book_icon

Chromebooks e tablets impulsionam vendas globais

Pesquisa da Canalys mostra um crescimento de 23% nas vendas de PCs no terceiro trimestre, totalizando 124,5 milhões de unidades
Chromebooks e tablets impulsionam vendas globais

tabletsAs vendas totais de computadores pessoais (PC) no mundo, incluindo tablets e Chromebooks, bateram recorde no terceiro trimestre. De acordo com a empresa de análise de mercado Canalys, foram vendidos no período 124,5 milhões de unidades, um aumento de 23% em comparação ao ano anterior. Os Chromebooks foram a categoria com melhor desempenho, com vendas de 9,4 milhões de unidades, um crescimento de 122%. Os tablets e notebooks, juntos, cresceram 88% e foram a segunda categoria de melhor desempenho. Já os desktops tiveram queda de 32%.
No início deste mês, a Lenovo anunciou uma receita recorde no trimestre passado. A pesquisa da Canalys justifica o bom desempenho: a empresa liderou o mercado global com 23,5 milhões de tablets, notebooks e desktops vendidos no período. Em seguida aparecem a Apple com 22,1 milhões de Macs e iPads, HP, Dell e Samsung, completando o Top 5 dos fabricantes.

As escolas recorreram aos Chromebooks para fornecer uma solução relativamente econômica e fácil de gerenciar para garantir uma interrupção mínima ao longo do ano letivo  

O mercado mundial de tablets registrou forte crescimento no terceiro trimestre de 2020, com vendas de 44,3 milhões de unidades, um aumento de 43% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, as vendas de Chromebooks bateram recorde de 9,4 milhões de unidades, crescendo 122% em relação ao ano anterior. Ambas as categorias vieram à tona no contexto da pandemia de Covid-19, que obrigou as pessoas a ficarem em casa trabalhando ou estudando. Fornecedores e parceiros de canal mudaram o foco e direcionaram esforços na produção e distribuição de tablets e Chromebooks para atender a essa crescente demanda, que deve continuar no curto prazo.
Desempenho

Remessas mundiais de tablets ( participação de mercado e crescimento anual )
Canalys PC Market Pulse Q3 2020
Fornecedor (empresa)
Remessas do terceiro trimestre de 2020

Quota de mercado do terceiro trimestre de 2020

Remessas do terceiro trimestre de 2019
Participação de
mercado no terceiro trimestre de 2019

Crescimento anual
Apple 15.233 34,4% 10.364 33,2% 47,0%
Samsung 9.035 20,4% 5.025 16,1% 79,8%
Huawei 5.096 11,5% 3.689 11,8% 38,1%
Amazon 4.993 11,3% 4.630 14,8% 7,9%
Lenovo 4.196 9,1% 2.531 8,1% 58,9%
Outras 5.739 13,4% 4.958 15,9% 19,3%
Total 44.293 100,0% 31.197 100,0% 43,3%
Nota: Remessas de unidades em milhares. As porcentagens podem não somar 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys PC Analysis (sell-in remessas), novembro de 2020

No segmento de tablets, a Apple manteve a liderança com vendas de 15,2 milhões de unidades e crescimento de 47%. A Samsung ficou em segundo lugar com um crescimento impressionante de 80%, quebrando a marca de 9 milhões de unidades comercializadas pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2015. A Huawei construiu sua forte posição na China e na Europa, com crescimento de 38% para garantir o terceiro lugar, com vendas de 5,1 milhões de unidades. Amazon e Lenovo completaram os cinco principais fornecedores, com crescimento de 8% e 59%, respectivamente.
“Os tablets ressuscitaram, pois fornecem o equilíbrio perfeito de mobilidade e poder computacional em uma ampla gama de escala de preços durante um momento tão crucial”, disse Victoria Li, analista da Canalys. O mercado de tablets estava em queda livre desde 2015, sendo os dois trimestres anteriores os únicos de crescimento nos últimos cinco anos. “Os tablets são uma escolha natural para usuários iniciantes que querem algo descomplicado e acessível para trabalhar. Os sistemas Android e iOS em tablets facilitam para pais, alunos e educadores que se aventuraram com o aprendizado remoto prolongado pela primeira vez e preferem a facilidade de instalar aplicativos que essas plataformas oferecem”, explicou a analista.
Segundo ela, outro fator que contribuiu foi o papel dos tablets no ritmo acelerado da transformação digital que as grandes e pequenas empresas estão empreendendo. “Os tablets conectados permitem que as empresas implantem endpoints em estágios cruciais em suas jornadas de clientes, ajudando essas empresas a surfar a tempestade. Os tablets se encontrarão no centro de cada Transformação Digital daqui para frente”, afirmou Li.
Segundo a pesquisa, os fornecedores de Chromebooks também viram o crescimento impressionante continuar no terceiro trimestre deste ano. A HP liderou o mercado, mais do que dobrando os volumes de um ano atrás para atingir 3,2 milhões de unidades, com a maioria de suas vendas ocorrendo nos EUA. A Lenovo aumentou enormemente a comercialização de Chromebooks, crescendo mais de 300%, passando a ocupar o segundo lugar no ranking com 1,8 milhão de unidades. Dell, Acer e Asus compõem o restante dos cinco primeiros, com cada um registrando forte crescimento.
“Os Chromebooks emergiram como a peça central da resposta digital do segmento educacional à pandemia”, disse Ishan Dutt, analista da Canalys. “As escolas recorreram aos Chromebooks para fornecer uma solução relativamente econômica e fácil de gerenciar para garantir uma interrupção mínima ao longo do ano letivo. Além disso, esses equipamentos têm desempenhado um papel importante para suprir as necessidades básicas de computação dos consumidores e das pequenas e médias empresas”, comentou o analista. Embora a produção e a distribuição tenham aumentado, o enorme crescimento da demanda fez com que as encomendas não fossem supridas, e a Canalys espera que os altos volumes de vendas continuem até o início de 2021.
Serviço
www.canalys.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.