A Hyundai Motor e a SoftBank anunciaram nesta sexta-feira (11/12) que chegaram a um acordo financeiro para que a empresa coreana assuma o controle de 80% da fabricante de robôs móveis Boston Dynamics, empresa avaliada em US$ 1,1 bilhão e que nasceu como uma divisão de robótica do Google, sendo vendida em 2017 para a japonesa SoftBank, que manterá a participação dos 20% restantes. Os termos do acordo não foram detalhados e a transação está sujeita a aprovações regulatórias, devendo ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2021.
Segundo informações, a aquisição marcará um passo importante para a Hyundai em direção à sua transformação estratégica em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. Para impulsionar essa transformação, a fabricante coreana tem investido no desenvolvimento de tecnologias futuras, incluindo áreas como tecnologia de direção autônoma, conectividade, veículos ecologicamente corretos, fábricas inteligentes, materiais avançados, Inteligência Artificial (IA) e robôs.
A robótica avançada oferece oportunidades de rápido crescimento, com potencial para impactar positivamente a sociedade de várias maneiras. A Boston Dynamics é um das principais desenvolvedoras de robôs móveis ágeis do mercado internacional e o negócio deve alavancar a atuação de ambas as companhias nos setores de manufatura, logística, construção e automação. “Estamos muito satisfeitos por ter a Boston Dynamics, líder mundial em robôs móveis, se juntando à equipe Hyundai. Esta transação unirá as capacidades de ambas as empresas para liderar a inovação em mobilidade futura”, afirmou Euisun Chung, presidente da Hyundai Motor Group. “Também contribuiremos com a sociedade melhorando sua segurança, proteção e saúde pública em meio às tendências globais de envelhecimento da sociedade e transformação digital”, completou.
“Os negócios comerciais da Boston Dynamics cresceram rapidamente, pois trouxemos ao mercado o primeiro robô que pode automatizar tarefas repetitivas e perigosas em locais de trabalho projetados para mobilidade em nível humano. Nós e a Hyundai compartilhamos uma visão do poder transformacional da mobilidade e olhamos para o futuro para trabalharmos juntos para acelerar nossos planos para capacitar o mundo com automação de ponta e continuar a resolver os desafios de robótica mais difíceis do mundo para nossos clientes”, disse Robert Playter, CEO da fabricante de robôs.
A Boston Dynamics produz robôs com mobilidade, destreza e inteligência avançadas, permitindo a automação em ambientes difíceis, perigosos ou não estruturados. A empresa lançou as vendas de seu primeiro robô comercial, chamado Spot, em junho de 2020 e, desde então, vendeu centenas de robôs em uma variedade de indústrias, como concessionárias de energia, construção, manufatura, petróleo e gás e mineração. A empresa planeja expandir a linha de produtos Spot no início do próximo ano com uma versão corporativa do robô com maiores níveis de autonomia e recursos de inspeção remota, e o lançamento de um braço robótico, que será um avanço na manipulação móvel.
Serviço
www.bostondynamics.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo