book_icon

Digisystem cria área de Data & Risk

O objetivo é levar às corporações análises preditivas a fim de orientá-las na tomada de decisão, além da complementação das etapas da jornada de dados
Digisystem cria área de Data & Risk
A Digisystem, fornecedora brasileira de soluções de negócios baseadas em tecnologias avançadas que ajudam na Transformação Digital, anunciou a criação de uma área de Data e Risk para oferecer às empresas soluções completas de gestão de dados de maneira integrada. O projeto é focado em soluções IBM, alinhadas à jornada e a proteção de dados que incluem processos de Data Lake, Analytics, Business Intelligence, Machine Learning, Deep Learning e Inteligência Artificial. O objetivo é levar às corporações análises preditivas de informações, a fim de orientá-las na tomada de decisão, além da complementação das etapas da jornada de dados.
Criada no início do segundo semestre deste ano, a área já está em operação para auxiliar as empresas na adequação à LGPD, garantir a segurança dos dados e para alavancar os negócios baseados em análise estatística de mercado, utilizando Big Data. De acordo com Wagner Hiendlmayer, diretor-executivo de Data e Risk, combinando o momento e a maturidade do mercado atual com a aliança com a IBM, a Digisystem conseguiu desenvolver uma visão diferenciada da jornada de dados das empresas por meio da nova área.
Foi possível materializar o conceito de Data Risk Management em todas as etapas da jornada de dados, desde a criação de um Data Lake até entrega de insights preditivos com Machine Learning, passando pelos processos de integração e BI
“Somos o único parceiro IBM que oferece soluções para a jornada completa dos dados até a transformação digital. Por meio desta iniciativa, foi possível materializar o conceito de Data Risk Management em todas as etapas da jornada de dados, desde a criação de um data lake, até a entrega de insights preditivos com Machine Learning, passando pelos processos de integração e BI”, afirma.
De acordo com o executivo, a área conta com o princípio de uma gestão estratégica dos dados, que possibilita agregar valor às informações já coletadas e presentes nas organizações, por meio da transformação dos dados relevantes para a tomada de decisão. “Quando analisamos o mercado atual e suas exigências, percebemos o valor da entrega dessas demandas com uma visão estratégica ou estatística dos dados que garante a análise de segurança necessária para que este dado esteja corretamente armazenado, seguro e confiável”, explica.
Segundo Hiendlmayer, a inovação não está apenas nas soluções, mas também nos métodos aplicados no processamento dessas informações. “O mercado precisa enfrentar e se adequar a duas grandes mudanças, uma regulatória que é a LGPD, e outra cultural, que são os impactos de consumo relacionados à pandemia. Em ambos os casos, será por meio desta inovação que as empresas irão identificar os novos diferenciais competitivos”, aponta.
O diretor-executivo enfatiza que a Digisystem possui uma sólida parceria com o escritório Machado Nunes, especializado na legislação da LGPD, para oferecer às empresas planos de ação completos, que analisam três pilares: tecnologia, processos e legal. “O mercado está pressionado por questões regulatórias. O processamento dessas informações, por meio de modelos preditivos, com uso de IA, pode trazer as respostas necessárias de como as companhias devem se reinventar para oferecer diferenciais aos clientes em todos os segmentos”, afirma.
Capital humano
A empresa afirma que seu time da área de Data e Risk é formado por analistas de processo, analistas de negócio, engenheiros, cientistas de dados e analistas de segurança da informação. “Uma característica importante dos projetos da nova área é que possuímos profissionais híbridos e com capacidades multidisciplinares. Isto nos permite utilizar estes mesmos recursos em outras áreas de negócio da empresa. Houve uma importante movimentação na estrutura da Digisystem para concretizar essa nova área de negócio para viabilizar a contratação de times altamente especializados”, conta Hiendlmayer.
O executivo destaca que, por conta do DNA desta área ser a jornada de dados, os clientes caracterizam-se por serem empresas de médio e grande porte, com volumes consideráveis de informações a serem processadas e protegidas. “Embora cada projeto conte com características únicas, a replicação dos modelos aplicados nos diferentes segmentos é uma expectativa dessa nova área”. Em 2020, a companhia concentrou e reduziu suas áreas de negócio e contou com expectativas positivas para cada área de negócio. “Entendemos ser absolutamente relevante o sucesso desta nova unidade de negócios, não apenas em termos de faturamento, como também pela diversificação do portfólio da companhia”, finaliza.

A Digisystem é uma empresa 100% brasileira, com 30 anos de experiência e unidades de negócios focadas nas tecnologias mais avançadas, capaz de entender as necessidades dos clientes e propor soluções de negócios end-to-end desde a consultoria, planejamento, processos, implementação e sustentação, para ser o melhor parceiro na jornada da transformação digital. A companhia possui relação próxima e de confiança com os principais provedores/fabricantes de tecnologia, com parcerias estratégicas com IBM, UiPath, Philips, Microsoft, Oracle,  WMWare, Symantec, Veritas, CommVault.
A integradora conta com mais de mil profissionais que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atende mais de 300 clientes dos segmentos de educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo.

Serviço
www.digisystem.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.