book_icon

Município do Espírito Santo renova switches e reduz os chamados para a TI

Ao substituir equipamentos, a prefeitura da Serra, cidade Capixaba, passou a oferecer uma conexão mais rápida e segura aos usuários
A Prefeitura Municipal da Serra, cidade mais populosa do Espírito Santo, enfrentava, até poucos meses atrás, problemas de conectividade em suas sedes administrativas. Os usuários sofriam com lentidão, e a equipe de TI lidava com o gerenciamento da rede e a resolução de problemas manualmente.
Para superar o desafio, o município substituiu os switches antigos por novos produtos da Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise, com apoio da ISH Tecnologia, parceira Platinum da Aruba responsável pelo projeto. Segundo Robson Limaverde, subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura da Serra, os chamados para a TI relacionados à rede têm caído drasticamente desde o início do refresh. “A velocidade da conexão não é mais um problema. Hoje temos também uma rede administrativa integrada e estável, mais fácil de gerenciar, visível a partir de uma única tela”, afirma Limaverde. “Superou a nossa expectativa”.
Rede administrativa integrada e estável, mais fácil de gerenciar, visível a partir de uma única tela
Além dos switches, a prefeitura conta com o Aruba AirWave, plataforma que permite a gestão unificada e automatizada da rede, e com o ClearPass, ferramenta que amplia a segurança por meio da segmentação dos usuários de acordo com perfis pré-definidos. Em pleno funcionamento em quatro secretarias e em processo de implementação nas demais, o ClearPass será essencial para a adequação da administração municipal à Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD.
“A Prefeitura da Serra precisava de uma rede mais robusta, pois os switches em uso não atendiam mais à demanda. Os produtos da Aruba resultaram em alta performance com custo acessível, e prepararam a rede para a utilização de novos sistemas de TI”, diz Leandro Surcin, engenheiro de Sistemas da Aruba.
Para Danúbio Alves Marinho, chefe da Divisão de Segurança e Redes do município, os benefícios são claros também para a equipe de suporte, que agora tem mais praticidade para gerir a rede, fazer atualizações, provisionamento de novos switches e monitoramento. “O avanço foi muito grande. O usuário final ganha, e nós também”, avalia.

Aruba

Aruba AirWave

ClearPass

Danúbio Alves Marinho

gestão unificada e automatizada da rede

Leandro Surcin

Robson Limaverde

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento