book_icon

Substituindo planilhas: saiba como a tecnologia pode agilizar as operações

A utilização de sistemas manuais pode comprometer a eficiência de procedimentos decisivos que visam conquistar resultados satisfatórios.

Discutir o impacto da Transformação Digital é uma tarefa complexa, considerando, principalmente, a quantidade de variáveis ligadas ao tema e à própria transição de uma cultura corporativa pouco habituada com a inovação no cotidiano operacional. Tão importante quanto destacar a relevância da tecnologia para a perspectiva estratégica das empresas, é compreender a realidade de um país em que uma parcela grande das organizações encontra certo tipo de resistência para deixar de lado as planilhas.

Existem ferramentas de automação capazes de aprimorar a estrutura de setores determinantes para a produtividade dos profissionais. Nesse sentido, ter a iniciativa de buscar opções alinhadas com o avanço tecnológico demonstra uma preocupação por parte das figuras de lideranças, principais quando pensamos nos responsáveis pela tomada de decisões.

Sua empresa está preparada?
Geralmente, a tecnologia encabeça o debate acerca de organizações que visam inovar e potencializar a eficácia de seus procedimentos internos. O que não deixa de ser algo positivo, afinal, é essencial que cada vez mais setores corporativos ousem deixar o lugar comum em prol de soluções que priorizam o fator humano no campo interno e externo – envolvendo, por exemplo, os clientes.

Aquela ideia de que os recursos tecnológicos funcionam como um contraponto ao protagonismo das pessoas precisa ser repensada. Informações são lançadas a todo instante e é muito fácil cair no senso comum ao invés de se aprofundar no assunto. Por isso a importância de se apoiar em uma proposta de conscientização clara e objetiva, que procure indicar alternativas viáveis de se aderir à inovação, sem qualquer aplicação de juízo de valor.

Para tanto, é preciso repensar o modo de conduzir a inovação, contando não apenas com a tecnologia como fator determinante que resulte em ganhos; é necessário, sobretudo, fazer com que os envolvidos nessa mudança operacional se sintam incluídos e capacitados. Esperar que a digitalização dos processos resolva todos os problemas da empresa sem a participação dos colaboradores pode ser um erro crítico por parte do gestor. Como citado anteriormente, é missão do líder assegurar que ocorra uma sinergia entre as partes, democratizando o acesso aos insumos produzidos pela ferramenta implementada.

Com a área de TI preparada para integrar e explorar os dados disponíveis, fica ao alcance da companhia sustentar uma cultura orientada à inteligência analítica, oferecendo insights valiosos para a construção do planejamento estratégico em diversas frentes. Sistemas de trabalho focados no uso de planilhas reduzem a rotina do profissional a uma estagnação prejudicial para a produtividade e o engajamento dos times. A atualização diária de documentações por meio desse modelo de organização pode ser uma atividade maçante e não favorece o desempenho dos funcionários, indicando motivos válidos para que uma mudança seja instituída.

Digitalização aponta para um futuro promissor
O salto na precisão e agilidade dos procedimentos conduzidos são exemplos importantes de como a tecnologia eleva o patamar operacional das organizações. Atividades repetitivas, que normalmente exigiriam um esforço desnecessário por parte dos profissionais, ficarão a cargo de plataformas digitais, economizando tempo hábil para que as equipes cumpram uma função muito mais estratégica e subjetiva.

Por fim, destaco que a velocidade, elemento marcante e diretamente conectado à tecnologia, é apenas uma das várias consequências favoráveis da implementação tecnológica. Ao contrário das planilhas convencionais, processos automatizados reúnem os dados em um ambiente digital seguro e de abordagem simplificada, proporcionando contribuições numerosas para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Por Luiz Bono, CTO na Receiv

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.