Em função das quebras de conectividade dos cabos SAT 3 e WACS (West Africa Cable System), o SACS, da Angola Cables, é neste momento o único sistema de fibra óptica submarina ativo e totalmente operacional de Angola, capaz de canalizar e assegurar as comunicações daquele país para o mundo.
Isto realça a importância estratégica e a capacidade operacional do SACS, dado o seu papel na ligação intercontinental de África com as Américas (em combinação com o cabo Monet, que liga Brasil aos Estados Unidos da América) e daí para os principais destinos da Europa, através de capacidade contratada pela Angola Cables em rotas de parceiros.
Desta forma, e apesar da conjuntura, a Angola Cables garante ligações para Europa e Américas via SACS, em benefício das operadoras e clientes angolanos, bem como de múltiplas entidades da Costa Oeste de África.
O SACS entrou oficialmente em operação em Setembro 2018, sendo internacionalmente destacado por ser o primeiro sistema de cabos submarinos do mundo a ligar directamente África e a América do Sul. O SACS é gerido integralmente pela Angola Cables, concebido com uma tecnologia WDM coerente de 100 Gbps, 4 pares de fibra, e capacidade total projectada de 40 Terabytes por segundo, sendo que, a rota Luanda (Angola) e Fortaleza (Brasil) oferece uma latência super baixa de aproximadamente 63 milisegundos.
No ecossistema de telecomunicações a nível global, o SACS representa muito mais do que uma rota inovadora, trazendo consigo a possibilidade de uma mudança de paradigma e mais tráfego nas rotas SUL – SUL, actuando simultaneamente como uma ponte digital capaz de impulsionar as economias de países emergentes a sul do Atlântico.
A Angola Cables é uma multinacional do sector das TIC´s com soluções diferenciadas de conectividade para o segmento wholesale e corporate. Com uma infraestrutura de transporte robusta e rede IP altamente interconectada a Angola Cables providencia acesso aos maiores IXP´s, Operadores Tier 1 e Provedores de conteúdos globais. Através dos sistemas de cabos submarinos SACS, Monet e WACS conectamos as Américas, África e Europa assegurando ligações para a Asia via parceiros. Gerimos o Data Center Tier III AngoNAP Fortaleza (Brasil) e o AngoNAP Luanda (Angola) bem como, o PIX e o Angonix, um dos maiores Internet Exchange Point de África. Providenciamos serviços digitais para múltiplas indústrias e uma oferta customizada em recursos de cloud e gaming.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo