infraestrutura Fixa e Móvel da Omdia. “Mas antes de chegarmos lá, as operadoras devem descobrir como fazer a transição de soluções legadas para arquiteturas abertas e virtualizadas sem interromper seus serviços – uma tarefa e tanto. A VMware, com seu histórico de ajudar as operadoras a fazer essa transição em outras partes da rede, está em uma posição forte para apoiar as operadoras enquanto fazem essa transição com suas redes de acesso de rádio”, afirmou.

De acordo com a VMware, o Telco Cloud Platform RAN ajuda os clientes a obter a automação em Nuvem provisionando funções de rede de maneira programática em sites de vRAN distribuídos, independentemente das cargas de trabalho que hospedam. Ele dá aos CSPs a flexibilidade e eficiência para implantar funções de vRAN onde quer que sejam necessárias. E ajuda a conectar partes isoladas da rede. Quando combinado com operações consistentes em toda a Nuvem da Telco, ele simplifica as operações e permite que os CSPs escalem e personalizem rapidamente seus serviços 5G para casos de uso corporativos específicos.

Também é possível acelerar a monetização introduzindo rapidamente novos serviços 5G e de borda. Equipado com o ecossistema aberto de parceiros e tecnologias da VMware, como Multi-Access Edge Computing (MEC) e divisão de rede, que são mais rápidos e permitem que os CSPs atendam com mais facilidade diferentes setores e verticais.

Como os CSPs têm um grande número de novos sites e dispositivos vRAN conectando-se à RAN, a nova plataforma permite aplicar políticas de segurança consistentes a todos os seus sites RAN para ajudar a reduzir a chance de erros de configuração ou outras alterações que podem colocá-los em risco. Com a abordagem de segurança intrínseca da VMware, cada função vRAN também é isolada na camada de virtualização. Isso os mantém separados de outros sistemas e mais protegidos.

Serviço
www.vmware.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.