book_icon

Adoção de soluções de segurança no modelo Saas ajudam a reduzir custos operacionais

A Genetec oferece um pacote completo de soluções de segurança como serviço, com ferramentas para atender as mais diversas necessidades sob demanda, garantindo flexibilidade, escalabilidade e custos mais enxutos
Adoção de soluções de segurança no modelo Saas ajudam a reduzir custos operacionais

mãos que param peças de dominó caindo em cadeiaSaas, ou Software as a Service, é um modelo de oferta de softwares e soluções de tecnologia na Nuvem (por meio da internet), que pode ser adequado às empresas com diferentes portes, de acordo com suas necessidades específicas e com custos mais acessíveis, que tem se popularizado nos últimos anos no mercado de Tecnologia da Informação (TI).

“Essa oferta de soluções como serviços, sem a necessidade de infraestrutura física e por meio de assinatura, já é comum em outros setores, mas é uma novidade que vem ganhando força na área de segurança. A procura tem aumentado porque as empresas precisam manter seus ativos, usuários e clientes seguros, além de atenderem às exigências da LGPD, em um momento crítico, como o atual, e SaaS garante economia até 30% nos custos operacionais”, afirma João Paulo Florentino Sousa, diretor regional de Vendas para o Brasil e Cone Sul da Genetec.

Para aqueles clientes que tem a Nuvem como arquitetura-alvo, o Security Center SaaS edition ajuda nesta transição  

Mas a redução de custos é só um dos benefícios, pois as soluções em SaaS permitem reforçar a infraestrutura de forma gradual e personalizada para atender às demandas específicas de cada companhia. Além disso, elas são escaláveis, ou seja, é possível ampliar ou reduzir o volume de serviços de acordo com as condições empresariais e de mercado. “No caso das soluções Genetec SaaS, as empresas podem contratar as soluções de segurança para diferentes locais, mantendo a gestão centralizada e unificada na principal sede”, adiciona Sousa.

Segundo o diretor da Genetec, apesar de consolidado em outros setores, o modelo SaaS ainda não é muitas vezes considerado na área de segurança, porque muitas empresas não conhecem os avanços tecnológicos e empresarias desse setor, que está sempre se antecipando às eventuais ameaças e demandas”, comenta Sousa. “Felizmente, o comportamento de alguns clientes já vem mudando nos últimos anos, devido aos avanços tecnológicos, como computação em Nuvem e difusão de dispositivos móveis, que fizeram os consumidores se costumarem aos modelos de assinatura baseados no uso, levando essas expectativas para o mundo corporativo”, relata Sousa. Agora, as companhias querem investir menos em infraestrutura própria, otimizar recursos e desfrutar do máximo de qualidade e produtividade em todas as áreas, inclusive segurança. Ou seja, querem consumir sob demanda, ter flexibilidade de ajustar seu consumo conforme suas necessidades mudam e sempre que possível reduzir custos.

A Genetec oferece um pacote completo de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações e todo o portfólio de software e serviços na nuvem tem a opção de ser contratado como serviço. Os produtos são integrados, funcionando como um ecossistema para cuidar da segurança física e digital dos clientes. Sousa explica que o pacote é customizado e o cliente pode optar por contratar algumas ferramentas SaaS e adquirir a licença de outras, ou colocar todo o ecossistema funcionando como serviço, por exemplo.

Com isso, as empresas passam a ter investimentos iniciais mais baixos do ponto de vista do software, liberando capital que pode ser usado em outras atividades ou projetos, como compra de equipamentos de campo, por exemplo. Além disso, simplifica o planejamento orçamentário, pois há uma maior previsibilidade dos pagamentos.

“Para aqueles clientes que tem a Nuvem como arquitetura-alvo, o Security Center SaaS edition ajuda nesta transição. Como esta edição suporta diferentes tipos de arquitetura – totalmente on premises, 100% Cloud ou híbrida – os usuários podem migrar para a nuvem em seu próprio ritmo”, detalha Sousa. Para corporações com ampla distribuição geográfica, especialmente aquelas com um grande volume de sites menores, coordenar os recursos de TI e investir em infraestrutura de servidores para todos esses locais é um desafio caro e complexo. Portanto, uma arquitetura baseada na cloud ajuda a simplificar o projeto e reduzir custos de implementação e, posteriormente, de manutenção. Além disso, torna mais fácil o gerenciamento das expansões, à medida que mais sites são adicionados ao sistema.

O fato de ter uma solução baseada 100% em Cloud contribui também para reduzir a quantidade de stakeholders envolvidos no processo de suporte e manutenção, diminuindo o tempo de resolução de incidentes. Neste cenário, a Genetec é responsável por dar suporte a todo o ambiente do sistema e gerenciar os upgrades de softwares. “Com o Security Center hospedado em Cloud, o cliente usa o tempo gerenciando o seu ambiente de trabalho, não a sua infraestrutura”, completa Sousa.

Serviço
www.genetec.com

 

Genetec

João Paulo Florentino Sousa

LGPD

modelo SaaS

Nuvem

Security Center SaaS edition

Software as a Service

soluções de segurança

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.