book_icon

Estudo da IBM mostra o que mais preocupa os CEOs

Os líderes empresariais estão priorizando talentos, tecnologia e parcerias para posicionar suas empresas para o sucesso no pós-pandemia
Estudo da IBM mostra o que mais preocupa os CEOs

Uma nova pesquisa realizada pela IBM Institute for Business Value (IBV) com 3 mil CEOs revelou que o maior desafio das empresas nos próximos anos é gerenciar uma força de trabalho em qualquer lugar. Os líderes de organizações com desempenho superior – aquelas que estão entre os 20% melhores para o crescimento da receita dos pesquisados ​​- estão priorizando talentos, tecnologia e parcerias para posicionar suas empresas para o sucesso pós-pandemia de Covid-19.

“A pandemia desafiou muitos líderes a se concentrarem no que é essencial, como seu pessoal”, disse Mark Foster, vice-presidente sênior de Serviços da IBM. “As expectativas de muitos funcionários em relação a seus empregadores mudaram significativamente. A força de trabalho em qualquer lugar pode exigir que os líderes forneçam tecnologia ágil, adotem modelos de liderança mais empáticos, que priorizem o bem-estar dos funcionários e defendam culturas flexíveis e inclusivas”, comentou.

Com base nos resultados deste estudo, a tese da IBM é que os CEOs de empresas com desempenho superior estão estreitando seu foco para o que fazem melhor e contando com parceiros e ecossistemas para ter acesso a ideias mais amplas e oportunidades de inovação

Além disso, 77% dos CEOs de empresas com desempenho superior pesquisados ​​relatam que planejam priorizar o bem-estar dos funcionários, mesmo que afete a lucratividade de curto prazo, em comparação com 39% dos de baixo desempenho, refletindo que os líderes pesquisados ​​das principais organizações estão fortemente focados em seus funcionários neste momento.

Recomendações

A IBM recomenda que os líderes considerem cuidadosamente o desafio de longo prazo de um ambiente de trabalho híbrido, que pode incluir ações como fornecer aos funcionários ferramentas digitais habilitadas para a Nuvem para colaboração, evitando o desgaste dos funcionários ou sustentando a cultura da empresa com foco na diversidade e inclusão. Porém, na pesquisa, apenas 17% dos CEOs pesquisados ​​classificaram a diversidade e a inclusão entre os atributos organizacionais mais importantes para envolver os funcionários.

O estudo da IBV também revelou que a maioria dos CEOs pesquisados ​​vê os fatores tecnológicos entre as forças externas mais importantes que afetarão seus negócios nos próximos anos, após as grandes interrupções de 2020. Em geral, os líderes entrevistados disseram que Nuvem, IA e IoT são as principais tecnologias que eles acreditam que podem oferecer benefícios para seus negócios. No entanto, CEOs de empresas de alto desempenho entrevistados disseram que as bases de tecnologia eram o principal desafio, com o dobro da taxa de empresas de baixo desempenho.

Os executivos de empresas com desempenho superior também estão mais focados em parcerias, de acordo com o estudo da IBV, em que 63% ​​disseram que as parcerias se tornaram mais importantes para impulsionar o desempenho dos negócios, enquanto apenas cerca de metade dos executivos com baixo desempenho disseram o mesmo. Com base nos resultados deste estudo, a tese da IBM é que os CEOs de empresas com desempenho superior estão estreitando seu foco para o que fazem melhor e contando com parceiros e ecossistemas para ter acesso a ideias mais amplas e oportunidades de inovação.

Além disso, a IBM observa que, à medida que muitos líderes veem cada vez mais como suas organizações podem ajudar a resolver questões globais interconectadas, como mudanças climáticas, os ecossistemas podem desempenhar um papel fundamental na condução de mudanças duradouras.

O estudo IBV inclui recomendações da IBM sobre como os líderes podem aproveitar este momento para redefinir e focar no que pode ser essencial para o sucesso: escolher plataformas de tecnologia flexíveis e escalonáveis, ​​como uma Nuvem híbrida aberta, investir no bem-estar holístico de seu pessoal e parceria para vencer com uma abordagem de inovação aberta.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.