book_icon

Gestão Ágil de Portfólio é tema da segunda edição do Meta Trends

Série de conteúdo sobre o universo da Transformação Digital nas empresas tem novo encontro que pode ser revisto pelo canal da Meta no Youtube
Gestão Ágil de Portfólio é tema da segunda edição do Meta Trends

O segundo episódio do Meta Trends, que aconteceu na última terça-feira, 15, discutiu a gestão ágil de portfólio e como descomplicar esse processo. O evento contou com a participação de Dian Costa, Head de agilidade da Meta, Carlos Tristacci, líder da área de transformação no Hub Digital da Globo, e Ivan Ferraz, CTO do Grupo Mitre, além da mediação de Antonio Muniz, Gerente de Agilidade e DevOps na SulAmérica. A série de webinários sobre tecnologia e transformação digital promovida pela Meta trouxe nessa edição a discussão sobre casos de sucesso e experiência em Lean Portfolio Management, aplicação do modelo e diferenciais.
Dian Costa, Head de agilidade da Meta, abriu o bate-papo explicando o conceito de Lean portfolio Management e sua importância para o mercado. “Vivemos em constante mudanças, mas com a crise provocada pela pandemia, os empresários tiveram que se reinventar e ser capazes de reagir rapidamente. Por isso, trouxemos para debate o conceito de gestão ágil, que busca decentralizar a tomada de decisão tornando o processo mais colaborativo por meio da troca de conhecimento entre as áreas, alinhando estratégia e execução, com foco na qualidade e em agregar valor ao cliente”.
Para o CTO do Grupo Mitre, Ivan Ferraz, a questão de portfólio Lean está ligada a capacidade da empresa em se adaptar as mudanças. “No contexto da pandemia, por exemplo, quem mantinha o processo de portfólio tradicional teve grande dificuldade, pois trata-se de um sistema moroso e burocrático. E a grande diferença do portfólio ágil é justamente a adaptabilidade da empresa para entregar valor e não ficar preso em planejamento intermináveis, mas compreender e atender a necessidade dos clientes”, explica.
Segundo Carlos Tristacci, “as empresas precisam mudar sua visão para acompanhar as constantes mudanças, principalmente em períodos críticos. O novo modelo de portfólio prioriza os resultados e não apenas a entrega de projetos, o objetivo é passar a oferecer produtos que geram valor e melhoram a experiência do usuário, por meio de uma estratégia conectada com toda a organização e revista periodicamente”.
Para contextualizar, o executivo apresentou como a gestão ágil é aplicada dentro da Rede Globo, onde trabalha atualmente. “Na Globo nós temos um escritório de gestão de valor. Sendo assim, é realizado um plano de curto, médio e longo prazo em que acompanhamos de perto e realizamos as atualizações até alcançarmos o benefício esperado. E os indicadores desse sucesso são aumento da base de assinantes, crescimento da receita, e principalmente a satisfação e engajamento dos clientes”.
O Head de agilidade da Meta, Dian Costa, destacou os desafios para quem está iniciando na área e a importância da comunicação para a implantação do sistema Lean Portfolio Management. “A comunicação é o fator chave no projeto de transformação da gestão dentro da organização. Quando apresento argumentos e detalho a importância de compreender as mudanças ocorridas no mercado desperto o interesse dos gestores. Desta forma, a receptividade do time é bem maior e passam a se inteirar no processo para geração de valor”.
“Por fim, além de uma boa comunicação, as empresas precisam investir no principal ativo que são as pessoas dentro da organização, por meio da capacitação profissional e engajamento. A fim de que a equipe obtenha as competências requeridas, estejam aptas para conduzir de forma correta o processo e tragam bons resultados para os negócios”, destacou Ivan Ferraz, CTO do Grupo Mitre.
 

Antonio Muniz

Carlos Tristacci

Dian Costa

Gestão Ágil de portfólio

Ivan Ferraz

Meta Trends

Transformação Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento