book_icon

Fábrica inteligente da TRUMPF, em Chicago, atrai mais de mil visitantes

Investimento em pesquisas, desenvolvimento de softwares e mão de obra especializada fazem da TRUMPF uma referência mundial em Indústria 4.0
Fábrica inteligente da TRUMPF, em Chicago, atrai mais de mil visitantes

Em sua trajetória rumo à transformaçõa digital, a TRUMPF tem feito grandes investimentos em estrutura, tecnologia e mão de obra altamente especializada. Os frutos estão sendo colhidos e a empresajá comemora marcos importante em relação à digitalização de operações e o desenvolvimento de fábricas inteligentes, como as unidades em Chicago (Estados Unidos) e em Gerlinger (Alemanha).

No local, existem sistemas de transporte autônomos, soluções de controle via smartphones e manutenção remota auxiliada por óculos inteligentes

Inaugurada em 2017, a fábrica da TRUMPF em Chicago já atraiu mais de mil visitantes, que podem conferir pessoalmente como a empresa está automatizando e modernizando o processamento de chapas metálicas.A parte central da tecnologia implementada em Chicago é um sistema de controle de produção TRUMPF que possibilita o processamento de dados em tempo real. Isso simplifica praticamente tudo, incluindo consultas iniciais de clientes, a produção em si e emissão de faturas.

Os processos de fabricação também se tornaram ainda mais confiáveis e eficientes, pois, podem ser acompanhados por todos os funcionários envolvidos, em tempo real, via smartphones, ou seja, eles sempre têm a imagem precisa da produção, na palma da mão.

Na fábrica inteligente da TRUMPF nos Estados Unidos também existem sistemas de transporte autônomos, soluções de controle via smartphones e manutenção remota auxiliada por óculos inteligentes. De acordo com o Mathias Kammüller, Chief Digital Officer (CDO) da TRUMPF, esta plantapermite mostrar tudo o que a digitalização possibilita nas instalações de produção e como tudo está interconectado.

“Transformar uma área verde em Chicago em nossa fábrica de alta tecnologia comunica claramente nossa visão como empresa. Porém, não vamos parar por aí. No momento, estamos transformando todas as fábricas da TRUMPF pelo mundo em instalações conectadas e velozes”, afirma Kammüller.

Um exemplo é a unidade de Gerlingen, na Alemanha, que fabrica ferramentas para puncionadeiras e envia todas as informações importantes sobre o status das máquinas para os operadores através dos seus smartphones.

A mais recente inovação, em Gerlingen, é a rapidez e praticidade no envio e recebimento dos pedidos. “Nossos clientes precisam apenas tirar uma foto do código de barras de uma peça e enviá-la para nós. A equipe de produção pode começar a fazer a peça imediatamente. Se recebermos a foto às duas da tarde, ela será fabricada, embalada e enviada ao cliente no mesmo dia”, destaca o Mathias Kammüller.

Atualmente, a TRUMPF conta com mais de 500 funcionários envolvidos em mais de 30 projetos de transformação digital. Foram contratamos mais engenheiros de software do que especialistas em hardware; também foram convocados mais de 20 estudantes de TI e aprendizes que começarão em breve a trabalhar nos programas da TRUMPF em Ditzingen, Alemanha.

“Estamos comprometidos com a transformação digital em todos os aspectos. Nossas soluções digitais ajudarão nossos clientes a prosperar mais do que nunca. A transformação digital também significa que nossa força de trabalho aumentará seus conjuntos de habilidades e ganhará experiência.Essa mudança de paradigma é boa para a TRUMPF como um todo, pois nos ajudará a escrever muitos capítulos adicionais em nossa história de sucesso”, comemora o CDO do Grupo.

Esse número de contratações representa cerca de duas vezes mais pessoas do que no ano passado. Os aprendizes estudarão tecnologia da informação, TI de negócios e TI para integração de sistemas. Haverá uma ênfase consideravelmente maior nos tópicos de TI em todos os programas de aprendizagem. Além disso, a TRUMPF em Ditzingen empregará em breve seu primeiro instrutor para fabricação conectada.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.