book_icon

Vertiv se une ao Instituto Rise para desenvolver tecnologias sustentáveis para Data Center

Essa cooperação estratégica ajudará a desenvolver soluções como o reuso de calor ou a adoção de fontes de energia alternativas em centros de dados

Vertiv se une ao Instituto Rise para desenvolver tecnologias sustentáveis para Data Center

A Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, anuncia sua parceria com o Rise – Instituto de Pesquisas da Suécia, um destacado instituto de pesquisas e parceiro de inovações. A Vertiv está entrando no programa de parcerias para tecnologias em sistemas de Data Centers no nível platinum. A empresa está se aliando aos parceiros fundadores do Rise, caso de organizações como Facebook, Ericsson, Vattengall, ABB, LTU e, também, a região de Norrbotten.

As pesquisas em Data Centers do Rise são sediadas em Luleå, Suécia. O Rise é de propriedade do governo Sueco, apoiado por fundos da União Europeia. Colaborando com universidades, indústrias e o setor público, o Rise realiza inovação e pesquisas industriais. Sua missão é apoiar o crescimento sustentável através do fortalecimento da competitividade e da renovação das indústrias.

Através da parceria com o Rise, a Vertiv dará suporte especificamente às pesquisas e testes em Ambientes de Infraestrutura e de Nuvem (ICE) 

Através da parceria com o Rise, a Vertiv dará suporte especificamente às pesquisas e testes em Ambientes de Infraestrutura e de Nuvem (ICE). Trata-se de um banco de ensaios de Data Centers que proporciona acesso aos resultados de estudos e, também, a especialistas. A empresa passa a ter acesso, também, a publicações e demonstrações do Rise, além de poder participar em pequenas pesquisas e estudos de desenvolvimento.

Um dos principais valores levado aos parceiros do Rise é o ambiente de testes em larga escala. Isso inclui módulos de data centers, caixas de climatização e calor, túneis de vento, bancos de provas para refrigeração líquida e no Edge e a capacidade de levar as simulações e conceitos ao ponto de demonstrações e testes implementados para coleta de dados e análises.

“O Rise demonstra uma liderança tecnológica em pesquisa aplicada, o que o torna um parceiro perfeito para nós da Vertiv. Isso nos ajudará a conduzir a indústria para a nova era de Data Centers de Cloud Computing e empresariais, além de aplicações de Edge sustentáveis em grande escala”, disse o CTO da Vertiv, Stephen Liang.

“O Rise está tendo um papel de liderança na condução da sustentabilidade na Europa. A Vertiv está perfeitamente colocada para fornecer suas soluções de engenharia inovadoras para a indústria de Data Centers e outras”, disse Giordano Albertazzi, vice-presidente da Vertiv para a região EMEA. “Os Data Centers são um componente crítico da infraestrutura digital. A eficiência e a sustentabilidade são grandes focos para a indústria e estão se tornando cada vez mais importantes. Novas tecnologias, soluções de sistemas e componentes precisam ser idealizados, desenvolvidos, testados e comprovados antes de chegar ao mercado. Vemos nossa parceria com o Rise assumindo um protagonismo nesse processo.”

A Vertiv também apoia as diversas iniciativas do Rise relacionadas à recuperação de calor. A meta é utilizar o calor rejeitado pelos data centers para várias aplicações, como fazendas verticais e de bicho da farinha, secagem de biomassa ou sistemas de aquecimento distritais. Um dos destaques é o recente estudo de viabilidade visando alcançar uma temperatura da água de fornecimento (SWT) de 90-95°C para o aquecimento distrital. Alguns dos outros projetos no funil da Vertiv e do RISE incluem balanceamento de carga, avaliações do ciclo de vida completo de data centers e seus componentes, aprendizado de máquina de criptografia homomórfica, infraestrutura digital autônoma e sistemas self-healing, células a combustível, um contador de carbono digital para usuários finais, novos métodos de refrigeração e sistemas de gerenciamento térmico que apoiem o reuso de calor e a economia circular.

“Queremos nos aproximar das necessidades da indústria. Uma parceria como essa, com a Vertiv, ajuda o diálogo e a colaboração bilateral direta. Dessa forma, podemos continuar a desenvolver nossa liderança intelectual junto com nossos parceiros”, disse Tor Björn Minde, diretor de Data Centers de ICE no Rise.

A cooperação com o Rise é o último de uma série de avanços que a Vertiv tem feito relacionados à sustentabilidade e na arena mais ampla da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). A Vertiv faz parte da Aliança para Infraestruturas Digitais Sustentáveis (SDIA) e da Associação Europeia de Data Centers (EUDCA) e contribui para o Pacto para Data Centers Carbono Neutros com o objetivo de alcançar as metas da Comissão Europeia de data centers neutros para o clima até 2030. A Vertiv e o Rise são também membros do Consórcio Tecnológico E2P2, liderando o desenvolvimento de células a combustível de baixo carbono para alimentar Data Centers.

Serviço
Vertiv.com.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.