![Benefícios e riscos da tecnologia no varejo](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2017/10/sistema-online-na-gestao-para-varejo-e1546991696792.jpg)
A imensa maioria das empresas varejistas operando no Brasil investiram em alguma tecnologia disruptiva nos últimos dez anos e a maioria (76%) delas registraram aumento da receita por funcionário no mesmo período. Além disso, a maioria (90%) ampliou o número de funcionários, e, destas, 80% apresentam aumento de receita e do número de lojas, evidenciando que a tecnologia empregada está gerando maior eficiência e que este é um setor ainda com grande potencial de crescimento.
Por outro lado, esse desenvolvimento está ampliando também alguns riscos emergentes no setor. A utilização de Big Data para capturar grandes volumes de informações sobre clientes pode levar à sobrecarga da infraestrutura tradicional; o mau funcionamento, as interrupções de sistemas e as violações de segurança podem expor dados sensíveis; com mais visibilidade, essas empresas podem sofrer ataques cibernéticos. Essas são algumas das conclusões da pesquisa Um olhar sobre a transformação digital do varejo brasileiro, conduzida pela KPMG com base em informações coletadas sobre 17 empresas de consumo e varejo com operação no Brasil.
“Os dados relevam que, mesmo com o aumento do número de funcionários, na maioria das empresas pesquisadas, há uma evidente melhora na eficiência. Significa que, na prática, há um movimento consistente de geração de negócios e de crescimento operacional, o que pode se tornar ainda mais robusto com investimentos em novas estratégias e tecnologias”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
O conteúdo também revelou que a maioria (85%) das empresam adotaram o omnichannel a fim de integrar o ambiente virtual e físico. Entre os recursos utilizados estão clique e retire, retire de carro, delivery express, scan & go. Outro dado relevante é que 14 das 17 (82%) empresas analisadas aumentaram o número de lojas físicas ao longo dos 10 anos e apenas uma (5%) diminuiu o número de funcionários.
“Os riscos de reputação também aumentaram devido às mídias sociais e à Internet e há uma pressão crescente para atender às demandas dos clientes. Do ponto de vista de mercado, há ainda os riscos de implementação de novos modelos de negócio e há dificuldades para concorrer com outras empresas que disponibilizam produtos com descontos no e-commerce”, afirma Marcelo de Angelo, sócio de Consultoria em Riscos da KPMG no Brasil.
Serviço
www.kpmg.com.br
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo