book_icon

Softtek firma parceria para apoiar a inclusão de jovens de escolas públicas em Tecnologia

Iniciativa junto ao Meu Futuro Digital visa a incentivar educação em tecnologia nas escolas de Ensino Médio, criando oportunidades alinhadas às definições da Base Nacional Comum Curricular
Softtek firma parceria para apoiar a inclusão de jovens de escolas públicas em Tecnologia

Com o objetivo de conscientizar e apresentar caminhos educacionais e profissionais a jovens do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, o Meu Futuro Digital firmou uma parceria com a Softtek, empresa global de serviços de TI atuando há mais de 26 anos no Brasil, para desenvolver programas que estimulem e apresentem aos jovens novas oportunidades na área de tecnologia.

O projeto tem como objetivo apoiar as escolas públicas de Ensino Médio no enfrentamento dos desafios inerentes ao ensino de tecnologia, que vão desde complementar ou reforçar a formação e capacitação dos professores à necessidade de infraestrutura adequada e às defasagens curriculares.

A Softtek acredita que qualquer avanço tecnológico começa sempre pela educação. Através de nosso Instituto de Responsabilidade Social, Fundación Solidária, buscamos desenvolver e manter projetos de inclusão digital e complementar a capacitação profissional

No médio prazo, esta parceria busca ainda promover a inclusão de jovens no mercado de TI, que a cada ano forma cerca de 46 mil profissionais, diante de uma demanda de mais de 70 mil novas vagas criadas por ano no Brasil segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom.

Fundado em fevereiro de 2020 para atuar em quatro grandes áreas do conhecimento – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, o Meu Futuro Digital, além de capacitar jovens profissionais para o mercado de trabalho, oferece mentoria para orientá-los sobre as carreiras do futuro, conectando também potenciais talentos às empresas líderes do segmento de tecnologia. O princípio norteador da associação é trabalhar em rede, a partir da colaboração entre diversos setores que auxiliem na formação de mão de obra qualificada.

“Muitos jovens do Ensino Médio brasileiro não consideram a tecnologia como uma opção para a escolha de uma carreira por puro desconhecimento ou falta de incentivo. Para virar o jogo do déficit estrutural de profissionais em tecnologia é necessário atuar na etapa em que o jovem escolhe uma profissão, o que normalmente ocorre no Ensino Médio. Temos que incentivar que mais profissionais entrem na área de tecnologia, pois há vagas para todos. A parceria do Meu Futuro Digital com a Softtek só vem nos incentivar neste propósito”, diz Rubem Duek, cofundador e CEO do Meu Futuro Digital.

Segundo o relatório Education at Glance, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, apenas 17% dos graduados brasileiros são provenientes de cursos da área de STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a média em nações desenvolvidas é de 24%.

“A Softtek acredita que qualquer avanço tecnológico começa sempre pela educação. Através de nosso Instituto de Responsabilidade Social, Fundación Solidária, buscamos desenvolver e manter projetos de inclusão digital e complementar a capacitação profissional”, ressalta Miguel Garcia, diretor-geral da Softtek Brasil. “Estamos muito felizes em realizar esta parceria com o Meu Futuro Digital. Nosso objetivo é expandir, cada vez mais, a atuação da empresa na área de responsabilidade social, compartilhando conhecimentos a partir de nossa expertise em TI”, afirma.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.