book_icon

IoT para medição individualizada de água reduz impactos ambientais

A Lei Nº 13.312 entrou em vigor em 2021, e torna obrigatório que todas as novas construções civis de condomínios sejam entregues com medição individualizada de água instalada
IoT para medição individualizada de água reduz impactos ambientais

No mês de março é comemorado o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas). Também é um período bastante crítico, pois tem sido comum que a temporada de chuvas não elevam os níveis dos reservatórios o bastante para que haja tranquilidade no abastecimento na região sudeste do País. Um agravante é o consumo excessivo em condomínios residenciais e comerciais, onde as cobranças deveriam ser individualizadas, mas, na maioria dos casos, são realizadas por rateio.

Em contrapartida, a Lei Nº 13.312 entrou em vigor em 2021, e torna obrigatório que todas as novas construções civis de condomínios sejam entregues com medição individualizada de água instalada.

O consumo consciente pode ser acompanhado diariamente, trazendo economia de custos e diminuição de desperdício  

Estima-se que a medição individualizada de água conscientize os moradores de condomínios e estimule novos hábitos, reduzindo em até 30 por cento o consumo no período de três meses após sua implementação. Isso irá assegurar um consumo ecologicamente sustentável e a justiça social, por unidade habitacional, onde cada um pagará apenas por seu volume de água consumido.

A CAS Tecnologia está presente em todo o Brasil com soluções de medição remota e online de Água, Energia e Gás.

A Medição Individualizada de Água e Gás, realiza leitura remota através de tecnologia de comunicação IoT e Aplicativo para que o morador acompanhe seu consumo, receba alertas de suspeita de vazamento e estabeleça uma meta mensal.

O consumo consciente pode ser acompanhado diariamente, trazendo economia de custos e diminuição de desperdício.

Os sistemas da CAS Tecnologia atualmente monitoram mais de 2 milhões de pontos de medição.
Estima-se que esse ano, com a lei de Medição Individualizada de Água entrando em vigor, a procura por essas soluções em SP cresça até 50%.

Essa estimativa pode variar de acordo com a evolução das medidas relacionadas à covid-19, pois alguns condomínios ainda evitam o fluxo de pessoas em suas dependências, o que no caso da CAS, a solução já foi concebida com tecnologia de monitoramento 100% remoto, em que a leitura do consumo dispensa totalmente o acesso periódico de prestadores ao condomínio.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.