book_icon

IBM apresenta soluções avançadas de armazenamento para Nuvem híbrida

A estrela é o Spectrum Fusion, planejado para vir na forma de um sistema de infraestrutura hiperconvergente (HCI) nativo de contêiner
IBM apresenta soluções avançadas de armazenamento para Nuvem híbrida

A IBM anunciou nesta terça-feira (27/4) grandes inovações em seu portfólio de armazenamento projetado para melhorar o acesso e gerenciamento de dados em ambientes de Nuvem híbrida cada vez mais complexos para maior disponibilidade de dados e resiliência. Primeiramente, a empresa anunciou planos para lançar uma nova solução de armazenamento definido por software (SDS) nativo de contêiner, o IBM Spectrum Fusion no segundo semestre de 2021. A solução será projetada para fundir a tecnologia de sistema de arquivo paralelo geral da IBM e seu software de proteção de dados para dar às empresas e seus aplicativos uma abordagem simples e menos complexa para acessar dados perfeitamente dentro do Data Center, na borda e em ambientes de Nuvem híbrida.

Além disso, a IBM revelou atualizações em sua família IBM Elastic Storage System (ESS) de soluções de alto desempenho que são altamente escalonáveis ​​e projetadas para fácil implementação: o modelo renovado ESS 5000, agora oferecendo 10% mais capacidade de armazenamento e o novo ESS 3200 oferece o dobro do desempenho de leitura de seu antecessor.

Além de seus recursos de disponibilidade global, o IBM Spectrum Fusion está sendo projetado para se integrar com o IBM Cloud Satellite para permitir que as empresas gerenciem totalmente os serviços de Nuvem no perímetro, Data Center ou Nuvem pública com um único painel de gerenciamento  

À medida que a adoção da Nuvem híbrida cresce, também aumenta a necessidade de gerenciar a borda da rede. Frequentemente dispersa geograficamente e desconectada do Data Center, a Computação de Borda (Edge) pode armazenar grandes quantidades de dados que poderiam ser utilizados em análises e IA. Como o universo digital, a borda continua a se expandir, criando fontes de dados e silos cada vez mais desassociados. De acordo com um relatório recente da IDC, o número de novos processos operacionais implantados na infraestrutura de borda crescerá de menos de 20% hoje para mais de 90% em 2024 à medida que a engenharia digital acelera a convergência TI/OT. E até 2022, o IDC estima que 80% das organizações que mudam para um negócio híbrido por design aumentarão os gastos em infraestrutura de borda segura e habilitada para IA em 4 vezes para fornecer agilidade de negócios e percepções quase em tempo real.

Segundo informações, a primeira versão do IBM Spectrum Fusion está planejada para vir na forma de um sistema de infraestrutura hiperconvergente (HCI) nativo de contêiner. Quando for lançado no segundo semestre de 2021, integrará computação, armazenamento e rede em uma única solução. Ele está sendo projetado para vir equipado com Red Hat OpenShift para permitir que as organizações ofereçam suporte a ambientes para máquinas virtuais e contêineres e fornecer armazenamento definido por software para Data Centers em Nuvem, borda e contêineres. No início de 2022, a IBM planeja lançar uma versão somente SDS do IBM Spectrum Fusion.

Por meio de sua integração de uma versão totalmente em contêiner do sistema de arquivos paralelo geral da IBM e software de proteção de dados, o IBM Spectrum Fusion está sendo projetado para fornecer às organizações uma maneira simplificada de descobrir dados em toda a empresa. Além disso, os clientes podem esperar aproveitar o software para virtualizar e acelerar conjuntos de dados existentes com mais facilidade, aproveitando a camada de armazenamento mais pertinente.

Com as soluções IBM Spectrum Fusion, as organizações serão capazes de gerenciar apenas uma única cópia dos dados. Eles não precisarão mais criar dados duplicados ao mover cargas de trabalho de aplicativos em toda a empresa, facilitando as funções de gerenciamento ao mesmo tempo em que otimizam a análise e a IA. Além disso, as atividades de conformidade de dados (por exemplo, GDPR) podem ser fortalecidas por uma única cópia dos dados, enquanto a exposição à segurança pela presença de várias cópias é reduzida.

Além de seus recursos de disponibilidade global, o IBM Spectrum Fusion está sendo projetado para se integrar com o IBM Cloud Satellite para permitir que as empresas gerenciem totalmente os serviços de Nuvem no perímetro, Data Center ou Nuvem pública com um único painel de gerenciamento. O IBM Spectrum Fusion também está sendo projetado para se integrar ao Red Hat Advanced Cluster Manager (ACM) para gerenciar vários clusters Red Hat OpenShift.

Outras novidades

A empresa ainda apresentou novos modelos e atualizações do IBM ESS, todos já disponíveis. O ESS 3200 é uma nova solução de armazenamento 2U projetada para fornecer taxa de transferência de dados de 80 GB/segundo por nó – um aumento de desempenho de leitura de 100% em relação ao seu predecessor, o ESS 3000. Também contribuindo para seu desempenho, o 3200 suporta até 8 portas InfiniBand HDR-200 ou Ethernet-100 para alto rendimento e baixa latência. O sistema também pode fornecer até 367 TB de capacidade de armazenamento por nó 2U.

Já o modelo IBM ESS 5000 foi atualizado para suportar 10% a mais de densidade do que o disponível anteriormente para uma capacidade total de armazenamento de 15,2 PB. Além disso, todos os sistemas ESS agora estão equipados com recursos de implantação em contêiner otimizados e automatizados com a versão mais recente do Red Hat Ansible.

Tanto o ESS 3200 quanto o ESS 5000 apresentam software de sistema em contêiner e suporte para Red Hat OpenShift e Kubernetes Container Storage Interface (CSI), snapshots e clones CSI, Red Hat Ansible, Windows, Linux e ambientes bare metal. Os sistemas também vêm com o IBM Spectrum Scale integrado.

Além disso, o 3200 e o 5000 também funcionam com o IBM Cloud Pak for Data, a plataforma de dados integrados e serviços de IA da empresa totalmente em contêineres, para integração com o IBM Watson Knowledge Catalog (WKC) e Db2. WKC é um repositório de metadados corporativos baseado em Nuvem que ativa informações para IA, Machine Learning e Deep Learning. Os usuários contam com ele para acessar, selecionar, categorizar e compartilhar dados, ativos de conhecimento e seus relacionamentos.

Serviço
www.ibm.com

Armazenamento

ESS 3200

ESS 5000

IBM

Nuvem híbrida

Spectrum Fusion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento