book_icon

Nokia e Americanet fazem testes de rede 5G

Nokia e Americanet fazem testes de rede 5G

A Nokia, em parceria com a Americanet, anunciou a ativação da rede experimental de 5G em Pindamonhangaba, município localizado no interior de São Paulo. Por meio de casos de uso reais, foram apresentadas as vantagens do 5G nos serviços de ultrabanda larga sem-fio e as aplicações em Indústria 4.0, Turismo, Segurança e Educação. As empresas obtiveram junto à Anatel a licença em caráter de teste e pesquisa para as experimentações na cidade, utilizando as faixas de 700MHz, 3,5 e 26 GHz (milimeter wave).
Durante os testes que precederam à demonstração de hoje, Nokia e Americanet alcançaram as velocidades mais rápidas em 5G da América Latina. Com uma velocidade sustentada de 3.9 Gbps e picos de mais de 4.14 Gbps, as velocidades recordes alcançadas demonstram o potencial do 5G para conduzir novos aplicativos de alta velocidade para empresas e usuários na região. Com esse marco, a Nokia reafirma seu compromisso em implantar redes de alta qualidade por todo o planeta.

Na demonstração, a Nokia apresentou sua solução E2E, incluindo terminais de usuários Fast Mile, estações macro e small cells para cobrir, respectivamente, ambientes externos e internos  

Na demonstração, a Nokia apresentou sua solução E2E, incluindo terminais de usuários Fast Mile, estações macro e small cells para cobrir, respectivamente, ambientes externos e internos. Os benefícios dessa tecnologia impulsionarão a Transformação Digital das empresas e a universalização do acesso à banda larga em regiões fora dos grandes centros urbanos. Alem dos testes em 3,5 GHz, a Nokia realizou demonstrações também das soluções em ondas milimétricas mmW (Millimeter Wave) em 26 GHz. Essa tecnologia melhorará a experiência do cliente, possibilitando que os usuários atinjam velocidades mais altas de conexão e latências mais baixas.
Durante a apresentação, o público conferiu as aplicações conectadas à nova tecnologia, tendo a oportunidade de entender os casos de uso do 5G e como será possível abordar novos mercados e melhorar as receitas de Indústria, Turismo, Segurança e Educação.
As demonstrações voltadas para empresas tiveram parceiros como o SENAI – Open Lab na Indústria 4.0, exibindo a Conectividade de Rede Privada Nokia (NDAC) para processos de manufatura, utilizando-se de veículos autônomos e robôs conectados e controlados pela solução de automação NDAC; a Universidade Federal de Campina Grande e seu Laboratório Virtus, com orquestração de vídeo e inferência automática processados pela aplicação da borda da rede, o que possibilita gerenciar vários vídeos em alta definição e em tempo real gerados por diferentes câmeras (drone, carro, etc.); a Neo Vision, com o serviço de inspeção industrial com drones que, com o 5G, terão vídeos de alta definição capturados pelo drone em tempo real – um grande avanço para o serviços de Video Survailance. Também apoiam esta ação Motorola, ASKEY, MyBusiness, KeySight Technologies e Ookla Speedtest.
Já as aplicações para o consumidor final foram o 5G Edge Cloud Gaming, que traz uma perspectiva diferente de como fornecer jogos de alta qualidade sobre um computador pessoal regular, e a Casa Conectada (5G Fast Mile Residencial Gateway​), que oferece acessos de banda larga para residências e pequenas empresas (SOHO) com aplicativos que ampliam os acessos sem fio fixos (FWA).
Lincoln Oliveira, CEO da Americanet explica que: “A evolução na qualidade das tecnologias de comunicação exige, cada vez mais, esforços meticulosos para democratizar e integrar os usuários de diferentes locais. A ideia desse encontro é oferecer experiências relacionadas à inovação e competitividade da Americanet, e a demonstração do 5G vai ao encontro dessa estratégia. As pessoas poderão conhecer o potencial da nova tecnologia e enxergar a capacidade que as PPPs podem agregar para democratizar o seu acesso em todo o País.’’
Luiz Tonisi, Head da Nokia Brasil comenta que: “Com a ativação dos testes de 5G fim a fim em Pindamonhangaba, a Nokia reitera seu compromisso com o desenvolvimento do ecossistema de serviços no Brasil. É importante que todas as empresas participem ativamente das discussões e se capacitem no potencial de 5G, para promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócio que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento, fora dos grandes centros urbanos. A parceria com a Americanet vem para demonstrar o potencial de 5G como uma plataforma de novos serviços digitais, com oportunidades no futuro bem próximo”.
Criamos a tecnologia para conectar o mundo. A Nokia oferece um portfólio abrangente de equipamentos de rede, software, serviços e oportunidades de licenciamento em todo o mundo. Com nosso compromisso com a inovação, impulsionado pelo premiado Nokia Bell Labs, somos líderes no desenvolvimento e implantação de redes 5G.
Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.