A distribuidora Synnex Westcon-Comstor estreou recentemente um novo marketplace para soluções de software e de serviço, batizado de CloudSolv, que substituiu o antigo BlueSky, que estava em operação há cinco anos. A nova plataforma tem o objetivo de consolidar a estratégia da empresa de oferecer soluções para Nuvem híbrida (privada e pública) e serviços. “Conseguimos colocar todo nosso portfólio de hybrid multicloud para nossas revendas comprarem, não só nossas soluções de Cloud pública, que tem hoje todo o portfólio da Microsoft Azure e da AWS, mas também de parceiros ISVs e outros fornecedores, como Fortinet e Check Point, na área de segurança. Uma premissa é colocarmos todas as soluções que temos capacidade de revender”, explicou Carla Langiano, diretora de Cloud Solutions da distribuidora.
Ela conta que, após a Synnex comprar a Westcon em 2017, houve um aporte de investimento para reforçar a estratégia em Cloud. “Investimos em um novo marketplace, mais completo e robusto, e que está em constante evolução, com capacidade de incluir novas soluções e parceiros dentro da plataforma. Entendemos que automação é o que traz mais eficiência, agilidade e transparência no dia a dia dos negócios de Cloud e na entrega de serviços, assim como na qualidade do atendimento”, explica Carla, acrescentando
que essa plataforma foi construída para a América
Latina e será expandida para outros países além do Brasil.
Além da venda de soluções, as revendas têm à disposição um vasto portfólio de serviços. São mais de 50 ofertas de serviços gerenciados que as revendas podem comprar junto com a solução de Cloud, ganhando agilidade e autonomia na compra. Todos os desenvolvedores de softwares parceiros da Synnex têm suas soluções dentro do marketplace e as revendas têm acesso a elas, para que possam revender.
Ferramentas
Por meio do CloudSolv, as revendas têm acesso a um dashboard (painel de controle), em que podem provisionar as instâncias e os workloads que vão usar de Azure e AWS. “É uma ferramenta flexível e autônoma, as revendas podem fazer todo o processo de compra e em até duas horas receber as licenças. Nessa ferramenta elas podem fazer o tracking dos pedidos e acompanhar todo o processo até o seu fechamento”, comenta Carla. “Temos uma área de reports onde a revenda pode acompanhar o ciclo de vida de suas licenças, as renovações que estão para acontecer, todos os valores de margem, de mark-up (preço de venda), de custo e outras informações do processo”, diz.
Esse dashboard tem todas as informações gerenciais, como gestão das ordens de compra, o valor total de receita, os produtos mais vendidos, as renovações de licenças e principalmente uma ferramenta chamada Cloud Analytics, que faz a gestão de consumo e está integrada com o Microsoft Azure e AWS, permitindo que os canais acompanhem online o consumo de seus clientes. “A vantagem é transparência, pois está tudo online e a revenda pode usar essa ferramenta para fazer a gestão do ambiente dos clientes, acompanhando o valor de consumo por grupo de recursos, as categorias de serviços, os custos por área e gestores. Ao ter acesso a esses relatórios, consegue saber quanto vai faturar de Cloud no final do mês”, explica Carla.
Com as inúmeras informações disponíveis, a revenda ainda pode sugerir melhorias no ambiente do cliente. Caso ele use, por exemplo, uma máquina virtual, um storage e um backup, a revenda recomenda habilitar a replicação de máquina virtual para proteger a aplicação, mostra as eventuais vulnerabilidades do ambiente e sugere uma política de segurança, ou mesmo upgrade de máquinas para aumentar a capacidade. “É uma ferramenta de governança de Cloud, que permite o controle total sobre todo o ambiente do cliente de maneira online. É um grande diferencial quando olhamos outros fornecedores de Cloud do mercado”, afirma Carla.
“O nosso programa de canais, que chamamos Edge for Cloud, também está dentro do CloudSolv. A revenda tem acesso a todos os benefícios que o programa oferece, como ferramentas de marketing, treinamento e outros benefícios de capacitação que oferecemos, comenta a diretora. “Temos atuação em todo o Brasil e uma carteira com mais de 2 mil parceiros ativos. O feedback que temos recebido do CloudSolv é muito positivo e constantemente estamos trabalhando para melhorá-lo”, conclui Carla.
Serviço
la.synnex.com
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