book_icon

Microsoft libera o Azure Quantum para desenvolvedores

A versão Public Preview permite aprender e criar soluções em computação quântica com ferramentas da Nuvem pública

Microsoft libera o Azure Quantum para desenvolvedores

O Azure Quantum, que a Microsoft afirma ser o primeiro ecossistema de Nuvem pública full-stack do mundo para soluções quânticas, agora está aberto para negócios, na versão Public Preview. Desenvolvedores, pesquisadores, integradores de sistemas e clientes podem usá-lo para aprender e criar soluções com base nas inovações mais recentes, usando ferramentas familiares na Nuvem pública. O anúncio foi feito na segunda-feira (1º/2) por Krysta Svore, gerente geral da Microsoft Quantum.

A plataforma visa criar um balcão único para desenvolvedores, com um completo recurso de software e hardware necessários para construir aplicativos quânticos. Há muitas expectativas quanto ao desenvolvimento dessa tecnologia, que muitos acreditam ser o futuro da computação. Ela é diferente da computação clássica usada até hoje, com os bits contendo apenas um único valor de zero ou um. Os bits quânticos, chamados qubits, podem ser programados para ter vários valores ao mesmo tempo. Aproveitando esta característica particular dos qubits, os computadores quânticos podem resolver problemas exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos, embora a tecnologia ainda esteja engatinhando.

Em qualquer estágio que a empresa esteja, ela poderá aproveitar a robusta biblioteca de recursos, com materiais de aprendizagem e amostras para aumentar suas habilidades em computação quântica e otimização

De acordo com Svore, o ecossistema Azure Quantum unificado irá acelerar a área de  P&D das empresas com acesso a diversas soluções quânticas de software e hardware, uma rede de pesquisadores e desenvolvedores quânticos líderes, uma biblioteca de recursos robusta e um autoatendimento flexível ou programas de desenvolvimento personalizados para clientes e integradores de sistemas. “Nosso Quantum Development Kit (QDK) de código aberto com a linguagem de programação quântica Q# protege os investimentos em desenvolvimento antecipando e integrando-se de forma proativa com os avanços dos sistemas quânticos. E a nova Quantum Intermediate Representation (QIR) da Microsoft é uma interface comum de código aberto entre linguagens e plataformas de computação quântica de destino”, disse.

Aprendizado

Segundo a gerente, em qualquer estágio que a empresa esteja, ela poderá aproveitar a robusta biblioteca de recursos, com materiais de aprendizagem e amostras para aumentar suas habilidades em computação quântica e otimização. O Microsoft Learn ensina conceitos quânticos fundamentais, o Katas ensina programação quântica em tutoriais individualizados e os Exemplos demonstram como algoritmos quânticos podem ser usados ​​para uma variedade de tarefas de computação quântica.

“Os desenvolvedores podem acessar os recursos de computação quântica na Nuvem de nossos parceiros de hardware, Honeywell Quantum Solutions e IonQ, por meio de seus sistemas quânticos de íons presos. O sistema da Honeywell aproveita a medição de meio de computação e a reutilização de qubit, permitindo que os desenvolvedores escrevam algoritmos quânticos de maneiras de impacto único”, comentou Svore. “O sistema da IonQ oferece um sistema reconfigurável dinamicamente para até 11 qubits totalmente conectados, que permite executar uma porta de dois qubit entre qualquer par”, completou.

A Microsoft garante que é possível gerar impacto hoje desenvolvendo soluções de otimização baseadas em resolvedores da Microsoft e 1QBit. Esta nova geração de algoritmos aplica princípios quânticos para maior velocidade e precisão, rodando em escala em uma variedade de silício, incluindo CPU, GPU e FPGA. Com o acesso baseado em Nuvem por meio do Azure Quantum, é possível acelerar a pesquisa para resolver problemas em química, medicina, finanças e logística.

Serviço
azure.microsoft.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.