book_icon

Lenovo engaja funcionários em ações virtuais no mês dedicado ao trabalho voluntário

Apesar das limitações por conta da pandemia, 250 funcionários encontraram meios criativos para trazer conforto a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência
Lenovo engaja funcionários em ações virtuais no mês dedicado ao trabalho voluntário

No último mês de outubro, a Lenovo, empresa que atua no fornecimento de tecnologia inteligente, promoveu o Global Month of Service (GMOS), período do ano em que a companhia, com apoio global de seu braço de filantropia, a Lenovo Foundation , convida seus funcionários de todo o mundo a se engajarem em trabalhos voluntários em favor de suas comunidades locais para incentivar o “Love On”. A iniciativa, que começou em 2018 como uma semana de voluntariado, vem crescendo desde então e este ano ampliou o período para um mês. Para definir as ações, líderes voluntários identificam organizações com as quais desejam trabalhar e estabelecem um projeto com a possibilidade de envolver outros funcionários no trabalho voluntário.
Em 2020, a pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios no planejamento do GMOS, uma vez que a maioria dos funcionários da Lenovo estão trabalhando em regime de home office para manter o isolamento social e, geralmente, as ações de voluntariado incluem contato presencial com os beneficiários.
“Quando iniciamos o planejamento do Global Month of Service, nos preocupamos sobre como engajar os funcionários e como atingir as instituições escolhidas. Felizmente, a vontade de ajudar foi maior e os colaboradores encontraram meios criativos para fazer a diferença”, conta Alice Damasceno, Head de Filantropia da Lenovo América Latina.
Para Fabrício Novo, gerente sênior de tecnologia da informação e membro do comitê solidário da Lenovo, apesar do novo cenário, as dificuldades do isolamento não diminuíram a vontade de ajudar o próximo. “Foi um desafio sair do modelo tradicional de voluntariado, em que demonstramos nosso afeto com abraços e ações que exigem presença física, mas colocamos todo nosso amor e dedicação em cada palavra, olhar e gesto pelos meios virtuais”, relata.
Fabricio liderou um grupo de 27 funcionários que contribuíram com a Associação Beneficente ABID, de Indaiatuba/SP, instituição que busca garantir a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes em situação de risco social. Dentre as mais de 228 horas de trabalho voluntário para a instituição, os funcionários da Lenovo criaram conteúdos digitais com vídeos sobre conscientização ambiental, como se comunicar com deficientes auditivos sem dominar Libras, diversas oficinas on-line e ainda gravaram um videoclipe para as crianças com uma música composta pelos próprios voluntários.
Segundo Gabriela Silva, Analista de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Lenovo que também contribuiu com a ABID, embora tenha enfrentado dificuldades em encontrar uma maneira criativa de trazer conteúdo digital relevante, a sensação de voluntariar, mesmo de longe, é recompensadora. “Foi muito gratificante ajudar, mesmo à distância. Pude refletir bastante depois da experiência e criar esse tipo de conexão muda nossa visão em vários aspectos de nossa vida”, diz Gabriela, que participa do mês de voluntariado pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com Brenda Palma, secretária executiva da Lenovo na capital paulista, independentemente do formato o serviço voluntário traz benefícios também a quem doa seu tempo para fazer o bem. “Para mim, o maior benefício do voluntariado é a troca de conhecimento. É a oportunidade de visitar um mundo que não é o seu, de viajar na história do outro e ver o mundo por outros olhos”, afirma.
Brenda foi uma das líderes de um grupo de 93 voluntários que desenvolveram projetos de criação de áudio e vídeo books para entretenimento de adolescentes e jovens com deficiência intelectual, auditiva e física atendidos pela ONG Caminhando e de 73 funcionários com projetos semelhantes para o Lar Abrigo Saint German, que recebe crianças e adolescentes vítimas de abandono, maus tratos e orfandade. Ela participa do Global Month of Service desde a primeira edição, há três anos, e garante que participará dos próximos enquanto continuar na empresa.
No Brasil, a Lenovo engajou 250 funcionários que dedicaram 1200 horas de trabalho voluntário para impactar 395 pessoas de maneira direta num total de cinco instituições apoiadas (Associação Beneficente ABID, Esperança sem Limites: Casa dos Meninos, Lar dos Velhos Flamínio Mauricio, Instituto Caminhando e Lar Abrigo Saint Germain) em três cidades diferentes do estado de São Paulo: Indaiatuba, Jaguariúna e São Paulo. Entre as ações estão gravação de áudio e vídeo books, contação de histórias, gravação de músicas e videoclipes, diversas oficinas e lives, que beneficiaram crianças em situação de abrigo e aguardando adoção, pessoas com deficiências, jovens se preparando para entrada no mercado do trabalho e idosos.
Alice Damasceno destacou o empenho dos voluntários e vontade de levar conforto a quem mais precisa. “Mesmo com todos os obstáculos o trabalho em equipe ficou evidente: pudemos ver colegas apoiando colegas, compartilhando conhecimento para criar e editar vídeos, formar banda e até compor uma música. Um exemplo do senso de equipe para levar carinho e atenção ao próximo”, afirma a Head de filantropia da Lenovo.
Lenovo no combate à Covid-19
Além do serviço voluntário, a filantropia da Lenovo vem trabalhando com parceiros e comunidades para conectar populações desfavorecidas com acesso à tecnologia e educação e instituições de saúde desde o início da pandemia. No Brasil, a companhia doou mais de R﹩ 300 mil em equipamentos de tecnologia para hospitais e organizações de saúde. Além dos 20 desktops e 20 monitores para a APM da EA-FEUSP, foram doados também cerca de 70 dispositivos, entre desktops e notebooks, para instituições como o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências do Estado de São Paulo – GRAU, a ONG Serendipidade, o Hospital de M’Boi Mirim, localizado na zona sul de São Paulo, e outros hospitais envolvidos no combate à Covid-19.
Serviço
www.LenovoFoundation.com
www.lenovo.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.